Leandro Cunha – Topo

Como fazer uma mudança profissional

Por joicevicente

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Eu recebi a seguinte pergunta esses dias: Joice, eu não aguento mais o meu trabalho, quero mudar, mas por onde começar?

Para mudar qualquer coisa é necessário bastante autoconhecimento, pesquisa de mercado, do cenário e planejamento.

Mas o primeiro passo é o reconhecimento da necessidade da mudança. Eu falo com os meus clientes que é o sair do “piloto automático”.

É importante ter clareza do cenário atual e conseguir olhar fora do problema, ter inteligência emocional para compreender a necessidade de mudança e olhar a médio, longo prazo.

Por que você quer mudar? Que tipo de trabalho seria melhor do que o que você tem hoje?

Nós somos seres inconformados, que buscamos mudanças constantes, mas que, por outro lado, não sabemos fazer escolhas, porque não nos conhecemos direito, então isso atrapalha muito o processo de mudança.

Eu não sei você, mas eu não aprendi na escola técnicas de autoconhecimento, pesquisa de opções profissionais e planejamento de vida. Simplesmente recebi conhecimento técnico para exercer uma atividade profissional.

Por isso não é natural fazer escolhas, não é fácil…

Acabamos indo para as comparações e percebendo que o “terreno do vizinho sempre tem a grama mais verde”. Por isso, todo esse processo demandou muito aprofundamento sobre mim, muita pesquisa sobre o que o mundo, o mercado tinha para mim e muito planejamento.

O que posso compartilhar com você é o que eu vivi e trabalho com os meus clientes para ajudá-los a fazer boas escolhas para mudanças significativas: Após entender o motivo da sua mudança e se aprofundar em você, nas suas reais necessidades de mudança, você pode avaliar tudo que você fez até hoje, porque essa experiência sem dúvidas contribuirá muito para suas novas escolhas. Depois é analisar nas fontes principais de pesquisa, para materializar essas opções que provavelmente já surgiram para você e nesse momento é importante anotar, criar planilhas de registro das opções. Por último sugiro que você busque pessoas para conversar, pessoas que você tem como referência no segmento ou área que você deseja atuar, ou mesmo pessoas que podem ajudar você a conectar essas ideias de forma positiva. Nós temos o google que nos traz uma infinidade de opções e possibilidades, as redes sociais, como o LinkedIn, que nos aproxima de profissionais e nos permite entender como o mercado está se comportando.

Para escolher, mudar, fazer uma transição de carreira de formar assertiva é importante se conhecer, conhecer o mercado de trabalho, pesquisar as opções que levarão você ao sucesso.

Como eu sei que você quer uma vida diferente da maioria, eu gravei um curso, com 3 aulas, para te ajudar com esse tema.

Para assistir basta se cadastrar no link e acessar o conteúdo gratuito do programa de Descoberta Profissional: https://carreira-em-movimento.club.hotmart.com/

Foco na Carreira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *