Uninter – 1

Produtividade vai muito além de números

Por Day Rodrigues

Foto: Divulgação

Foto: Otávio Pessanha

 

 

Tempo e dinheiro nunca fez tanto sentido pra mim. E pra você???

Quem nunca :

– Não responde e-mail faz um mês

– Fica até 23h no escritório e amanhã o dia é longo

–  Minha lista de tarefas dá cria

– Seus compromissos são sempre com alguém e nunca com você

– Seus filhos fazem parte da sua agenda

Bom , Parece brincadeira ler isso, e pensar: ” O óbvio precisa ser dito”, acreditar que somos auto-suficientes e que não podemos nunca deixar pra depois, é a única certeza que temos quando nossas agendas sobrecarregam de urgências. Mas a pergunta é ? O que de verdade é importante ou urgente em nosso dia a dia? Perdemos nosso tempo respondendo email, WhatsApp , com redes sociais, e no final do dia a nossa produtividade foi extremamente dentro de nada que deveríamos ter terminado naquele dia .

Eu não sei se você sabe , mas estudos comprovam que só 39% do nosso dia é empreendido  com o que realmente precisamos fazer e entregar. Todos os outros 61% são gastos com urgências e circunstâncias que não produzem ou representam evoluir. Sim , é a mais absoluta verdade , as circunstâncias são tão cotidianas , que as colocamos em estado de importância, quando na verdade elas são sabotaras da nossa produtividade. Quer um exemplo : De zero a 10 , quanto tempo você leva na sua rede social? Pensou aí? Ok. Ela é pra trabalho? Então tá. Qual o resultado que ela traz para o seu crescimento em percentual ? 30%, 40%. Pois bem. Acredito piamente que todos nós podemos fazer um Detox de prioridades e escalar por importância o que realmente pode ser relevante para nossos objetivos pessoais e profissionais.

Eu sempre digo que: A busca pela prioridade está sempre num vale perdido quando não sabemos exatamente o que estamos buscando e, principalmente, quando sabemos e não saimos do lugar. Essa sim é uma busca sem fim.

Você sabia?

Produção não é produtividade. Produção = Quantidade e Produtividade = Qualidade.

Produtividade é a expressão de eficiência de qualquer negócio.

Comece pelo que é mais impactante, difícil ou chato, e as próximas  tarefas serão deliciosas conclusões de dever cumprido.

Quero deixar aqui 5 dicas para tornar sua produtividade melhor. Funciona muito comigo. E quando a dica é boa a gente compartilha né? Então bora lá:

1- Controlar o tempo é chato, mas perder dinheiro é pior ainda, então comece pelas tarefas mais chatas, assim você ainda está com pique para as mais fáceis e agradáveis.

2- Se você não for malabarista, pare de equilibrar os pratos. O urgente não pode tomar o espaço do importante.

3-  Gestao de tempo = Planejar e terminar a mesma tarefa. Mas esse método  a seguir ajuda muito: Use uma agenda ou planilha e escreva: início / meio / fim. Coloque cada tarefa do dia em seu lugar já alcançado. Dessa forma, vai saber no final do dia o que não foi finalizado. Então, planeje o seu dia e dê prioridade.

4 – Use software como opções de agenda : evernorte, google calendar , bloco de notas do celular, trello. Essas são algumas ferramentas que você tem 0800 disponíveis para ajuda desse passo de planejamento.

5 – Faça. Todo mundo tem vontade de desistir, mas bem já disse sua mãe:  Você não é todo mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *