Hinode – 1

O que é plano de carreira?

Por joicevicente

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

O planejamento de carreira nada mais é do que o detalhamento de tudo que é preciso para você chegar onde você quer na sua carreira. É ele que fará você ter foco no dia a dia para alcançar resultados.

Esse planejamento pode ser de curto, médio ou longo prazo e deve conter de forma sistematizada todas as etapas, as atividades que você terá que fazer para alcançar o seu objetivo, com datas. Assim você conseguirá medir sua evolução.

Planejar é fundamental para evitar ser levado pelas circunstâncias, se frustrar e não sentir-se reconhecido e realizado.

Sabe aquela história… “para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve…”?

Eu tenho certeza que você não deseja qualquer caminho e sim o caminho que estará de acordo com seus objetivos de vida, que o levará ao sucesso e realização profissional.

O mercado está mudando, hoje em dia o planejamento da sua carreira quem faz é você e não a empresa. As empresas possuem os planos de desenvolvimento internos, mas você precisa se identificar com ele, ou seja, o plano da organização precisa estar dentro do seu plano de carreira.

Porque hoje você tem autonomia para decidir se quer empreender, mudar de área, ocupar uma posição de gestão ou técnica, entre outras coisas.

Ainda assim ouço todos os dias pessoas falando que precisam encontrar uma empresa com um bom plano de carreira. Será que é preciso encontrar uma empresa ou você mesmo pode fazer o seu plano? 

Lembre-se que você é o protagonista da sua vida e por isso não precisa depender de oportunidades e sim criá-las.

As empresas valorizam essa atitude hoje em dia também! É muito comum em uma entrevista a pergunta: – O que você tem planejado para a sua vida profissional nos próximos 5 anos?

Eu já atendi profissionais desesperados porque não eram felizes na posição em que atuavam. Um deles em particular trabalhava em uma multinacional há muitos anos, saiu do cargo de técnico para coordenador e deixou de atuar apenas com as máquinas para lidar com pessoas, o que foi um grande problema. Ele me disse que não gostava de liderar equipes e tão pouco de se comunicar no dia a dia, o que trazia muitos arrependimentos, porque onde ele queria estar era no seu cargo anterior. Segundo ele, o salário não compensava a quantidade de estresse que ele tinha.

Assim como ele, tenho diversos outros casos para contar, de pessoas infelizes pelo fato de deixarem o caminho profissional ser conduzido por terceiros. Desde a pessoa que é promovida para um cargo que desejava apenas pela parte salarial e depois não se identifica com as atividades, até a pessoa que faz tudo para se desenvolver e não recebe a oportunidade que deseja.

Se onde você está não lhe dá chances de seguir no seu plano, você vai buscar outro local e revisitar o seu plano atual.

Para desenvolver o seu plano e, então, definir o rumo da sua vida e carreira, a primeira coisa que precisa fazer é ter clareza de onde você está e saber onde quer chegar.

Depois escreva todas as suas metas e objetivos no papel. Comece de onde você está e siga pensando sequencialmente.

Exemplo: Eu sou analista e quero chegar a coordenação

  • Quando você desejar estar nessa posição? É uma meta de curto prazo?
  • O que você precisa desenvolver para ocupar essa posição? Uma pós graduação? Melhorar a gestão de pessoas e liderança?
  • Que atividades você precisa fazer então para alcançar a sua meta?

Vou deixar aqui o modelo de planilha que uso com meus clientes:

O plano de carreira é vivo, por isso deve estar sempre a mão para o seu acompanhamento. Então é importante tê-lo sempre bem pertinho de você, em uma planilha, no celular, em um quadro, no papel. Acompanhar periodicamente é avaliar o que está mudando, se as ações estão dando resultados, analisar a necessidade de mudança de datas e atividades.

Para criar o seu plano é essencial se conhecer, saber o seu objetivo, saber o que precisa desenvolver para chegar nele, planejar as ações com datas e monitorar.

Se você está em uma empresa e quer crescer, você tem condições de saber os pré requisitos para essa movimentação que deseja e incluir isso no seu planejamento. Quais as competências técnicas e comportamentais que o cargo que você deseja exige?

Hoje muitas empresas já possuem esse plano e isso é muito bom, mas tenha sempre o cuidado de calibrar o que você quer com o que é oferecido para você. O que não pode é você terceirizar a responsabilidade por sua vida e realização.

É claro que você precisa tirar um tempo para refletir e se conhecer bem para criar um planejamento que realmente vai te levar a realização, mas o fato é que precisa fazer.

O que você precisa para tirar esse plano da cabeça e colocar no papel? Vamos juntos!

Precisa de uma ajudinha para seguir com essa dica? Entre em contato conosco: http://www.carreira.vc/coaching-carreira/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *