Conquista Editora – Topo

Como lidar com a timidez?

Por Aline Saramago

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Muitas pessoas se dizem tímidas e sofrem com isso. Realmente, a timidez pode prejudicar relacionamentos e também atividades como lazer, estudos e carreira, haja vista apresentações em público e a socialização com os demais. E aí, o que fazer?

A timidez pode ser uma forma de proteção ou um necessário tempo pessoal para se adaptar a situação, ambiente ou pessoa(s) nova(s). Acontece que, quando esta timidez faz com que você evite pessoas e se esquive dos contatos sociais, pode fazer com que você perca muitas oportunidades para se desenvolver como pessoa e conquistar seus objetivos pessoais e profissionais.

Atribuir e reforçar esse rótulo em si mesmo, se considerando uma pessoa tímida, pode fazer com que você se sinta cada vez mais ansioso, nervoso e inadequado, o que leva inclusive a reações no corpo, como suor excessivo, batimentos cardíacos acelerados, gagueira, dores e desconfortos. Essa situação pode levar a um sofrimento intenso e, consequentemente, você começa a isolar-se cada vez mais.

Recomendo a você que busque resolver essa situação, afinal, muitas oportunidades poderão estar sendo perdidas por conta desse mecanismo que você aprendeu para lidar com as situações. Sim, foi aprendido e você pode desenvolver habilidades ou atitudes que lhe ajudem mais no dia a dia.

Ocorre que o mecanismo que você aprendeu no passado está distorcido e provavelmente teve início com sentimentos de inadequação e insegurança, ligados desde a questões pessoais (experiências e formas de pensar distorcidas, por exemplo), a expectativas e padrões culturais impostos (ligados a aparência e formas de ser e estar no mundo “ideais”). A ótima notícia é que é possível enfrentar e superar!

O primeiro passo é perceber que há essa dificuldade.

O segundo passo é buscar soluções, o que engloba orientações de amigos, familiares e/ou profissionais.

Então comece agora mesmo a buscar soluções, no Google mesmo, saiba como outras pessoas superaram, aprenda com as vezes que você superou. Pois as aproximações e convivências sociais são essenciais para o amadurecimento, o desenvolvimento de habilidades para lidar com os outros, conhecer-se melhor, escolher amizades e parceiros, aprender a lidar com os conflitos e desenvolver o amor.

 

Aline Saramago

Especialista em Carreira e Relacionamentos, Comunicóloga e Psicologia. Com mais de três anos de experiência em Coaching e mais de nove certificações na área, atende pessoas de todo o Brasil afora. Coautora do livro “Coaching A Hora da Virada”, professora, palestrante e colunista de jornais, revistas e portais, como OSEGREDO. Estuda soluções para conflitos e tomada de decisão nos diversos relacionamentos entre os seres humanos e o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *