Conquista Editora – Topo

A importância da descoberta profissional para uma carreira de sucesso

Por joicevicente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Vamos analisar uma situação: Duas pessoas nascem em famílias da mesma classe social, escolhem o mesmo curso e a mesma instituição para graduação. Uma delas, dez anos depois está trabalhando em uma empresa com uma rotina desmotivadora, não ganha o que gostaria, se sente estagnada profissionalmente e não tem perspectiva de futuro, enquanto a outra pessoa se tornou referência em sua área de atuação, conquistou cargos altos, tem uma rotina empolgante, um retorno financeiro alto, ajuda e inspira outras pessoas no segmento em que atua.

O que diferencia essas 2 pessoas? Sucesso? Fracasso?

Não vou entrar no detalhe do que é sucesso, fracasso e felicidade, porque isso pode ser tema de um novo texto… Mas a minha intenção é fazer você refletir sobre a questão principal que chega para mim, através dos clientes: Como trabalhar com algo que me traga retorno financeiro e me realize profissionalmente? Qual é o melhor caminho profissional?

A essência do sucesso que vemos no mercado são profissionais que tem as habilidades necessárias para desempenhar a atividade que se propõe, tem o conhecimento técnico para desempenhar o que fazem e atitude, muita atitude para atingir seus objetivos, porque sabem onde querem chegar.

Sendo assim, o que diferencia as duas pessoas da história é a descoberta profissional. O profissional de sucesso possui o conjunto eficiente destes fatores que comentei acima (conhecimento, habilidade e atitude) aliados ao propósito de vida (ele sabe porque ele faz o que faz), que faz com que ele tenha metas, objetivos claros para levantar todas as manhãs e conquistar e de fato construir uma carreira de sucesso.

Para descobrir o melhor caminho profissional é necessário ter clareza dos seus talentos, motivações… É importante saber o que é mais importante para a sua vida!

Você concorda que o melhor caminho para mim pode não ser para você, não é mesmo?

Existem diversas técnicas e ferramentas que eu utilizo para ajudar os meus clientes, uma delas é leva-los a entender os critérios profissionais. Nós normalmente usamos 4 critérios para definir o que é mais importante profissionalmente. São eles: Ambiente de trabalho (que local você gostaria de trabalhar?), Atividades de Trabalho (o que você gostaria de fazer?), Rotina (como e quando você gostaria de trabalhar?) e Retorno (o que você quer obter do seu trabalho?).

Coloque os seus critérios no papel e comece a entender que caminhos, ou seja funções, profissões levarão você ao sucesso e felicidade.

Eu falo mais sobre isso em uma das 3 aulas do curso gratuito que eu criei para ajudar você a definir o caminho profissional de muito sucesso e realizações.

Para assistir basta se cadastrar no link e acessar o conteúdo gratuito do programa de Descoberta Profissional: https://carreira-em-movimento.club.hotmart.com/

Foco na Carreira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *