Uninter – 1

Roberto Sales indica criação de Centro Regional de Cães de Faro no Porto do Rio de Janeiro

Por Edir Lima

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Roberto Sales (DEM/RJ) apresentou, no último dia 12, a indicação de nº 5144/2018, que sugere ao Ministro de Estado e Transportes, Porto e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira, a criação de um Grupamento Canino Portuário da Secretaria Nacional de Portos, a localizar-se no Porto do Rio de Janeiro. A demanda foi solicitada pelo Presidente dos Guardas Portuários do Rio de Janeiro, Dejacy da Conceição.

De acordo com o texto, a Portaria nº116/2010 criou o Centro Nacional de Cães de Faro da Receita Federal do Brasil (CNCF K9 RFB), em Vitória, no Estado do Espírito Santo, para atuar no combate à evasão de divisas e ao tráfico de drogas, prevista pela portaria, visto que a 7ª região Fiscal contemplou além do Espírito Santo, também o Rio de Janeiro, que poderia ser o Centro Regional. Entretanto, essa criação ainda não ocorreu o Rio de Janeiro.

O Departamento de Polícia Federal (DPDF), vinculado ao Ministério Extraordinário de Segurança Pública, possui programa específico, com canis nos aeroportos de Viracopos e Garulhos, em São Paulo, onde a equipe K9 realiza operações de prevenção e repressão à lavagem de dinheiro e ao tráfico ilícito de entorpecentes e drogas.

Roberto Sales destaca que a Secretaria Nacional de Portos possui a vocação para sediar um Grupamento Canino Portuário embasado em programas específicos com canis, nos moldes já existentes da Receita Federal e da Polícia Federal.

“A multiplicação de centros regionais de Grupamentos Caninos fará com que a fiscalização seja mais eficaz, proporcionando maior segurança aos portos e reprimindo com presteza a delinquência que atua nos portos brasileiros, em especial no Porto do Rio de Janeiro, devido a sua proximidade com territórios dominados pela violência e o crime organizado reinante na cidade” avaliou Roberto Sales.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *