Uninter – 1

Diário da Poesia faz sucesso no FLISGO/2019 e dá aula de dedicação e amor à Arte

Por Altamir Lopes

Design sem nome (5)

Da esquerda para a direita: Renato Cardoso, Erick Bernardes, J. Sobrinho e Zé Salvador. Quatro entre os vários nomes de sucesso, representatividade e Talento no grupo do Diário da Poesia.                          Foto: Divulgação

Entre os dias 11 e 14 de outubro, São Gonçalo viu acontecer o 1º Festival Literário (FLISGO) no centro da cidade e dentre os vários e valorosos artistas, escritores, poetas e pessoas engajadas nas causas socioculturais, um grupo em especial, apresentou-se brilhantemente: O Grupo Diário da Poesia.

Idealizado e Coordenado pelo Professor e Poeta Renato Cardoso, o grupo formado por artistas cheios de talento, fizeram 44 apresentações repletas de conteúdo, reflexão e beleza. Poetas declamando, cantores e músicos agitando o público, e companhias de dança e teatro emocionando a todos, tornaram as 2 horas de apresentações inesquecíveis.

Alguns dos momentos especiais do Grupo Diário da Poesia. Público encantado com as belíssimas apresentações.         Foto: Francisco Rodrigues

Renato Cardoso afirmou: “Participar do FLISGO  – para nós do Diário da Poesia – foi uma oportunidade única, especialmente pelos contatos feitos, visibilidade da marca, do enriquecimento do projeto e valorização dos dedicados artistas que se empenham nas atividades do grupo.

Conversei com alguns dos demais participantes do grupo Diário da Poesia e notem as suas expressões:

A poetisa Mariângela Tavares disse, muito feliz, que O Diário da Poesia no FLISGO foi impecável. Não somente pela diversidade artística apresentada, mas também pela boa impressão causada ao público que lá estava.Gostei imensamente de ter participado.

Erick Bernardes, um dos autores de destaque do grupo disse, entusiasmado: “creio que o sarau do Diário da Poesia, justamente no primeiro dia do FLISGO, revelou um interesse por parte do público que surpreendeu muita gente. Estavam lá pessoas de diversos estratos sociais, e isso chamou atenção: público  diverso mas com um interesse afinado em relação à arte. Estão todos de parabéns, tanto os artistas que se apresentaram, quanto o público que prestigiou.”Ele ainda destacou que acredita que o evento supriu uma lacuna onde se faltava um lugar pra concentrar a produção da cultura gonçalense.

José Jerônimo Sobrinho, o J. Sobrinho, um dos nomes mais respeitados da comunicação e consolidado radialista, também é um dos fundadores do grupo Diário da Poesia e disse que “participar da FLISGO por parte do grupo consolida o projeto ainda mais.”  Com a experiência e inteligência de quem há anos acompanha o cenário do município, J. Sobrinho diz que está “otimista com o descobrimento de valores artísticos descobertos”.  Ele mesmo, artista e entusiasta engajado nas causas culturais, é extremamente empenhado em apoiar novos talentos.

Rebeca Carvalho, com 10 anos de idade é a artista mais jovem do grupo e veio pra FLISGO fazer declamações de sua própria composição. Ela diz sentir-se “muito feliz com a oportunidade de espalhar a Arte pelo mundo.” A mamãe, Lígia Carvalho, que expressou toda alegria em ver a filha seguindo os passos semelhantes ao dela e orgulha-se dos vários prêmios que viu a Rebeca conquistar. Por último, a Rebeca disse, de uma forma poética, que o “ato de espalhar a Arte, Cura as pessoas.”

Letícia Carvalho, uma das mais novas integrantes do Grupo, disse quem a motiva  a escrever e declamar na família: o seu avô. O seu professor, o próprio Renato Cardoso, também a estimulava constantemente. A mamãe, Adriana, disse que é gratificante ver a filha amadurecendo e buscando fazer o que gosta.

Design sem nome (6)

Rebeca Carvalho, Leticia Carvalho (ao centro) e Davi Noronha – uma amostra da força jovem do Diário da Poesia. Dedicação e Talento sendo estimulados com disciplina e diversão.                                        Foto: Divulgação.

 

Angela Moreira, engajadíssima e cheia de talento expressou todo o seu contentamento e emoção com suas palavras: “Desde o começo quando veio o desejo de participar da FLISGO eu tinha certeza de que seria um sucesso. E realmente foi o que aconteceu. A dedicação do Alberto Rodrigues e da Paula Tanga – Coordenadores do FLISGO – e toda sua equipe foi incrível.  O carinho dos expositores, autores, foi maravilhoso, foi um sonho, mas um sonho que não  terminou, pelo contrário veio para ficar. Nossa São Gonçalo apareceu no mapa, não é mais a cidade dormitório como era chamada, agora é a cidade de São Gonçalo com o seu nome escrito nas estrelas e onde sempre irá  ficar. Amei cada instante ali vivido dos amigos que Fiz, dos que reencontrei, de um aluno meu – R. Mendonça Venâncio – que agora é um escritor. Quanta coisa boa aconteceu nesses quatro dias onde vivemos a arte do amor, nas representações,  palestras, rodas de conversa,  nos contos, crônicas, romances e na poesia. Queria colocar aqui também a minha gratidão e o meu carinho por todos que ficaram comigo na mesa, mas principalmente ao Erick pela linda homenagem que me prestou  e ao Zé Salvador esse grande Mestre da Poesia que toca a todos com o seu coração.”

José Washington de Souza, O artista Zé Salvador, cearense radicado em São Gonçalo, orgulha-se de ter sido adotado carinhosamente pelo município a 44 anos e o defende bravamente! Ele, um dos membros mais ativos do Diário da poesia disse que participar do FLISGO foi uma excelente oportunidade para mostrar que São Gonçalo não é uma cidade dormitório e nem um cemitério de sonhos.

Design sem nome (7)

Francisco Rodrigues, Angela Moreira (ao centro) e Fátima Daniel nos momentos finais de concentração e passagem final de texto: Dedicação para o espetáculo ficar lindo – esse é um dos ingredientes que fazem o sucesso do Diário da Poesia.              Foto: Divulgação

O que a nossa coluna RH:Resultados Humanos, tem a dizer:*

Para um Gestor de pessoas atento, observar de perto um movimento cultural como o Diário da Poesia municia-o de muito daquilo que desejar aprender sobre como engajar pessoas num projeto – fato fundamental para o êxito. Além disso, mais uma vez, fica consolidado o quanto o “Amor pelo que se faz” realmente faz toda diferença.

O grupo, formado por voluntários, não tem vínculo político-partidário nenhum, executando seus projetos e ações com o esforço e empenho dos próprios membros e de algumas empresas da iniciativa privada, que viram no projeto, uma excelente oportunidade de vincularem suas marcas a projetos de confiança e realmente valorosos para a sociedade. Hoje, o portal do Diário da Poesia,  ( www.diariodapoesia.com.br ) oferece um conteúdo cultural de qualidade  e muito variado.  Todas essas realizações, ensinam muito sobre o quanto é verdade que podemos realizar muita coisa boa com um trabalho dedicado, confiável e integrador.

Interessante notar também como os participantes se concentraram em fazer e falar algo de bom sobre a Arte e sobre a cidade onde moram. Isso ensina o quão produtivo é utilizarmos nossa capacidade de expressão para bendizer ao invés de maldizer. Como é bom estar entre pessoas que promovem o bem ao invés de instilar o mal.

No FLISGO, o grupo Diário da Poesia demonstrou grande eficiência, concentração, companheirismo e carinho entre si e para com o público. Não é isso que desejamos para nossas equipes? Instile o Amor pelo que se faz, Seja um líder influenciador e exemplar e acima de tudo mantenha a humildade. Escreva isso no seu Diário e delicie-se nas ações como numa Poesia e veja sua equipe desenvolver-se diante de um público que bradará em aplausos!

*A partir dessa edição, a nossa coluna, trará aos leitores a seção ‘O que a nossa coluna RH:Resultados Humanos, tem a dizer’, para ponderações e meditação a respeito da conexão do assunto tratado na reportagem e a área de Gestão de Pessoas e seus resultados.

O que achou desse artigo? Ajudou-o a refletir sobre as melhores práticas de gestão de pessoas? Deixe seu comentário aqui ou envie um e-mail para altamirlopes@folharj.com.br ! Será um prazer receber sua mensagem!.

banner pessoal

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *