Hinode – 1

Dr. Rogério Marques alerta sobre perigo do carvão ativado para o clareamento dos dentes

Por Vanessa Haddad

Rogério A. Marques alerta sobre o perigo do carvão ativado para o clareamento dos dentes. Foto: Divulgação

Rogério A. Marques alerta sobre o perigo do carvão ativado para o clareamento dos dentes. Foto: Divulgação

Moda entre influenciadores digitais, uso pode deixar dentes frágeis e quebradiços. Promessa de dentes branquinhos de modo rápido, fácil e indolor está na pauta de muitas blogueiras e influenciadoras que passaram a indicar o carvão ativado como clareador dental, expondo experiências pessoais. Não se sabe exatamente quando o produto, que se apresenta como um pó de coloração negra, teve suas supostas propriedades clareadoras de dentes reveladas. Mas, como toda e qualquer experimentação, é preciso cautela na escolha. Nesse caso, há um ponto que não pode ser ignorado: não há comprovação científica da efetividade e segurança do método.

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, as receitas caseiras que utilizam bicarbonato de sódio, carvão, morango, casca de banana, suco de limão e casca de laranja, entre outros, não tem a capacidade de clarear os dentes.

“E mais do que isso, alguns destes produtos, contém substâncias corrosivas ou abrasivas, que são capazes de atacar a superficie dos dentes”, alerta o Cirurgião-dentista, Rogério A. Marques, graduado, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo, especialista em Implantodontia e pós-graduado em Harmonização Orofacial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *