21 Dias – Topo

Empregador ou funcionário?

Por Luciana Boschi

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Observe sua letra e avalie sua capacidade de gerar novas ideias e manter o foco em resultados

A grafologia é a análise da personalidade e do caráter observada na escrita. Neste sentido, seu campo de aplicação torna-se infinito, pois tudo que envolve o comportamento humano pode ser subsidiado por ela.

A forma particular que um indivíduo dá à determinada letra do alfabeto tem origem em diversos fatores físicos e emocionais. Por isso, cada pessoa tem seu estilo de escrita e, diante de uma mesma tarefa, irá organizar a situação a seu modo.

Mapear o perfil de uma pessoa pela sua letra significa saber como ela é e ter razoável prognóstico de suas formas de agir, pensar e sentir, visando aliar ao local de trabalho o alcance de resultados e, assim, colocar em prática seus talentos e qualidades de forma mais eficaz.

Neste sentido, sua análise nos permitirá observar se a pessoa reúne habilidades e competências necessárias para empreender ou se encontra maior aptidão para trabalhar em organização já estabelecida.

Pessoas que preferem atuar como empregados tendem a agir com foco na tarefa, demonstrando acato a regras e normas, trabalhando bem dentro da hierarquia organizacional. O empregado é aquele que doa seu tempo, seus conhecimentos e competências para a empresa atingir metas e objetivos. Em geral, estes indivíduos tendem a ter as coisas certas no lugar certo, concentrando-se em detalhes e honrando os compromissos.

emp 1

Diferente do empregado, o empreendedor é aquele que faz acontecer, acredita em suas ideias e tem audácia para abrir um negócio. É aquele que guia as ações, conduz os processos, que sabe onde está e para onde quer ir, e que projeta seu negócio em longo prazo.

A palavra empreendedor surgiu na França, por volta do século XVIII, com objetivo de designar pessoas ousadas, que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.

Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Como agente da mudança, o empreendedor é capaz de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos e mantendo o foco nos resultados.

Ao estabelecer objetivos desafiadores, este indivíduo identifica oportunidades, não se limita aos seus próprios talentos pessoais e intelectuais, buscando recursos externos e valorizando a interdisciplinaridade do conhecimento e da experiência para alcançar seus objetivos.

emp 2

Analisando a escrita acima, podemos dizer que é firme, organizada e limpa indica pessoa com clareza de ideias e boa capacidade de organização do pensamento.

Sendo legível, sua comunicação é transparente e assertiva, pois seus traços são breves, sem floreios ou traços desnecessários. Com pouca paciência para detalhes, prefere ir direto ao assunto, de forma prática e objetiva, denotando foco em resultados.

Sua aptidão para se relacionar com equilíbrio e espírito de cooperação fica sinalizada na leve inclinação de suas hastes à direita. Quando inclinamos nossa escrita à direita significa que nos “inclinamos” na direção daquilo que nos desperta interesse, ou seja, vamos de encontro aos nossos objetivos.

O espaçamento equilibrado entre palavras e linhas indica boa capacidade de organização, planejamento e visão de longo prazo. Estes traços combinados com barras do T altas e inclinadas à direita sugerem pessoa ambiciosa e determinada, que cria metas e trabalha com firmeza para atingi-las. A firmeza do traço somado a estes aspectos vai desencadear indivíduo que defende bem seus pontos de vista.

Sendo uma escrita angulosa, pode-se dizer que esta pessoa é firme em suas decisões, demonstrando objetividade, praticidade e independência. Estes traços podem, entretanto, sinalizar, por vezes, certa intransigência na aceitação de novas opiniões e pontos de vista.

As linhas retilíneas e ascendentes sugerem ambição, determinação e firmeza diante dos propósitos. Decidido e pragmático, este indivíduo busca pelo caminha mais eficiente para alcançar metas, mas pode indicar pouco jogo de cintura para lidar com adversidades.

Sua agilidade e disposição para tomada de decisão está representada também no ritmo rápido de seus traços, que indicam rápida resposta aos estímulos externos. Também denota agilidade de ideias e bom potencial intelectual.

Por fim, a combinação de aspectos como ângulos, inclinação, firmeza e bom espaçamento de texto sugere um profissional com foco em resultados. Concentrar-se no resultado desejado de seu trabalho, estabelecer objetivos desafiadores e concentrar esforços para atingi-los ou superá-los são medidas fundamentais para o profissional que visa resultados, pois busca o caminho mais eficiente.

Conclusão: não há melhor nem pior, são apenas características. Empregados e empreendedores são fundamentais para o giro e desenvolvimento da economia. Se você tem interesse em mapear suas características pessoais e saber se são mais aderentes ao papel de empregado ou empreendedor, potencializando seus pontos fortes, uma análise grafológica de um simples texto escrito à próprio punho pode ajudá-lo bastante.

💡 Expert

Luciana Boschi: Psicóloga pela PUC, com 2 MBAs, especialização em Grafologia e 3 livros publicados sobre o assunto. Com mais de 20 anos em RH, já palestrou em diversos eventos da área e atua com Gestão de RH, Avaliação Psicológica e Perícia Grafotécnica. Diretora da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios, Embaixadora da Rede Encontro Empreendedor. Editora do blog SEXTOU, colunista do site O Segredo; autora da coluna Mercado de Trabalho do Jornal FOLHA RJ. Conselheira do Conselho da Mulher Empresária da ACRJ. Voluntária na Ong Viva Rio para Orientação Vocacional e Profissional. Sócia-fundadora e CEO da Dom Graphein Aceleradora de Talentos.

💡Dom Graphein

★No mercado desde 1998, a Dom Graphein é uma aceleradora de talentos e carreiras a partir da identificação de habilidades e competências.

★Oferece ainda cursos, oficinas e programas de treinamentos que visam construir equipes mais engajadas e produtivas a partir de ferramentas de avaliação de perfil e diagnóstico comportamental.

★Ganhadora de vários prêmios e certificações, como o Selo de Qualidade WEC: Fornecedor de Conteúdo. Eleita a melhor empresa participante do Café Sebrae Negócios/Dezembro/2016.

★Website: https://WWW.domgraphein.com

🔺Veja no QUIZ o que sua escrita revela: http://domgraphein.com/quiz-qual-profissao-se-encaixa-melhor-no-seu-perfil/

🔺Grupo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *