Hinode – 1

Comunidade de designers do Rio pode eleger o seu primeiro representante na Alerj

Por Edir Lima

Foto: Socorro Araújo

Foto: Socorro Araújo

O designer Edelino Bobadilha comentou, nessa sexta-feira (28), o que pretende fazer caso seja eleito deputado estadual, nas eleições de outubro, especialmente para a comunidade de Designers do Estado do Rio de Janeiro. Segundo ele, a prioridade será o reconhecimento profissional da categoria.

“O reconhecimento profissional contribui positivamente com a produtividade assim como contribui com o clima organizacional”, analisou.

Edelino Bobadilha enumerou o que pretende fazer para a categoria de designers:

– Programa Design Empreenda;
– Programa Pitch Design;
– Curso de business coaching gratuito em parceria público-privado;
– Workshop de Negócios;
– Exposições nos principais museus do Estado do Rio de Janeiro;
– A redução da concorrência desleal com profissionais despreparados e sem conhecimento;
– Mais benefícios trabalhistas, incluindo melhores salários;
– Responsabilidade técnica pela atividade desenvolvida;
– Participação em processos licitatórios na esfera pública;
– Maior responsabilidade na formação dos designers no Rio;
– Maior nível na formação profissional;
– Novos códigos de conduta e padrões éticos para o bom exercício da profissão no Rio.

A luta por melhores condições para a categoria de designers é antiga. Confira o que Edelino Bobadilha já fez como cidadão comum e com uma participação ativa em defesa do design no Brasil e no Rio

– Coautor do Projeto de Lei 7520/2017 que regulamenta a profissão de Design Gráfico no Brasil;

“A regulamentação do exercício da profissão de Designer Gráfico é o sonho de milhares de designers de todo o Brasil, pois traz avanços para a categoria. Ficamos fortalecidos do ponto de vista legal, ganhamos reconhecimento. O mercado de trabalho passa a ser valorizado. O profissional passará a ter mais credibilidade e sofrerá menos o efeito de concorrências desleais. Sem falar na criação de benefícios trabalhistas para os designers, incluindo melhores salários. A união será fundamental para organizar a nossa categoria no país”, destacou Edelino Bobadilha.

– Coautor do Projeto de Lei 917/2018 que institui o Dia do Designer no Rio de Janeiro;

“O design tem papel fundamental como elo integrador entre a indústria e o mercado. A categoria precisava desse reconhecimento e valorização da sociedade. No Dia do Designer, vamos organizar palestras de empreendedorismo, exposições, workshops de negócios, bussiness coaching para os Designers, além de fomentar o Design nas escolas do município do Rio”, comentou Edelino Bobadilha.

– Coautor do Projeto de Indicação 5605/2018 que sugere ao Poder Executivo a criação do programa Educlube, visando estimular a educação.

O designer explica que, por meio das Leis de Incentivo a Educação e Cultura existentes (Lei do Bem, Lei Rouanet, entre outras) e de contrapartidas nos programas governamentais (linhas de crédito / investimentos – BNDES) será possível atrair parcerias da iniciativa privada (nacionais e regionais). Outro ponto é quanto a conversão destes pontos em produtos e serviços em benefício dos alunos, capacitação dos professores, bem como, benfeitorias: infraestrutura, ativos e materiais para as escolas. Tudo de forma autossustentável.

Acumulando os pontos, o aluno poderá fazer faculdade, cursos profissionalizantes, cursos de idiomas, trocar por computador, notebook, ou celular novo, ir ao cinema ou resgatar uma cesta básica. Os professores poderão se capacitar, fazer uma pós-graduação ou até viajar nas férias. As escolas poderão trocar os pontos por computadores novos, material didático ou até realizar obras de infraestrutura, sem ter que depender dos recursos públicos, por exemplo.

– Coautor do Projeto de Indicação 5606/2018 que sugere estímulos à criação de Polos Tecnológicos nos municípios brasileiros.

“Polos Tecnológicos se espalham em países como Estados Unidos, China, Japão e Coréia do Sul, concentrando importantes conglomerados e representando parcerias entre entidades públicas e privadas, com a criação de novos empregos e estímulo à reindustrialização das localidades onde se situam. Uma iniciativa que beneficiará milhões de brasileiros”, avaliou o Designer.

“Os recursos poderiam advir de Fundos de apoio à Tecnologia e Inovação, Federais e Estaduais, de emendas parlamentares e de entidades privadas, todos destinados à elaboração de políticas públicas, implementação de projetos tecnológicos, capacitação técnica e planos de ação voltados ao benefício da população. A finalidade seria atrair empresas de matriz tecnológica, como Startups, com a criação de novos modelos de negócios e geração de mão-de-obra especializada em prol do desenvolvimento econômico do município”, explicou.

O Designer ressaltou que a criação de polos de tecnologia vão gerar empregos, renda e capacitação técnica da população.

Edelino Bobadilha é candidato a deputado estadual pela primeira vez. Corumbaense e niteroiense de coração, empresário, designer, coach, consultor e profissional de marketing multinível. Mora há 10 anos em Niterói.

“Iniciei minha trajetória profissional aos 13 anos na Corporação de Patrulheiros de Mirim de Corumbá-MS, trabalhando na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na função de responsável pelo laboratório de informática. Tenho 33 anos e sou apaixonado por projetos sociais e pela arte de empreender, com foco em design e comunicação. Tenho amor pelo trabalho e pelo Estado do Rio de Janeiro”, observou.

O designer ressaltou que suas conquistas visam sempre o bem-estar, a educação e maior dignidade da população.

“Recentemente, conquistei, junto com o deputado federal Roberto Sales, através de Emendas Parlamentares, mais de $ 2 milhões para as áreas de saúde, cultura e educação de Niterói-RJ. Os recursos foram destinados para compras de equipamentos em hospitais, a exemplo do Hospital Universitário Antonio Pedro, Fundo Municipal de Saúde e Apae, como também fomento à cultura visando apoio na aquisição de equipamentos para Fundação de Arte. A medida beneficia também a área da educação, através da estruturação das unidades Pestalozzi”, disse.

Edelino Bobadilha explicou porque prioriza a educação e a saúde como prioridade no seu trabalho como ativista social.

“A população do Estado do Rio de Janeiro sofre muito com a falta de estrutura na saúde. Milhares de pessoas morrem por conta da falta de assistência porque não tem para onde recorrer. Como deputado estadual, quero lutar por isso. Quero conseguir recursos federais para a nossa população. Quero lutar por uma saúde mais digna, com mais estrutura, melhores profissionais, com salários e condições de trabalho mais digno”, comentou.

A educação também merece atenção especial do designer.

“Lutar por mais recursos para gerar melhor estrutura, reformas e construção de escolas, merenda, professores melhor remunerados. Afinal, a educação é a base para o crescimento do país”, frisou.

Como ativista social, Edelino Bobadilha já registra algumas conquistas, junto ao deputado federal Roberto Sales, para a população de Niterói e Iguaba Grande:

– Fundação Arte de Niterói: $ 1.399.965,93
– Pestallozzi: $ 350.000,00
– Hospital Universitário Antonio Pedro $ 250.000,00
– Fundo Municipal de Saúde Niterói: $ 150.000,00
– Apae Niterói: $ 150.000,00
– Fundo Municipal de Saúde de Iguaba Grande: $ 350.001,00

Presidente do Instituto Edelino Bobadilha Coelho (IEBC), o empresário consegue muitos benefícios para a população:

– Mais de 1000 famílias beneficiadas com os serviços gratuitos: atendimento médico, atendimento odontológico, atendimento jurídico, aferição de pressão, serviço social, psicologia, coaching, isenção de 2° via de identidade, isenção de 2° via de certidão de nascimento, isenção de casamento, corte de cabelo e bazar social;
– Mais de 100 jovens empregados no mercado de trabalho;
– Projeto de Zumba, nas comunidades da Vila Ipiranga e Nova Brasília, em Niterói-RJ;
– Projeto de Futebol, na comunidade do Pé Pequeno, em Niterói-RJ.

Você pode acompanhar o designer Edelino Bobadilha no facebook aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *