Leandro Cunha – Topo

Toda empresa quer um funcionário assim

Por Altamir Lopes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ter dor de dente, morrer ou perder o emprego. Qualquer um está sujeito a essas coisas. Mas assim como cuidar da higiene bucal e evitar situações perigosas adiam as duas primeiras situações, praticar as cinco dicas abaixo poderão minimizar radicalmente a possibilidade de perder seu atual emprego. Ou pelo menos lhe ajudará a encontrar outro no menor tempo possível, uma vez que – como diz o título do artigo – Toda empresa quer um funcionário assim.
Dica 1 – Esteja disposto
“Estalar” a língua ou fazer cara feia a cada nova tarefa delegada a você poderá fazer com que ganhe de brinde um período de férias forçadas. Evite escolher serviço. Na verdade, procure fazer o que ninguém quer fazer, desde que seja ético, claro. Em geral, em ambientes empresariais saudáveis e com gestores coerentes, você será o primeiro a ser lembrado para uma promoção e o último a ser lembrado quando a barca estiver aportando no DP. Lembre-se: Não é por acaso que os trabalhadores são chamados de funcionários…é porque precisam FUNCIONAR.
Dica 2 – Seja honesto
Em tudo. No que fala, no dia-a-dia, na execução das tarefas e no tempo vendido à empresa. Nada de usar o celular durante o expediente, entendido?. Não precisa nem perguntar se a empresa permite o uso do Telemóvel ou não durante o expediente. Simplesmente entenda que você vendeu o seu tempo para ela e ela espera receber esse tempo com eficiência, eficácia e efetividade. Caso alguém da sua família precise falar com você durante o expediente, normalmente a empresa possibilita o número dela para isso. Você poderia até mesmo tomar a iniciativa em desligar o celular e pedir o número da empresa ao seu empregador…não imaginas quantos pontos você vai ganhar com isso!
Dica 3 – Saiba se relacionar com as pessoas
Será que adianta ter talento e capacitação profissional mas pouca capacidade de se relacionar com as pessoas? Especialmente quando se trata de se relacionar com os clientes da sua empresa. Sim, você é pago pra tratar bem o cliente do seu empregador. Ponto final. Temos que ter empatia, paciência e maturidade. Sempre.
Dica 4 – Atualize-se constantemente
Terminou o ensino médio? A graduação? A Pós? Parabéns. Agora, entenda claramente: Ainda há muito a estudar. Sim, sua vida acadêmica não acabou, apenas está começando. Continue fazendo cursos e atualizações. Esforce-se para entender muito bem a respeito  dos produtos, serviços e da área da empresa na qual você trabalha. Tente saber tanto ou até mais do que os próprios administradores dela. Você sempre estará na frente.
Dica 5 – Seja criativo
Alimente sua cabeça com assuntos positivos, informativos e atualizados. Isso estimulará sua criatividade de forma produtiva. E não importa o setor ou área em que você trabalha, sempre pode existir uma maneira de fazer uma tarefa de forma melhor. E se você descobrir que maneira é essa, acabaste de sedimentar sua posição no mercado: Tornou-se aspirante a  “Inovador”. E toda empresa PRECISA de um funcionário assim…
E aí? O que acharam dessas dicas? Comente aqui mesmo em nossa página ou envie um e-mail para altamirlopes@folharj.com.br ! Será um prazer responder a sua pergunta! Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *