Uninter – 1

A importância da manutenção das construções

Por edsonaraujo

Defesa Civil e Departamento de Estradas de Rodagens do DF realizam fiscalização em viaduto próximo ao que desabou há uma semana na região central de Brasília (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Defesa Civil e Departamento de Estradas de Rodagens do DF realizam fiscalização em viaduto próximo ao que desabou na região central de Brasília (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Anualmente, o custo dispendido com a operação e manutenção das edificações é cerca de 1 a 2% do custo inicial da mesma. Considerando-se a vida útil de uma construção este valor pode até mesmo superar o custo total da construção. Por isso é de grande importância as atividades de manutenção das edificações para que a mesma não seja retirada de uso precocemente. A manutenção periódica não deve ser negligenciada, pois se assim for, pode-se incorrer em acidentes aos usuários e condições inaceitáveis de uso e habitabilidade.

Recentemente, em Brasília, um importante viaduto sobre a Galeria dos Estados desabou, devido à grande quantidade de infiltrações, e por se tratar de uma estrutura antiga. Diversas solicitações de vistoria para a estrutura foram feitas, mas não foram atendidas pelas autoridades, culminando neste acidente. Segundo o desabafo do engenheiro responsável pelo cálculo estrutural, o mesmo disse: “50 anos sem proteger cabos, não dá!”.

Os serviços de manutenção devem ser planejados, e um orçamento para a realização da mesma deve ser adequadamente previsto. As manutenções deverão ser sistematizadas, ou seja, deve haver procedimentos organizados para que a mesma possa ser administrada. Diversos acidentes podem ocorrer se os reparos no edifício ou construção forem executados sem a aprovação de um profissional técnico legalmente habilitado, se houver uso inadequado da edificação, ou execução de obras irregulares. Embora a manutenção das edificações seja obrigatória, a mesma não é realizada, ou quando é feita, não é de forma adequada. Com a regulamentação da lei da Autovistoria, torna-se fundamental um olhar cuidadoso com a manutenção predial, pois periodicamente o cenário do estado de conservação da edificação será avaliado, e o sucesso da atividade depende muito de uma boa manutenção periódica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *