Ana Alarcon – Topo

Feira Integrada de São Gonçalo promove cultura e novos talentos

Por Altamir Lopes

 

Cultura

Centro Cultural Joaquim Lavoura será o palco da FISG – 2019      Foto: Divulgação

Cultura viva com uma rica Integração de talentos variados. É isso e muito mais que a FISG – Feira Integrada de São Gonçalo –  promete oferecer. Será realizada nos dias 8 e 9 de novembro de 2019, das 9h as 20h,  e é organizada por um comitê de pessoas representantes da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo,  Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Fundação de Artes de São Gonçalo, Secretaria Estadual de Educação, Rede Privada de Ensino e a Sociedade Civil. Equipe engajada preparando um evento mais do que especial para a cultura Gonçalense. A FISG, com entrada gratuita, também terá venda e lançamentos de livros. Ocorrerá no Centro Cultural Joaquim Lavoura, que fica na Avenida Presidente Kennedy, nº 721, Estrela do Norte.

O comitê informa que muitos artistas de São Gonçalo, protagonistas da cultura e resilientes na busca do reconhecimento participarão ativamente da FISG. São mais de 100 pessoas inscritas, entre eles: cantores, contadores de história, palestrantes e autores do município de São Gonçalo. Ainda está previsto apresentações de teatro e sarau com poetas e trovadores. Mais de 20 artistas plásticos  também prestigiarão o evento que ainda vai contar com barraquinhas de comidas e artesanatos que já são conhecidas pela comunidade.

Três personalidades de São Gonçalo serão homenageados

No dia 8, o professor Helter Barcelos, escritor e poeta será um dos homenageados na FISG, No mesmo dia, o autor do hino de São Gonçalo Geraldo Lemos também receberá homenagem especial. No dia 9, será a vez do músico,escritor e cantor gonçalense  Altay Veloso receber uma homenagem no evento. As presenças de todos estão confirmadas.

 Apresentações variadas e de alta qualidade

Muita música  com os nossos melhores cantores do município, entre eles Victor Cupertino,  com sua música  “Quando te Encontrei”. Também se apresentarão as cantoras Mayla, Rothyer, Nilze Benedicto e muitos outros talentos espetaculares. Cultura em melodia e vozes maravilhosas!

Vários dos melhores escritores gonçalenses estarão presentes como o cordelista Zé Salvador, Erick Bernardes, Ângela Moreira, Alessandra Honorata além dos acadêmicos Jordão Pablo de Pão e Sol de Paula entre muitos outros autores de peso em nosso município. Eles estarão vendendo e fazendo lançamento de suas obras literárias. Mais uma vez, cultura que se escreve e que se lê nas linhas dos nossos mais talentosos escritores.

Nossos artistas plásticos também estarão presentes e apresentando suas belíssimas obras. Haverá inclusive, um desenhista fazendo caricaturas dos visitantes e dando dicas de desenho básico para crianças. É Arte e cultura que se manifesta nas linhas, nas tintas, nas cores e nos traços.

Nas atividades realizadas na Loninha e durante o Sarau, o microfone ficará aberto aos autores e poetas, mesmo que não estejam inscritos oficialmente no evento, para que mostrem seus trabalhos. É a democratização da cultura e o espaço aberto para o talento dos visitantes da FISG. Como os próprios organizadores citaram “São Gonçalo é celeiro de pessoas habilidosas, cheias de talento. Será um encontro de grandes artistas e mais uma oportunidade de serem vistos e admirados.”

E não termina por aqui. Durante a Feira Integrada, serão realizadas palestras sobre literatura, educação, patrimônio de São Gonçalo, Folia de Reis, combate a pedofilia, afrocentricidade, cordel, crônicas, apresentações de danças, orquestra, coral, exposições de fotografias, quadrinhos, mostra de trabalhos de estudantes, saraus, chá literário…uau! É cultura pra todos os lados e todos os gostos.

Diversão e emoção garantida também na contação de histórias,  com Cristiano Lopes, Tia Meire, Tia Dayse, entre outros contadores de história cheios de talento. Cultura que toca o coração.

A  expectativa dos organizadores do evento é que um bom número de pessoas visitarão a FISG em função da quantidade, variedade e qualidade de atividades nesses dois dias e ainda mais com a participação e apoio de nossas redes Municipais, Estaduais e Privada. Conforme ja citado no início, o comitê organizador, informa que a entrada do evento é gratuita. Haverá lançamentos diversos e também ocorrerá vendas de livros, obras artísticas, artesanatos e comidas típicas.

“Nossos artistas merecem e precisam de espaços como esse que foi criado. Merecem, pela grandeza que todos eles tem, e precisam, pela necessidade de criarmos muitos outros movimentos culturais como esse e outros que já vem sendo implantado em pequenos grupos e movimentos culturais em nossa cidade. Aplausos a cultura gonçalense”,  cita uma das integrantes do comitê organizador, Ligia Helena Carvalho.

Cultura que transforma: Presença do Escritor Leo Motta

A FISG também deu espaço a inclusão social de várias maneiras. Uma delas foi pelos assuntos que serão abordados nas palestras e outra foi pela participação de um ex-morador de rua que também marca o evento tratando de sua emocionante história. Presença confirmadíssima, Leo Motta (38 anos, Casado, nascido no Rio de janeiro e pais de 5 filhos) ex morador de rua, escritor e palestrante estará apresentando o seu livro “Há vida depois das marquises” ( já foram vendidos 3200 exemplares). Ele tem palestrado em vários Estados do Brasil com temas relacionados a dependência química e superação.

leo mota canv

Leo Motta: Superação e força presentes na FISG   Foto: Divulgação

“Estou muito feliz em participar da FISG e minha expectativa são as melhores”, comentou Leo ao falar de sua participação. Ele já palestrou na comissão de políticas sobre drogas da OAB Rio de janeiro  e no Congresso Brasileiro sobre dependência química , organizado pela ABEAD. Foi também destaque na Bienal internacional do livro como o primeiro ex-morador de rua a palestrar e autografar livro em todas as edições da Bienal internacional. Leo confirmou sua presença durante os dois dias do evento. Imperdível.

 

banner pessoal

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *