Hinode – 1

7 pilares para uma vida mais feliz

Por Aline Saramago

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Alguns países avaliam o FIB (Felicidade Interna Bruta) para mensurar o quão felizes estão os seus habitantes. Que tal você avaliar a sua vida agora mesmo e de quebra melhorá-la em instantes? Selecionei e adaptei os pilares do FIB para você fazer um checkup e levantei alguns pontos para você refletir. Vamos a eles?

1. Como você avalia o seu desenvolvimento intelectual?

Primeiramente, você concorda que estamos nessa vida para evoluirmos, tanto como indivíduos como quanto espécie, certo? E o conhecimento é fundamental para esse fim. Além disso, aprender pode ser divertido e nos poupa de muitos sofrimentos desnecessários, seja por insistência nos mesmos erros, seja por não aproveitar oportunidades por desconhecimento. Que coisas você gostaria de aprender? Faça uma lista. E priorize nessa busca. Se você fosse escolher apenas uma coisa que tem interesse em aprender, agora mesmo, qual seria? Comece por aí o seu desenvolvimento!

2. Como você avalia a sua felicidade e plenitude?

Se sentir bem, feliz e pleno é algo que poucas pessoas sentem. Isso porque muitas vezes somos duros com nós mesmos e exigentes com os outros. E então, desmerecemos as coisas boas que acontecem e maximizamos o que é negativo. Que tal recomeçar a construção desse pilar em sua vida? Qual é a sua queixa principal hoje? Será que você consegue ver essa situação de uma outra forma? No que você deveria estar focando de bom e que não está focando?

3. Como você avalia a sua vida social e os seus relacionamentos?

É impossível sermos realmente felizes sem bons relacionamentos. E, para isso, você não precisa ter um (a) super amigo(a) ou estar casado(a), embora isso possa ser positivo sim. Mas você pode simplesmente tomar a decisão de resolver conflitos atuais no trabalho ou no dia a dia, ou até mesmo, aquelas situações familiares que você empurra com a barriga e que são desagradáveis. Um psicólogo que também é coach especialista em relacionamentos, por exemplo, pode ajudar você a solucionar essas questões inclusive rapidamente.

4. Como você avalia a sua saúde?

Você já viu pessoas que estão doentes, estarem felizes? É mais difícil, não é mesmo? Então se cuide. Fortaleça o seu corpo, busque os médicos, a alimentação ou os exercícios que vive adiando. Dê um passo na direção do seu bem estar. Isso vai ajudar você na sua felicidade global.

5. Como você avalia o seu financeiro?

Você tem metas financeiras? Tem estado no verde ou no vermelho? Cuidar da carteira também nos poupa de muito estresse. Busque soluções, caso precise. Há muitos especialistas que podem ajudar, em todas as áreas. Lembre-se disso e cultive uma vida financeira mais próspera.

6. Como você avalia a sua carreira?

Satisfação na carreira para alguns é algo impensável. Só que não. Acredite: Cada vez mais pessoas trabalham com o que querem e amam. Pode ser desafiador deixar uma carreira que se construiu para trás, mas não é impossível. O primeiro passo é ter a consciência de que algo precisa mudar. E então, peça ajuda. Somos seres sociais, humanos. E precisamos uns dos outros para atingir os nossos objetivos. Conta comigo para o que precisar nessa área e em relacionamentos.

7. Como você avalia o seu lazer?

Quando foi a última vez em que você tirou férias? Você faz o que você mais gosta no seu tempo livre? Muitas pessoas relatam que deixam de fazer um monte de planos por conta do financeiro, mas aí ficam anos e anos sem realizar seus sonhos e objetivos de lazer. Não esqueça deles, pois é muito importante tirar esse tempo para espairar. Nem que seja algo simples e barato como ler um livro.

Revisite este checkup de tempos em tempos. Vá dando um passo de cada vez. Melhorando detalhes aqui e ali, você perceberá mudanças mais profundas na sua vida. Só é preciso começar. Comenta aqui quando você vai começar a colocar esses pontos em prática e se comprometa comigo com uma ação apenas. Estamos juntos.

Com carinho,

Aline Saramago

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *