Ana Alarcon – Topo

Fisioterapeuta lança o livro ‘Viva Mais! Terceira idade com saúde e qualidade de vida’

Por Edir Lima

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A fisioterapeuta Ana Gil, professora universitária, mestre em Educação física e proprietária da clínica Espaço Ana Gil na Barra da Tijuca, lançará nesta quinta-feira (26), às 18h30, na Livraria da Travessa do Barra Shopping, o livro ‘Viva Mais! Terceira idade com saúde e qualidade de vida’. Ana Gil é coautora de um conteúdo que reúne a opinião e experiência de vários profissionais renomados e especializados da área da saúde.

“O livro aborda assuntos pertinentes à prevenção de doenças, promoção da saúde e intervenção de afecções.De modo a proporcionar ao público em geral, de todas as idades,conhecimento e bem-estar físico, mental, psicológico e social, para uma vida longa, saudável e com qualidade. Além de ser um guia completo para profissionais da saúde e áreas afins que lidam com esse público na sua prática”, comentou a fisioterapeuta.

No Brasil, até o ano 2025, projeta-se que o nosso país ocupará o sexto lugar em população de idosos do planeta. Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer é de 74 anos e 9 meses. E esses números, só tendem a crescer.

“É necessário que todos nós olhemos com mais atenção para o envelhecimento, considerando as necessidades físicas, emocionais e sociais dos idosos. Atenção que deve ser dada tanto para quem já se encontra na terceira idade, como para quem pretende chegar lá”, analisou.

Ana Gil acrescenta que a terceira idade pode gerar ônus.

“O idoso pode sofrer com a diminuição da vida social,abandono por parte da família, transtornos do sono, depressão, desenvolvimento de patologias, diminuição da mobilidade, incapacidade e perda da independência funcional,aumento do risco de quedas, entre outras complicações”, alertou.

A fisioterapeuta ressaltou que muitas dessas complicações podem ser evitadas.

“Podemos começar com atitudes preventivas e mudanças no estilo de vida. Prevenir é realmente o melhor remédio. Para isso, o cuidado com a saúde deve começar aqui e agora. Pois não basta ter uma vida longa, ela precisa ser com saúde e qualidade de vida”, ensinou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *