Hinode – 1

Fugir ou lutar

Por Vera Barbosa

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Algumas pessoas estão muito envolvidas com alguns momentos do seu passado e não conseguem se desprender dele; outras, estão preocupadas com seu futuro e com os fatos que podem ou não acontecer…

Isso acarreta uma ansiedade tremenda, são aquelas perturbações  constantes que ora vem de si próprio, ora de terceiros.

A vida aborda tantas coisas e pessoas, como família, amizades, relacionamentos, amor, estudo, profissão, carreira, espiritualidade, crenças e valores. Viver implica em fazer escolhas,  trilhar caminhos e lidar com os imprevistos como a frustração por não ter acontecido o planejado, ou por simplesmente não ter ocorrido nada. Então, ou você continua sofrendo com seu emocional abalado ou você aprende a mudar o rumo da sua vida.

Parece que ao lidar com suas frustrações cada indivíduo ergue um muro, um escudo gigante e, por trás, arremessa todas as verdades doídas e inverdades. Entenda: a vida é Sua, são suas escolhas e tentativas, são  suas verdades.

É necessário reciclar o nosso lixo emocional, transmutar sentimentos negativos e aprender a lidar melhor com nossas inquietações e limitações para entrarmos mais leves em um novo ciclo de vida. Para que haja renovação verdadeira, de dentro para fora, é indispensável reavaliar a nossa percepção dos fatos, mas o principal de tudo, para qualquer primeiro passo é nos aceitarmos como somos, momento este de “insights” para toda mudança verdadeira, pois, a partir da auto aceitação, poderemos promover as mudanças que forem necessárias.

Chega uma hora em que é preciso recuar e analisar se vale a pena continuar aquele caminho, aquela escolha ou até mesmo parar para procurar e recuperar o ânimo e motivação que  parecem ter sumido por completo.

Nessas horas o que precisamos é de incentivo, de ajuda, para ser lembrado do nosso potencial, que sempre duvidamos apesar de saber que ele existe.

Deixa eu te fazer uma pergunta. O quanto você se conhece?

É uma pergunta que parece boba mas, você já parou pra pensar na importância do autoconhecimento?

Ter um autoconhecimento profundo sobre nos  permite exatamente  que a nossa vida seja coerente com aquilo que somos no nosso interior. E uma vez que passamos a viver alinhados com isso, não há outro caminho que não o do sucesso, em todas as áreas da vida.

Neste processo de autoconhecimento concluímos que não somos os papéis sociais que exercemos, nem a percepção das pessoas a nosso respeito. Do mesmo modo, não somos a identificação engessada que criamos de nós mesmos, o que geralmente tem função de máscara protetora e escudo de defesa para nos agarrarmos a uma imagem idealizada.

Geralmente a imagem que idealizamos para nós não corresponde integralmente com que de fato somos. Essa vem à tona diante de experiências catalisadoras que nos colocam frente a comportamentos automáticos e emoções disfuncionais que precisam ser prontamente trabalhadas. O problema é que muitas vezes culpamos os outros e não admitimos que é uma questão nossa.

O descontrole emocional é normalmente acompanhado por arrependimentos que muitas vezes são irremediáveis. Impossível voltar atrás no tempo no que foi dito ou feito. Ações impensadas e precipitadas podem desgastar ou mesmo arruinar nosso campo relacional, bem como a vida pessoal, afetiva, profissional e social.

Com o autoconhecimento desenvolvido, teremos mais segurança e assertividade nas decisões da vida. Passamos a ver e viver a vida com mais clareza, tanto no pessoal quanto no profissional. Passamos a ser uma pessoa, íntegra no trabalho, em casa, com a família e com os amigos. Esse comportamento te faz uma pessoa mais verdadeira e cativante. Você entende que as suas decisões são suas e os outros que precisam lidar com as frustrações deles.

A partir do momento em que nos conhecemos bem, temos a oportunidade de quebrarmos padrões de comportamento destrutivos, melhorando as relações de uma forma geral, potencializando o alcance dos resultados e realização de sonhos. Nossas reações ficam equilibradas, proporcionais e adequadas as mais diversas situações.

E sabendo de tudo isso, passamos a viver com mais qualidade de vida, diminuindo a ansiedade, com maior autovalorização pessoal e um amor próprio inabalável.

Então aventure-se na autodescoberta, desperte e descubra as dimensões do seu interior.

Viva……

 

minha foto jornal cópia

VERA BARBOSA

Master Coach Executive Bussiness com Certificação Internacional- EUA; Colunista da Folha do Rio de Janeiro; Graduada em Administração – Processos Gerenciais; Formação em Programação Neurolingistica-PNL; Hipnóloga com Certificação pela University Humanistic of the Americas; Especialista em Saúde e Espiritualidade; Aconselhamento Motivacional, Desenvolvimento Pessoal e Análise Comportamental ; Formada em Shiatsu Emocional;  Escritora – Coautora do livro “A Arte da Superação”, Autora do livro “Permita-se”. Atua como Coach Sensorial aliado a seis terapias (Shiatsu Emocional, Reik, Reflexologia, Barra de Acess, Cromoterapia e Aromaterapia), Pioneira no Brasil no atendimento de Coach aliado as seis terapias;  Consultora, Palestrante e Trainer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *