FBIE – Topo

O que esperar do mercado de trabalho em 2019

Por joicevicente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O que esperar do mercado em 2019? Como podemos nos preparar para ele?

Essas são as perguntas que mais escuto nos últimos dias, acompanhadas de questionamentos sobre onde investir na carreira e como fazer acontecer.

Além de uma mudança política, nós estamos no período de fazer as resoluções de final de ano, para planejar o próximo e nos prepararmos para muitos resultados. Então o estado de ansiedade é ainda maior, por isso resolvi consolidar aqui um pouco do que venho conversando com meus clientes e ouvindo do mercado.

Eu fiz uma palestra online para falar sobre planejamento 2019 e você pode assistir aqui:https://youtu.be/ArulY-qhSyE

Bom…É fato que existe uma recuperação da economia, isso quer dizer que as oportunidades de trabalho em 2019 serão maiores do que no ano de 2018. Já percebemos essa melhora no final de 2018, com vagas de processos tradicionais e estas continuarão em 2019.

Segundo a consultoria Robert Half, com o aumento das exigências e da procura por profissionais mais experientes, há expectativas sobre o retorno dos pacotes de remuneração mais atrativos.

As profissões de futuro ganharão cada vez mais espaço, nas áreas de automatização, ciência e tecnologia. A revista Você S/A de Outubro trouxe uma matéria falando da profissão de estatístico e apontando como profissional do próximo ano, o cientista de dados. Além disso, escutamos falar sobre a indústria 4.0, uma nova revolução industrial e muitas inovações, comparadas com a descoberta do fogo há 2 milhões anos.

Estamos passando por um processo de mudanças e por isso devemos nos preparar para diferentes cenários.

Eu estive no mês passado em um evento mundial sobre liderança, da HSM em SP, onde o David Blake, cofundador da Degreed, uma consultoria americana, apresentou uma pesquisa mundial dizendo que até 2030 faltarão pessoas com habilidades e competências necessárias para as corporações.

E realmente existe uma preocupação muito grande das empresas e gestores sobre encontrar bons profissionais.

Segundo pesquisa da Robert Half, 77% dos gerentes dizem que é um grande desafio encontrar profissionais qualificados.

Quando eu escuto um gestor reclamando comigo que não tem gente qualificada e eu vejo o número, ainda alarmante, de desempregados, entendo que existem aí muitas questões para serem trabalhadas, dentro delas o autoconhecimento.

Nós temos muita facilidade de falar onde nos formamos, mas na hora de falar sobre nossas habilidades travamos. Eu via a dificuldade dos candidatos durantes as minhas entrevistas, quando eu fazia aquela pergunta padrão sobre os pontos fortes.

Isso aumenta também a necessidade de um trabalho de marketing pessoal e networking por parte dos candidatos, online e off-line, como eu digo.

Temos que ter uma presença online, no LinkedIn, por exemplo e também construir relacionamentos pessoalmente.

A sua imagem atrelada a sua capacidade de se relacionar para mostrar o que tem de bom é que fará a diferença para você ser visto e direcionado para uma oportunidade. E não estou falando só de mercado privado, e sim do mercado de trabalho como um todo.

Inclusive, nunca se ouviu tanto falar em trabalhadores autônomos ou empreendedores. O mercado está cada vez mais facilitando essa prática. Temos a perspectiva para os próximos anos de muitas contratações por projetos.

Para quem busca emprego essa preocupação com a imagem deve ser ainda maior devido a entrada das novas tecnologias nos processos de recrutamento.

O big data garante a inteligência artificial para acelerar o processo e mapear esse “bom profissional”.

Uma pesquisa da Career Builder mostra que 54% das empresas admitem ter decidido não contratar candidatos devido a algo que eles postaram nas redes sociais.

Bom… você deve estar se perguntando: O que é ser um bom profissional?

As características comportamentais, chamadas de “Soft skills” são responsáveis pelos grandes diferenciais que se busca hoje em uma pessoa.

Porque conhecimento técnico, “hard skills” é mais fácil de desenvolver e quantificar, já os comportamentos fazem parte de nossa vida, experiências e personalidade, o que torna o processo subjetivo e muitas vezes desconhecido para muitas pessoas. 

Para isso é fundamental se conhecer bem, saber sobre os seus talentos, pontos fortes e entender como eles se encaixam no mercado.

Pelas pesquisas e análise das novas vagas percebemos que os profissionais do futuro precisarão: saber resolver problemas complexos, criatividade, ter agilidade para aprender e se desenvolver, trabalhar em equipe, ter empatia, colaboração, comunicação, atitude, senso de dono e disponibilidade. Acima de tudo isso, ter muita atitude e resiliência para os novos desafios do mercado.

Falando de competências técnicas, o inglês continua sendo uma necessidade e o idioma mais valorizado. Segundo pesquisa da Roberta Half, 51% das empresas exigem fluência em outro idioma além do português.

Diversas habilidades serão requeridas, conforme a área profissional, para acompanhar a evolução tecnológica. A boa notícia é que cursos rápidos muitas vezes cumprem bem esse papel, são as chamados Nanodegree.

Temos hoje várias plataformas que oferecem cursos online e gratuitos inclusive, como: coursera, udemy, FGV.

Em resumo, o mercado está mudando e devemos pensar não só em 2019, mas em médio e longo prazo também, para isso é fundamental ter um plano de carreira.

As tecnologias estão revolucionando o mundo do trabalho e muitas profissões vão acabar ou se configurar em novas, por isso, para ter espaço nesse novo mercado precisamos nos reinventar.

Não tem fórmula mágica, mas o que posso dizer é que autoconhecimento é a chave do sucesso.

Você precisa se conhecer para saber como se encaixar nessa revolução do mundo VUCA (volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) e se mostrar para esse mercado.

Eu assisti a palestra da Susan Cain, escritora norte-americana, falando que neste mundo VUCA você tem que ousar e aprender. Para isso é fundamental conhecer a sua essência, saber o que você gosta de fazer em um sábado de manhã, por exemplo.

Qual o seu talento? Será que não é de uma pessoa como você que o mercado precisa?

Garantir uma base técnica, estudar e se conhecer melhor, para ter inteligência emocional, soluções inovadoras, foco, bons comportamentos e relacionamentos, são estratégias para acompanhar essa evolução e ter sucesso.

Esse novo mundo acelerado está cheio de conhecimentos novos e rasos, acabamos nos tornando superficiais. Quando nos afastamos cada vez mais de estudos profundos sobre algo que nos representa profissionalmente, deixamos de conhecer nossos princípios, valores e colocá-los para o mundo em forma de atitudes e ações, consequentemente nos colocamos cada vez mais distantes de nos tornarmos um “bom profissional”.

Como você pode se colocar à frente no mercado de 2019 e futuro? 

  • Com Autoconhecimento – Saber bem sobre você, suas competências, talentos, pontos fortes, o seu propósito, o que te motiva. Desenvolver inteligência emocional para ter uma boa base comportamental e resolver problemas, empatia, equilíbrio, relacionamentos e boa imagem.
  • Com muita Pesquisa – Saber os conhecimentos técnicos e comportamentais que o mercado demanda de um profissional como você ou que você quer se tornar. Conhecer as possibilidades.
  • Com um Planejamento – Saber o que você precisa fazer para chegar aonde deseja e definir ações. Mas não é qualquer ação! É uma ação estratégica, planejada, direcionada para o objetivo e que seja constante.

Para isso, você precisa saber onde quer chegar e o motivo, para traçar os objetivos e as ações. Esse motivo vai te fazer enfrentar os desafios e dificuldades para chegar nos seus resultados. Só podemos planejar quando nos conhecemos, sabemos o que precisamos desenvolver, fazemos uma reflexão maior sobre onde estamos e de onde queremos chegar.

O mercado de 2019 e do futuro vai exigir pessoas comprometidas com a evolução constante, que conhecem o seu potencial e sabem onde querem chegar.

Portanto, prepare-se! Assuma a responsabilidade pelo seu sucesso e felicidade.

Se você quer um ano diferente, faça diferente!

Lembre-se, planejar e realizar!

Foco na Carreira!

————————-

Cadastre-se para conhecer o módulo gratuito do programa online de Descoberta Profissional: https://carreira-em-movimento.club.hotmart.com/login

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *