Anthonia Helayel – Topo

O que é vício emocional?

Por Leandro Cunha

Criança isolada ou humilhada pode sofrer sérias consequências no futuro. Foto: ilustrativa

Criança isolada ou humilhada pode sofrer sérias consequências no futuro. Foto: ilustrativa

É muito comum falarmos de vício químico (em álcool, cocaína ou maconha). O que muita gente não sabe é que as pessoas também possuem vícios emocionais. Da mesma maneira que uma pessoa viciada em álcool busca saciar o seu vício, uma pessoa viciada emocionalmente também buscará, de forma desesperada, reproduzir essa atitude.

Vamos falar o que é o vício emocional?

Cada ser humano tem diversos vícios, e não há quem não tenha.
O próprio nome “vício” já sugere que se trata de algo ruim. Que tipo, então, de vícios existem?

Existem pessoas com vícios em problemas. Mesmo que tudo na vida da pessoa esteja bem, ela procura ter uma adversidade. Frente ao problema, o corpo produz cortisol, e o vício é satisfeito. Quando está tudo bem, ela dá um jeito de criar algum problema, se envolver nele e no estresse, então o cortisol é produzido, e o vício, saciado.

Há viciados em confusão, em briga, em solidão, em perder dinheiro, em ser abandonado, em ser traído ou em ser humilhado. Para cada variação emocional e sentimental, existe uma combinação de hormônios e neuro-hormônios. Para cada sentimento do ser humano, o corpo produz uma química proporcional, que os cientistas chamam de moléculas de emoção ou de sopa química.

Legenda da Foto: Crinça isolada ou humilhada pode sofrer sérias consequências no futuro. Foto: ilustrativa

Qual o seu vício?

Há pessoas que se enxergam recomeçando. Caem, tropeçam, têm seus problemas, recomeçam e, quando superam, caem de novo. As pessoas encontram-se constantemente em meio a um ciclo de autossabotagem provocada por vícios emocionais. Talvez você não tenha nascido geneticamente viciado, mas provavelmente aprendeu a ser assim na infância.

Todos os estímulos que são vistos, ouvidos e sentidos durante a fase inicial da sua vida provavelmente serão reproduzidos ao longo da sua adolescência ou da fase adulta. Se seu pai gritava com você e humilhava-o, certamente isso lhe produziu a química do medo, da humilhação e, no futuro, você buscará inconscientemente pessoas que também lhe façam sentir a mesma coisa: sentir e produzir química do medo e da humilhação.

Faça um teste emocional e reconheça seus vícios e Nível de inteligência Emocional.

Mande e-mail para especialistaemocionalrj@gmail.com

Leandro Gonzaga
55 21 96478-6121
Diretor
www.medivitale.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *