Uninter – 1

Emprego? A hora da tão esperada Entrevista

Por Altamir Lopes

É no momento da entrevista de emprego que você pode coroar sua vitória ou colocar todo o seu esforço a perder.                                           Foto: Pixabay

É no momento da entrevista de emprego que você pode coroar sua vitória ou colocar todo o seu esforço a perder. Foto: Pixabay

Depois de tanto tempo, tanta energia e tantos recursos empreendidos na procura do tão sonhado emprego, chegou o momento mais ansiado e ao mesmo tempo aflitivo dessa jornada: O Momento da Entrevista de Emprego.

Talvez seja um dos assuntos com mais detalhes a ser tratado nesse contexto de “busca pelo emprego”. Assim, farei um resumo dos pontos principais, mas caso o amigo leitor deseje mais informações basta entrar em contato por meio dos dados indicados no final do artigo.

Então, vamos começar. O assunto da entrevista de emprego pode ser divida em três momentos: O ANTES, O DURANTE e O DEPOIS.

Antes da entrevista:

Prepare-se BEM. Estude sobre tudo o que puder a respeito da empresa que o convocou para a entrevista. Entenda o máximo sobre o que ela faz, sua história, seus números, e até mesmo, seus concorrentes. Tente compreender o que se espera dos que vão ocupar a vaga em questão.

Se você conhecer alguém que trabalha na empresa, vale a pena “pegar” umas dicas sobre o código de vestimenta (a roupa usada normalmente pelos profissionais no dia-a-dia) e outros dados a respeito da cultura organizacional. Mas, cuidado! Procure não se deixar influenciar por toda informação que captar. Pode ser que acabe se apresentando ao seu futuro empregador de forma negativa, sem mesmo perceber isso.

Leve consigo um currículo impresso atualizado e outro em arquivo eletrônico com fácil acesso. Porte caneta, papel e seus documentos básicos de identificação.

Não use perfumes muito fortes. Para as senhoras e senhoritas: Maquilagem apropriada. Em todos os casos, ter lenços de papel ou pano para utilizar antes de entrar na sala é interessante. Procure descansar bem na noite anterior e tome cuidado com as bebidas alcoólicas antes desse momento tão valioso.

Ao aguardar a sua vez tome cuidado com o assunto da conversa em pauta na sala de espera e fique alerta sobre tudo o que acontece. Observe tudo o que ocorre a sua volta tanto se você estiver sozinho quanto se outros candidatos estiverem no mesmo local de espera que você. Lembre-se, você sempre estará sendo observado. Tente memorizar os nomes das pessoas que interagir.

Pontualidade sempre. Chegue, pelo menos, uns 30 minutos antes da hora marcada. Aproveite para observar de perto o ambiente e as pessoas que trafegam nele.

Durante a entrevista:

Somente entre na sala se for convidado.

Ao entrar na sala, cumprimente o seu entrevistador amigavelmente. Se houver mais de um, cumprimente todos. Faça tudo para não esquecer os nomes de todos os que estiverem na sala com você. Especialmente o seu entrevistador.

Sente-se apenas se for convidado. Agradeça.

Aguarde as perguntas e responda-as com sinceridade.

Caso lhe solicite o currículo impresso, entregue-o. Não precisa informar que o possui em formato eletrônico, apenas se lhe perguntarem.

Ao terminar a entrevista, agradeça e certifique-se de ter um meio de contato com a empresa. Talvez poderia dizer algo assim: “Quando posso entrar em contato com os senhores ?” Se lhe informarem a data, então você tem a “deixa” para pedir o meio de contato para isso. Entretanto, se disserem que eles mesmos entrarão em contato, simplesmente agradeça. Não diga coisas como: “tenho outros lugares para ser entrevistado” ou “poderei esperar a resposta até quando?” ou “será que tem chances de eu ser chamado?”. Não vai adiantar nada e tudo o que você conseguirá é colocar um ponto de interrogação na cabeça do seu entrevistador. Se ele for um profissional e, além disso perceber que você é um forte candidato, ele mesmo já lhe dará uma ideia do que se pode esperar nas próximas fases.

Após a entrevista

Duas situações: Na primeira hipótese, caso a empresa tenha lhe fornecido dados pra contato (número de telefone ou endereço de e-mail), agradeça ao entrevistador, por ter concedido a entrevista. Tente fazer isso em dois ou três dias, no máximo. Depois disso, aguarde.

Na segunda hipótese, pode ser que tenha sido orientado a simplesmente aguardar o contato. Se isso acontecer, obedeça. Entretanto, poderá avaliar se dentro de uma ou duas semanas deverá voltar ao local da empresa ou até mesmo reenviar a mensagem de agradecimento para o mesmo e-mail que enviara o seu currículo. Repito: Deve usar de bom critério nesse aspecto.

Não desista!

O fator preponderante na busca de uma recolocação no mercado é a persistência. E desejo que a série de artigos “Emprego?” possa ter ajudado você a estar bem preparado com as informações básicas para alcançar seus objetivos. Se quiser recapitular as dicas, clique nos links abaixo:

Como começar a procurar: http://folharj.com.br/2019/01/21/encontre-seu-emprego/

Como entender e construir o Networking: http://folharj.com.br/2019/01/28/networking-e-emprego/

Como lidar quando lhe pedem experiência: http://folharj.com.br/2019/02/04/conseguir-emprego-sem-ter-experiencia/

Enfim, lembre-se que algo de fundamental importância para sua carreira é a Educação continuada. Sim, ao passo que exerce sua profissão, SEMPRE deverá manter-se tecnicamente robusto, moderno e atualizado. Ademais, nunca se esqueça também de aperfeiçoar-se na área da Inteligência Emocional, buscando ser não somente um profissional de ponta, mas um ser humano cada vez mais preparado para a VIDA.

E aí? O que acharam dessas dicas? Comente aqui mesmo em nossa página ou envie um e-mail para altamirlopes@folharj.com.br ! Será um prazer responder a sua pergunta! Grande abraço!

card folha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *