Hinode – 1

Dan expõe sua arte no Espaço Cultural Correios de Niterói

Por Edir Lima

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Até o dia 14 de julho, o Espaço Cultural Correios, em Niterói, realizará uma exposição do chargista Daniel Souza da Silva, conhecido como Dan. Serão mais de 30 caricaturas de personalidades do Brasil e do mundo, desenvolvidas na técnica de pintura digital.

Morador de comunidade carente e aluno de escola pública, Dan começou sua carreira aos 16 anos, fazendo seus trabalhos à caneta para serem publicados em jornais. Seu talento foi logo reconhecido e prestigiado pelos veículos de comunicação. Charges e caricaturas de Neymar, Xuxa, Chaves, Michael Jackson, Zico, Anitta, Zeca Pagodinho são destaques no seu portfólio.

Requisitado profissionalmente, Dan passou por vários jornais, entre eles, A Tribuna de Niterói, O Fluminense, Jornal Extra, Jornal do Brasil, O Dia, O São Gonçalo, Jornal dos Sports, entre outros.

Morador de comunidade carente e aluno de escola pública, Dan coordena o “Desenhando o futuro”, projeto que visa ensinar técnicas de arte a crianças e adolescentes de escolas públicas e comunidades de Niterói.

“Criei esse projeto na intenção de incentivar aqueles que têm talento para a arte. Fui criança carente, morei em favela e sei o quanto somos esquecidos. Fico feliz em saber que estou deixando um bom legado”, avalia.

Dan ressalta que charges e caricaturas podem enriquecer conteúdos jornalísticos.

“Essas imagens, muitas vezes, traduzem a essência da reportagem. A charge é mais difícil de ser aprovada, pois pode sofrer algum tipo de censura. Já a caricatura é mais aceita por ser engraçada. Infelizmente, muitos editores preferem as fotos por serem financeiramente mais viáveis”, analisa.

O Espaço Cultural Correios fica na Av. Rio Branco, 481, Centro, Niterói (em frente à Estação das Barcas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *