Cinemark – 2

Bobadilha apresenta projeto que cria Polos Tecnológicos nos municípios brasileiros

Por Edir Lima

Foto: Socorro Araujo

Foto: Socorro Araujo

O deputado federal Roberto Sales (DEM-RJ) recebeu recentemente sugestão de indicação parlamentar, que sugere estímulos à criação de Polos Tecnológicos nos municípios brasileiros. O pedido foi encaminhado pelo Designer Edelino Bobadilha. A solicitação foi imediatamente abraçada pelo deputado que apresentou o projeto de indicação 5606/2018, no último dia 13 de outubro, à Mesa da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O projeto é fruto de uma iniciativa de Edelino Bobadilha, fundador do Coletivo Brasileiro de Designers, Coletivo Brasileiro de Startups e Startup Tripoli Sistemas.

Segundo Edelino Bobadilha, o projeto de indicação combina centros de produção de alta tecnologia com reconhecidos institutos de ensino e pesquisa, vínculos operacionais com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), recursos humanos, laboratórios e equipamentos organizados e com predisposição ao intercâmbio entre os entes envolvidos para consolidação, marketing e comercialização de novas tecnologias.

“Polos Tecnológicos se espalham em países como Estados Unidos, China, Japão e Coréia do Sul, concentrando importantes conglomerados e representando parcerias entre entidades públicas e privadas, com a criação de novos empregos e estímulo à reindustrialização das localidades onde se situam. Uma iniciativa que beneficiará milhões de brasileiros”, avaliou o Designer.

Edelino Bobadilha lembra ainda que a Lei nº 13.243/2016, que instituiu o novo Marco da Ciência e Tecnologia do país, traz, como um de seus princípios, o desenvolvimento de parques e polos tecnológicos no Brasil.

“Seria possível ampliar e coordenar a política municipal de ciência e tecnologia e supervisionar sua execução nas instâncias que compõem sua área de competência, especialmente por meio de diretrizes gerais estabelecidas pela administração municipal e, quando aplicáveis, pelos governos do Estado e União”, acrescentou.

Edelino Bobadilha considera importante que tal política contemple a manutenção de intercâmbio com entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, para o desenvolvimento de planos, programas e projetos de interesse da área de ciências e tecnologia.

“Os recursos poderiam advir de Fundos de apoio à Tecnologia e Inovação, Federais e Estaduais, de emendas parlamentares e de entidades privadas, todos destinados à elaboração de políticas públicas, implementação de projetos tecnológicos, capacitação técnica e planos de ação voltados ao benefício da população. A finalidade seria atrair empresas de matriz tecnológica, como Startups, com a criação de novos modelos de negócios e geração de mão-de-obra especializada em prol do desenvolvimento econômico do município”, explicou.

Edelino Bobadilha ressaltou que a criação de polos de tecnologia vão gerar empregos, renda e capacitação técnica da população.

“A elaboração de novas diretrizes, planos de ação, realização de parcerias e captação de recursos, propiciaria a estruturação de Cidades Inteligentes através da criação de Polos Tecnológicos nos municípios”, comentou.

Segundo Edelino Bobadilha, o empreendedorismo é uma das formas de se gerar emprego e renda nos municípios, principalmente com o alto índice de desemprego. O designer avalia que os polos tecnológicos visam fomentar e capacitar empreendedores com projetos tecnológicos, como a criação de aplicativos, design, marketing digital e produtores de conteúdo audiovisual.

“Os pólos tecnológicos atrairiam empresas e negócios para os municípios, fornecendo infraestrutura, mão-de-obra qualificada, por meio de parcerias com instituições acadêmicas e oferta de cursos profissionalizantes, além de incentivos fiscais, promovendo empregos, renda e gerando impostos, com o surgimento de Startups tecnológicas”, analisou..

Você pode acompanhar o Designer Edelino Bobadilha no facebook aqui, ou o trâmite na Câmara aqui. Quanto maior o envolvimento da sociedade, designers e startups nesta questão, maior a chance da aprovação do projeto de indicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *