Anthonia Helayel – Topo

Sonho x Realidade: o jovem e os desafios do ensino superior

Por Redação

Professor Francisco Almeida cita pontos importantes da vida acadêmica. Foto: Divulgação

Professor Francisco Almeida cita pontos importantes da vida acadêmica. Foto: Divulgação

No começo da vida acadêmica o jovem está cheio de vigor e motivação para ganhar o mundo, repleto de sonhos e expectativas, que a maioria das vezes se tornam um pesadelo. Revoltado, triste e por vezes com raiva de tudo aquilo que ele esperava que fosse acontecer e não aconteceu.

Essa é a realidade de muitos profissionais de hoje em dia, que são frustrados com o cenário que até então não conheciam de suas carreiras e profissões. Tal rancor se dá devido a tanto esforço e entrega que tem que ter para se formar, e quando isso acontece passam por um dos maiores traumas da vida, de um formando de sucesso, que encarou um TCC, seminário, noites sem dormir e as economias básicas que fizera para pagar os estudos. E após tudo isso se vê como apenas mais um no mercado, passa de um herói da família para mais um na estatística.

Mesmo sendo um terror, infelizmente ou felizmente todas as pessoas que querem alcançar o sucesso tem que passar pelo que o Professor Francisco Almeida chama de a “Fronteira de Fogo” que é o largo e longo caminho de batalhas até alcançar “O Seu Lugar de Destaque”. É fundamental atentar-se a algumas dicas para superar esse período.

É fato que muito da realidade da vida universitária não é dito ao calouro, e não se aprende na universidade. Como por exemplo terminar relacionamentos. Amizades e namoros que fazem parte do processo de vida, na universidade e início de carreiras eles são frequentemente deixados “de lado” e é aí que se vê o coração e o cérebro digladiarem. As coisas mudam a todo instante, e as pessoas tendem a sempre oferecer resistência a essas mudanças, mas é necessário que haja uma preparação, pois, essas mudanças serão continuas. Também não é ensinado que muitas coisas da vida só passarão a fazer sentido depois de muito tempo.

Para chegar no alto tem que começar de baixo, tem que crer na sua força pessoal, as vezes é preciso recomeçar 4 vezes até acertar, e infelizmente isso não te ensinam. Outra coisa que não é dita, mas é fato, é que talento, não existe faculdade que ensine. E tanto o talento, perseverança, coragem e instintos são habilidades extremamente profundas e pessoais, e as pessoas acreditam que no início da vida acadêmica e profissional, será injetado no saber. Isso até pode acontecer, mas não será com metodologia científica, e sim com experiências adquiridas com a vida.

Ao longo dos anos na universidade, há diversas coisas que também não são ensinadas, mas todos têm que aprender, como por exemplo: Lidar com pessoas ruins e desonestas, lidar com as diferenças, aprender a superar desafios e não desistir tão rápido das coisas, aprender a levantar depois de um “tombo”, são fatores essenciais na vida do estudante. Outra regra é entender que se não houver dedicação e não estudar de fato, no máximo a pessoa sairá de lá só com um diploma, e não vai ter conquistado absolutamente nada.

Para o professor Francisco Almeida, a grande verdade é que não existe um manual exato para se projetar a carreira dos sonhos e sim muito planejamento e a grande habilidade de tirar lições do passado do presente para um futuro melhor. Sabemos que para se alcançar o sucesso temos que ultrapassar alguns limites, e para isso devem ser criadas metas com base em nossos objetivos.

Sobre o Professor Francisco Almeida:

Palestrante há mais de 10 anos, o professor Francisco Almeida vem conquistando espaços cada vez mais importantes nesse mercado. Com temas que abordam liderança, gestão de pessoas, vendas, desenvolvimento humano e empreendedorismo, tem sido frequentemente solicitado nos maiores eventos corporativos do Brasil.

Graduado em Comunicação Social-Jornalismo com MBA em Gestão de Pessoas, o estudo sempre foi um grande aliado para satisfazer sua sede de conhecimento. Ao longo dos anos, além do ensino superior pode agregar uma infinidade de aprendizados com cursos que vão de gestão empresarial até programação neorolinguística.

Durante sua vida profissional foi diretor escolar e atualmente é sócio fundador dos centros de treinamento Flex Company e Dr. Ensino em São Paulo. O professor Francisco Almeida leva para suas palestras novos métodos de como se comprometer com a carreira e motivar cada profissional afim de os tonar mais produtivos e preparados para o mercado de trabalho.

“Acredito que meu trabalho se encaixa perfeitamente a pessoas comuns que tenham um desejo absurdo de crescer profissionalmente, de se achar no mercado de trabalho e de aprimorar suas habilidades pessoais e profissionais”.

Suas palestras e treinamentos trazem o que há de mais moderno e inovador nas áreas de empreendedorismo e autoconhecimento, e como marca pessoal, trazem muita verdade e conhecimento de uso na pratica em sua própria vida de gestor e empresário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *