FBIE – Topo

Série de congressos com o tema “O Amor nunca Acaba” inicia em junho no Brasil

Por Altamir Lopes

Salão de Assembleias do Grande Rio    Foto: Divulgação

Salão de Assembleias do Grande Rio                                                                         Foto: Divulgação

A partir de junho de 2019 ocorrerá mais uma série anual de congressos das Testemunhas de Jeová no Rio de Janeiro e esta pretende reunir um público de milhares de pessoas para ouvirem palestras, apresentações e entrevistas com o Tema “O Amor nunca Acaba”. A série também ocorrerá em todo o Brasil. Para falar um pouco sobre esse evento, entrevistei o Sr. Ricardo Carneiro, representante oficial de Mídia da organização no Rio de Janeiro.

Folha RJ: O Sr. Citou que possui a responsabilidade de representar a organização do congresso para a mídia. Há quantos anos faz parte da organização das Testemunhas de Jeová?

Ricardo Carneiro: Sim, nós possuímos um departamento de mídia que está a disposição da imprensa e eu fui designado para dar as informações a mídia. Sou Membro batizado há 45 anos.

Folha RJ: Em que consiste os congressos anuais das Testemunhas de Jeová?

Ricardo Carneiro: Esses congressos anuais são reuniões de grande importância para as Testemunhas de Jeová. São ocasiões em que nos reunimos em grandes ajuntamentos para ouvir palestras baseadas na Bíblia que destacam princípios valiosos que são de ajuda a enfrentarmos os desafios da vida atual. Serve também como um intercâmbio dos membros de diferentes congregações da cidade, tanto pelo reencontro de velhos conhecidos e como também pelo estabelecimento de novas amizades, resultando num ambiente alegre e pacífico.

Folha RJ: Por que o tema escolhido para essa série de congressos foi “O Amor nunca acaba”? 

Ricardo Carneiro: Percebemos que as pessoas em geral observam com apreensão o cenário do mundo de hoje, onde parece que o ódio e a desunião prevalecem. E muitas delas se perguntam se amar e ser amado é um privilegio para poucos. Porém, a Bíblia diz em 1 João 4:8 que “Deus é amor”, o que significa dizer que o amor é a maior qualidade de Deus. Pensando nisso, o programa do congresso foi elaborado para mostrar o que o amor realmente significa, onde podemos encontrar esse amor, e como amar e ser amado. Mesmo neste mundo cheio de ódio, o amor existe e ele nunca vai acabar, agindo como uma influência positiva para unir pessoas de diferentes formações.Como pontos altos do programa podemos destacar:

SEXTA-FEIRA:  Vamos descobrir como tornar nosso amor mais forte apesar de uma infância difícil, doença crônica ou pobreza. Também poderemos assistir a uma série de pequenos documentários, que mostrarão como a natureza dá provas do amor de Deus.

SÁBADO: Teremos o batismo de novos membros e uma análise de princípios bíblicos que estão ajudando maridos, esposas e filhos a mostrar amor verdadeiro uns pelos outros.

DOMINGO: O discurso para o público com o tema “Onde encontrar verdadeiro amor num mundo cheio de ódio?”, vai deixar claro como amor está ajudando milhões de pessoas no mundo inteiro a vencer o preconceito e o ódio.

No sábado e no domingo será exibido um filme em duas partes intitulado A História de Josias: Ame a Jeová; Odeie o que É Mau. O personagem central será um rei dos tempos bíblicos chamado Josias Josias, que cresceu em um ambiente ruim, mas que conseguiu superar influências negativas, tornando-se conhecido por “seus atos de amor leal”.

Folha RJ: Quem é o responsável pela organização dos congressos? Essas pessoas são remuneradas por esse serviço?

Ricardo Carneiro: A coordenação de todos os congressos regionais do Brasil é feita pela Associação das Testemunhas Cristãs de Jeová (ATCJ), cuja sede fica no município de Cesário Lange, SP. Em cada congresso, um grupo de ministros é designado para cuidar dos arranjos locais. Todos os envolvidos prestam esse serviço de maneira inteiramente voluntária, não recebendo nenhuma remuneração por essa atividade.

Folha RJ: Como são custeadas as despesas?

Ricardo Carneiro: São custeadas por donativos voluntários. Muitas pessoas valorizam nossa obra educativa bíblica e fazem donativos para apoiá-la. As próprias Testemunhas de Jeová dão do seu tempo, energia, fundos e outros recursos para apoiar a nossa obra mundial. Aqueles que conhecem as Testemunhas de Jeová sabem que não cobramos por nossos serviços e não solicitamos dízimos nem fazemos coletas.

Folha RJ: Qualquer pessoa pode assistir ao congresso?

Ricardo Carneiro: Sim, todos são bem-vindos e a entrada é gratuita.

Folha RJ: Esses congressos serão realizados em quais cidades?

Ricardo Carneiro: Estes congressos abrangerão seis continentes, mais de 200 países, com  o programa em mais  de 400 idiomas. Uma série desses congressos será realizada no Grande Rio de 14 de junho a 29 de setembro de 2019. Espera-se um público de 120.000 pessoas nos congresso que serão realizados no Salão de Assembleias do Grande Rio (Avenida Brasil, 50.120, Paciência) e no Salão de Assembleias de Itaboraí (Rua B, quadra C, Lote 4, Loteamento Nova Cidade de Salém, Manilha, Itaboraí, RJ). O programa será apresentado nos idiomas português, espanhol e língua brasileira de sinais.

 

Salão de Assembleias em Itaboraí - RJ     Foto: Divulgação

Salão de Assembleias em Itaboraí – RJ                                                                              Foto: Divulgação

Folha RJ: Como é possível encontrar um local de realização e em quais datas serão realizados?

Ricardo Carneiro: Acessando o site oficial das Testemunhas de Jeová jw.org na aba QUEM SOMOS/CONGRESSOS/ENCONTRE UM LOCAL PERTO DE VOCÊ. Neste site, pode-se ver a programação completa do congresso.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *