Hinode – 1

Inteligência emocional: Da teoria à prática

Por Leandro Cunha

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Vamos abordar hoje a forma que entendemos e praticamos a Inteligência Emocional. O objetivo principal é mostrar a todos como reconhecer suas próprias emoções, para que desenvolvam controle e resiliência emocional. Além disso, aumentar a capacidade de detectar seu próprio estado emocional e dos outros, de forma prática e eficaz.

O que é inteligência Emocional?

É a capacidade de perceber e administrar as emoções.

Por que?

Ser Feliz, AGIR x REAGIR.

Conjunto de seis pilares da Inteligência Emocional

– Autoresponsabildiade

– Autopercepção das Emoções

– Percepção das Emoções dos outros – EMPATIA

– Gerenciamento das emoções

– Foco

– Ação

Ciclo das cinco emoções básicas

– Medo

– Raiva

– Tristeza

– Alegria

– Amor

Quando temos consciência dos pilares e agimos, focando e com ações, e conseguimos enxergar o caminho que precisamos dentro do ciclo básico das emoções, podemos identificar o sentimento no qual nos encontramos, e mudar a forma do estado emocional.

Quando, por exemplo, estamos com raiva, já passamos pelo processo do medo, medo de ser rejeitado, medo de ser abandonado, medo de errar, medo de ser julgado, medo que algo dê errado, ou algo no qual já passamos e ainda nos gera medo, conforte seus medos. A raiva vem de forma a mostrar o porquê estamos sentindo o medo. Procure identificar a fonte da sua dor ou medo. Entre em contato com seus sentimentos, use esse momento de raiva para descobrir mais sobre si mesmo.

A tristeza faz parte da nossa vida. É a informação que o cérebro emocional está passando de que precisamos mais ainda de atenção, pois pode estar mostrando que algo já está além da raiva. Não deixe ela direcionar seu olhar para o caminho mais difícil, use-a como um alerta e como ela pode ser sua amiga. Ouça suas emoções. Todos nós precisamos olhar para as dores que fazem parte da nossa história de vida.

A felicidade vem para nos tirar de estados emocionais anteriores. Para mostrar o quanto podemos ser otimistas, e podemos nos livrar de velhos padrões e com uma nova atitude de vida muito mais leve, livre e flexível, além de encontrar o pilar principal da vida e das emoções, o AMOR.

Benefícios da Inteligência Emocional

– Aumento da autoestima e autoconfiança;

– Redução de conflitos em relacionamentos;

– Direcionamento competente das emoções;

– Aumento do nível de comprometimento;

– Senso de responsabilidade;

– Enriquecimento dos relacionamentos interpessoais;

– Equilíbrio emocional;

– Aumento de nível de felicidade;

– Superação de barreiras;

– Clareza nos objetivos;

– Diminuição no Nível de Estresse;

– Melhora na tomada de decisão;

– Aumento de qualidade de Vida;

– Maior realização pessoal, familiar e profissional;

No próximo artigo iremos falar sobre os vícios emocionais.

 

Biografia - Lendro CunhaLeandro Cunha
Profissional com mais de 19 anos com desenvolvimento humano, formado em Leader and Professional Coach, Mental Coach, Especialista Emocional formado pela Sociedade Brasileira Emociona – SBIE, Practitioner em PNL e escritor no MCV..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *