Ana Alarcon – Topo

Conheça São Gonçalo pelas páginas do “Cambada”: Aprenda e se Divirta

Por Altamir Lopes

Imagem1

Em noite de autógrafos, o escritor Erick Bernardes lança livro que apresenta o município de São Gonçalo de uma forma interessante e inovadora

No dia 27 de setembro, São Gonçalo viu nascer uma obra literária que certamente vai fazer muita gente se interessar pela história do município e dos seus Bairros. Esse momento especial foi registrado por nós e agora vamos conhecer mais um pouco dessa noite especial não somente para a cultura gonçalense mas para qualquer pessoa que zela por sua cidade.

Mas antes, tenho que lembrar que aqui em nossa coluna “Resultados Humanos”, falamos de eventos, situações, casos e orientações que abrangem esse paradoxal mundo da gestão de pessoas – tanto no âmbito corporativo quanto no social. E, ao falar de ‘Resultados’ provoco a discussão a respeito de Atitudes, Ações, Movimentos e Reinvenção de conceitos, ideias e Visões.

É por isso que nesse contexto e diante de um novo olhar fixado nas ações de gente do bem e de bem, trago para vocês, amigos leitores, um pouco do que foi esse momento muito especial: O Evento de Lançamento do Livro “Cambada – Crônicas de papa-goiabas”, de escritor Erick Bernardes, que aconteceu no espaço Mais Conhecimento no segundo piso do Partage Shopping no Centro de São Gonçalo. A coordenação do evento foi das professoras Helena Correa, Daniele Lidugério e Karla Porto. O espaço lotado de amantes da arte e da cultura sedimentou o prestígio do autor, a importância do evento e o carinho pela cultura gonçalense.

Erick Bernardes, de 42 anos, é um dos mais proeminentes escritores de São Gonçalo e por esse município reafirma seu carinho e dedicação nesse livro que promete mexer com as emoções das pessoas que querem conhecer essa cidade sob o ângulo de um apaixonado pelas letras que garimpou o que há de melhor nas pitorescas e curiosas histórias dos papa-goiabas.

Erick explica que o título “Cambada – Crônicas de Papa-goiabas” faz referência ao coletivo de um dos animaizinhos mais comuns nas regiões dos manguezais do Município – o caranguejo. Destacando as características do artrópode – como sua resistência, sua capacidade de subir em árvores, sustentar a vida de outros seres e ser adaptável – o autor demonstra metaforicamente as boas características da maioria do povo gonçalense, e eleva a auto estima de qualquer “papa-goiaba” – termo dado aos naturais de São Gonçalo – que vão se deliciar lendo essa maravilhosa obra.

Erick Bernardes diz que a mensagem principal do livro é o incentivo para que o Gonçalense assuma sua identidade e também sempre valorize o seu município.

Imagem2

O resultado do esforço coletivo com foco num bem maior traz recompensas incríveis, como um livro que só tem a agregar para os gonçalenses

Nessa altura, levanto o questionamento: Como um evento como esse reflete a busca incessante de resultados humanos no contexto sociocultural dentro da conjuntura atual? Simples: a despeito do que se imagina ou do que se pode propagandear negativamente a respeito da cidade de São Gonçalo, ainda encontramos – e como encontramos – pessoas como o Erick, o qual se concentra em usar o seu talento para valorizar o que há de bom, interessante e valorosamente cultural na cidade. Essa atitude reflete o que um cidadão pode fazer de melhor, dentro da sua área de atuação, para valorizar o município em que mora – mesmo ante a quaisquer dificuldades.

E muita gente boa estava lá, apoiando e agregando ainda mais valor ao evento. Conversei com Renato Cardoso. Ele, Professor, poeta e idealizador/coordenador do grupo Diário da poesia (Grupo Cultural consagrado  e independente  de São Gonçalo do qual o Erick faz parte como um dos poetas participantes) disse que o livro Cambada apresenta o município de São Gonçalo como uma terra de gente boa e cheia de histórias interessantes, além de reforçar os aspectos positivos da cidade.

Para Hélcio Albano, Diretor da Editora Apologia Brasil e Editor do livro, “a publicação dessa obra foi mais uma oportunidade para valorizar um talento nato – o Erick Bernardes – que apresenta nas suas narrativas várias histórias curiosas e interessantes dos bairros de São Gonçalo com crônicas muito interessantes e fáceis de ler.”

Helena Correa, Organizadora do evento de lançamento enfatizou o importância de se “continuar valorizando os talentos do município na área cultural gerando um empoderamento dos artistas de São Gonçalo com mais lançamentos e incentivos que ampliem suas artes.”

Após o lançamento, a repercussão da publicação está cada vez mais intensa. Nos dias posteriores, o autor tem visto sua obra sendo citada em sala de aula da rede municipal, chegando até a ser conteúdo de avaliações. Palestras, eventos e muita movimentação fomentando a cultura da região estão sedimentando todo esse magnífico trabalho!

O autor estará presente também no FLISGO, evento cultural que ocorrerá no centro de São Gonçalo, no Shopping Partage, durante todas as tardes e noites do evento. O FLISGO ocorrerá de 11 a 14 de outubro.

Depois de contemplar um momento tão especial e seus desdobramentos incríveis,  fica claro que resultados Humanos são percebidos quando se agregam no mesmo lugar o talento, a determinação, o foco e a vontade de fazer o bem. Sim, que momentos como esse sirvam de inspiração para cada um de nós contribuirmos com o que temos de melhor para a cidade que vivemos – seja São Gonçalo ou qualquer uma outra.

Fotos: José Francisco Rodrigues

Para saber como adquirir um exemplar do livro deixe seu comentário aqui em nossa coluna.

banner pessoal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *