Conquista Editora – Topo

A arte de escutar

Por brunabarioni

Latino Life

Latino Life

Você já deve ter ouvido a frase: ” Você não escutou quando eu te disse isso?” ou ” Eu já te falei isso hoje no café!” e talvez “Marcamos isso no final de semana passado!”

Existem diversas frases deste tipo que você já ouviu de alguém ou falou para alguém.

Esta semana decidi refletir sobre a importantíssima arte de escutar, dar devida atenção ao que as pessoas estão falando para nós.

Essa falta de atenção com as coisas que acontecem à nossa volta, com as informações que as pessoas nos passam o tempo todo não é um problema só do século 21. Isso não é só culpa da tecnologia dos smatsfones, tablets ou do 4G turbinado. Isso já vem desde os nossos avós, afinal, se nos comunicássemos tão bem antes, não teríamos tantos problemas interpessoais hoje.

Tudo bem que isso potencializou nos últimos tempos, pois, a todo tempo recebemos vídeos, correntes e textões em nossas pequenas telas e quando ficamos sem armazenamento disponível nos desesperamos.

Imagine uma situação:

Você vai a uma sessão de terapia e tem a sensação que o profissional simplesmente não está te dando atenção, não te olha nos olhos, e toda vez você tem que ficar repetindo as coisas que acontecem. Não é uma sensação legal, afinal, aquilo que você está contadno é de extrema importância para você.

Agora reflita se você costuma fazer isso com seus familiares, amigos, parceiros de trabalho e etc…

Muitos de nós somos tão egoístas que não sabemos dar importância para as experiências das pessoas à nossa volta. Sempre temos uma situação melhor ou pior e quando vemos já estamos falando das nossas próprias experiências.

Existem dois tipos de escuta:

Escuta com Download – Enquanto a pessoa esta contando para nós o que ela precisa, nós, em nossa mente, já estamos criando uma linha de raciocínio das nossas experiências que já estão prontas para serem ditas. Simplesmente paramos de prestar atenção no que a pessoa está falando e em muitos casos acabamos interrompendo o nosso interlocutor e atropelamos toda a conversa.

Escuta Atenta –  Prestamos atenção em cada detalhe da história, criamos uma linha de raciocínio baseada nos fatos que a pessoa vai contando, dando a ela tempo para que nos diga tudo o que precisa. E então ao final começamos a falar sobre o assunto.

Você pode pensar que a escuta atenta poderá fazer com que seu pensamento e sua capacidade de resposta fique mais lenta, mas é ai que você se engana.

É muito mais fácil e rápido resolver um problema de matemática se temos todas as informações à nossa disposição, pois se estiver faltando alguma, provavelmente daremos uma resposta errada ou muito mais demorada.

Sendo assim, escutar atentamente e dar tempo para que as pessoas falem faz com que você tenha o máximo de informações para que você possa guardar o que realmente precisa e se necessário ajudar a pessoa que está falando.

Então, que tal essa semana praticarmos a escuta atenta e disseminarmos ela por nossas relações?

Um grande Abraço,

Bruna Barioni – Master Coach

R&B Coaching e Associados

Da inspiração à Conquista

.Design sem nome (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *