Hinode – 1

Doses homeopáticas para eliminar a ansiedade

Por Redação

Fórmulas naturais ajudam a combater a doença, considerada o “Mal do Século”  - Foto: Divulgação

Fórmulas naturais ajudam a combater a doença, considerada o “Mal do Século” – Foto: Divulgação

Inquietude, fadiga, dificuldade de concentração ou problemas de memória, e irritabilidade são alguns dos sintomas da ansiedade.

De acordo com um levantamento realizado pelo site americano WebMD, as doenças da ansiedade afetam 18% da população dos Estados Unidos.

Já no Brasil, aproximadamente 12% da população sofre desse malefício, segundo os dados do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Isso significa dizer que quase 24 milhões de brasileiros são acometidos por ansiedade patológica (e não meramente ansiosos).

Se uma pessoa passa a sentir os sintomas citados acima com frequência, é bom ficar atento, alerta Eliete M M Fagundes, terapeuta homeopata e coordenadora do curso de Formação em Ciência da Homeopatia do Instituto Tecnológico Hahnemann/Homeobrás.

Ela adverte que o problema pode desencadear depressão, transtorno do pânico, doenças cardiovasculares ou AVC.

“A ligação está nos próprios sintomas que essas desordens desencadeiam. Os sintomas são como uma preparação do corpo para fuga de uma ameaça real. A adrenalina provoca alterações fisiológicas, que preparam o indivíduo para o enfrentamento desse perigo”, lembra.

Entre os exemplos a especialista cita o aumento da frequência cardíaca (com concentração do sangue na cabeça e membros), ampliação da frequência respiratória (hiperventilação), ressecamento da boca, sensação de falta de ar (ocasionada pela não estimulação dos nervos sensitivos intranasais) e medo de morte eminente.

A ANSIEDADE ESTÁ NO NOSSO DIA A DIA

A terapeuta aponta também que fatores como preocupações cotidianas, choques emocionais, frustrações, insatisfações, pressão no trabalho ou na vida social são alguns dos gatilhos que originam ansiedade.

Mas a boa notícia é que o problema pode ser tratado com fórmulas naturais.

“Elas não são nocivas à saúde e a pessoa pode se livrar dos pensamentos doentios, clareando seu raciocínio. Além disso, ela pode voltar ao estado de equilíbrio de forma rápida, suave e duradoura”, pontua.

E acrescenta: “Isso porque o tratamento homeopático reduz consideravelmente os efeitos provocados pelas crises, tais como insônia, alergias de pele ou mesmo respiratória, sudorese e cansaço muscular”.

Eliete sugere para as pessoas muito ansiosas o uso de Gelsemium Sempervirens, uma videira entrelaçada que apresenta efeitos sedativos, analgésicos e anticonvulsivos, além das Thuya occ., Sulphur e Calcarea Carbon.

“Há uma infinidade de fórmulas que trabalham características específicas da personalidade. Estudos comprovam que a planta reduz os sintomas causados pelo estresse, como medo e ansiedade, sem provocar sedação ou efeitos colaterais”, ressalta.

Por fim, a homeopata lembra que a ansiedade é algo inerente ao ser humano. “Contudo, é preciso ficar atento às causas e aos sintomas, para identificar se isso está prejudicando a vida e a rotina da pessoa”.

Serviço: Instituto Tecnológico Hahnemann/Homeobrás – www.homeopatias.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *