Por Tânia Ribeiro
Com as eleições batendo na porta, em quase todo lugar que se vá, sempre tem alguém discutindo sobre politica.
Muitos defendem seu ponto de vista com unhas e dentes, e muitas vezes com a desculpa de “debate” o que querem mesmo é doutrinar o outro lado.
É tambem muito comum rótulos serem distribuidos , de maneira a separar as pessoas em grupos.
Por exemplo , no Brasil somos; Petralha ou coxinha, nos EUA Democrata ou republicano.
Um estudo da Associação Americana de Psicologia que analisou mudanças nas relações profissionais dos americanos nas ultimas eleições presidenciais, mostra que; Sem importar qual posição ou candidato que se defende:
-Discutir política no trabalho aumenta o estresse, cria rixas entre funcionários e produz um maior isolamento entre eles.
Essa pesquisa foi feita online, atraves de um questionário com 927 adultos empregados — E pelos resultados do estudo, dá pra ver que o debate político realmente aumenta a separação e o estresse:
Pelo menos 28% dos trabalhadores jovens (entre 18 e 34 anos) disseram que estavam estressados exclusivamente por causa do aumento de debates políticos durante o expediente,
Sobre a queda na produtividade; 19% disseram que a produtividade caiu muito desde que as discussões relacionadas às eleições dominaram os papos na hora do cafezinho.
24% também acham que a qualidade do trabalho foi pro chinelo, e 21% afirmaram que desenvolveram dificuldades para terminar o trabalho do dia por causa disso.
Observando algumas respostas, que sugerem a busca por isolamento : 54% das pessoas entrevistadas disseram que evitam discutir política com os colegas, e 20% também passaram a evitar colegas com opiniões diferentes para evitar embates.
Tambem é interessante notar que quase metade (47%) dos entrevistados, acredita que essa brigalhada toda não aconteceria no passado, sem as redes sociais. .
Agora, quer saber qual o lado mais briguento? Adivinha…nenhum! Pelo menos, a pesquisa não encontrou diferença expressiva entre os níveis de estresse entre quem é “coxinha” ou “petralha”, ao exemplo dos EUA.
Ou seja: não importa qual o posicionamento político,e sim o efeito negativo na saúde, depois de uma dessas brigas.
Sabemos que a política está presente em boa parte dos aspectos que rondam nossa vida.
E que nem sempre é possivel evitar discussões, porém, para manter a serenidade, todo esforço vale a pena.
Algumas praticas de meditação, contemplação da natureza, oração, e exercicios fisicos são bons recursos para reduzir o estresse.
Assim como ouvir uma musica relaxante, ler um bom livro durante os espaços de folga no trabalho, de forma a poder se desligar um pouco, são atitudes simples e muito bem vindas para manter sua paz, e sanidade.
Lembra que, situação politica sempre passa…Cuide bem do que é precioso, sua saúde e seu bem estar!!