Hinode – 1

Como planejar e conquistar seus objetivos em 2018

Por Leandro Lima Coach

Fonte: Pexels

Fonte: Pexels

Estamos iniciando um novo ano em nossas vidas, ano este que traz consigo 365 dias de oportunidades para nos tornarmos pessoas melhores e alcançarmos os nossos mais elevados objetivos pessoais e profissionais.

Como sabemos, é comum na virada do ano muitas pessoas fazerem promessas a respeito do que irão realizar no ano seguinte. Mas e aí, o que a maioria faz com essas promessas ao longo do ano, realizam ou deixam cair no esquecimento?

Se você quer fazer parte do time que realiza o que planeja, então continue lendo e aprenda neste artigo 7 valiosas dicas de Coaching para você aprender a planejar e conquistar os seus objetivos em 2018, no mais curto intervalo de tempo possível e da forma mais eficiente para você.

Primeiramente, pegue papel e caneta, anote os pontos que julgar mais importantes e siga as orientações.

Para fazermos um bom planejamento é importante termos consciência de que quando não sabemos exatamente o que queremos, podemos acabar não chegando a lugar nenhum ou até mesmo conquistando algo indesejado. Sendo assim, o primeiro passo é sabermos onde queremos chegar e, a partir daí, encontrarmos ou construirmos o caminho até lá.

Saber onde queremos chegar significa antes de qualquer coisa definir os nossos objetivos e metas, pois estes servem para direcionar a nossa mente e ações diárias rumo ao sucesso desejado. Contudo, nem todo mundo entende isso e algumas pessoas chegam a se irritar só de ouvir alguém lhes perguntar a respeito de suas metas e objetivos.

Portanto, antes de avançarmos para a parte prática, vejamos primeiro as diferenças entre objetivos e metas e alguns exemplos para lhe ajudar a defini-los melhor.

O que são “objetivos”?

“Objetivo” é o que você quer ser, fazer, ter, realizar, conquistar ou construir. É o ponto onde você quer chegar. Por exemplo – Eu quero ter uma casa na praia e me tornar um profissional multimilionário e de grande sucesso e reconhecimento em minha área profissional.

E as “metas”, o que são?

Metas são os “prazos” que você define para alcançar os seus objetivos. São o “quando” você vai realizar seu objetivo ou “até quando” conseguirá o que planeja. Metas são também o “quanto” você quer de algo e podem também representar as “etapas” para uma conquista maior. Por exemplo – Eu quero comprar minha casa na praia até 25 de dezembro de 2018. Eu quero acumular um patrimônio líquido de 10 milhões até 2028 crescendo 1 milhão por ano.

Existe também o Objetivo Principal Definido (Napoleon Hill), que é o seu principal foco de atenção e esforço. É aquele grande objetivo que você tanto deseja e que aconteça o que acontecer, você continuará buscando até conseguir.

Vimos então que objetivos são mais nominais e metas são mais numerais porém, ambos estão fortemente interligados e o ideal é defini-los em conjunto. Para lhe auxilar com esta tarefa compartilho abaixo algumas dicas de Coaching e um exercício básico para lhe ajudar a planejar e conquistar seus objetivos em 2018.

7 regras para a definição e conquista de objetivos e metas:

– Defina objetivos sempre positivos. Defina o que você realmente quer, e não aquilo que você não quer.

2 – Defina objetivos de forma mensurável, ou seja, de uma forma que você possa medir o quanto você já conquistou desse  objetivo e que você possa ter certeza que o conquistou. Estabeleça referências claras para que você possa saber que alcançou o seu objetivo.

3 – Seja claro, específico e detalhista. Defina o seu objetivo com a maior clareza possível, da forma mais específica e com o máximo de detalhes que puder listar.

4 – Defina objetivos desafiadores, porém, realistas. Seus objetivos precisam estimular você a sair da sua zona de conforto e ir além dos seus limites atuais. No entanto, você precisa manter os pés no chão e focar no que realmente é possível fazer no momento. Algo que seja muito difícil hoje, pode se tornar perfeitamente possível amanhã se você dividir em partes menores e for avançando degrau a degrau.

5 – Divida objetivo muitos grandes em partes menores, em metas intermediárias, e assim avance uma etapa de cada vez até concluir todas as etapas e conquistar o seu objetivo principal.

6 – Escreva suas Metas e Objetivos no papel. Este é um detalhe muito importante e que lhe ajudará muito a começar a concretizar suas metas e objetivos. Quando você escreve, começa a materializar o que antes era só uma ideia abstrata.

7 – Crie também um painel (quadro) de visualização e junte imagens dos seus objetivos para lhe ajudar a visualizar o que deseja. Sempre que possível, procure entrar em contato com o seu objetivo e se sentir já vivendo sua realização, sua conquista. Por exemplo, visite imóveis, faça test-drivers, experimente roupas, escreva artigos etc.

Bem, agora que já aprendemos as regras para definição de objetivos e metas, vamos ao exercício prático.

Responda:

– Qual é o seu objetivo principal neste momento?

– O que mais você quer conquistar até o final deste ano?

– Até quando, ou quando exatamente, você quer alcançar este objetivo?

– O que você precisa fazer para conseguir? Quando começa?

– Qual será a sua primeira ação focada dentro das próximas 24 horas?

– E quais serão as suas 6 ações seguintes, nos próximos 6 dias, para alcançar o seu objetivo?

– Por que é importante para você realizar esse objetivo em 2018? O que vai lhe impedir de desistir?

– Se você não souber o que ou como fazer o que precisa, onde, como ou com quem você pode conseguir ajuda para avançar?

Respondeu todas as perguntas? Meus Parabéns e desde já muito Sucesso e Prosperidade para você em cada novo dia deste novo ano.

O que fazer agora? Agradeça! – Quando você agradece, envia para o Universo a energia de que você já recebeu aquilo que buscava. E quando você faz isso, você recebe mais, porque energias semelhantes se atraem. Portanto, manifeste sua gratidão de corpo, mente e alma. Como você pretende demonstrar a sua gratidão por ter conseguido o que busca? Comece já a agir assim e verá como coisas melhores ainda começarão a acontecer em sua vida.

Por fim, lembre-se de sempre celebrar e comemorar todas as suas vitórias e conquistas, pois quando celebramos, encerramos um ciclo e abrimos as portas para novas conquistas e realizações em nossas vidas.

Convido você a repetir este exercício dia após dia até conquistar seus objetivos. E caso precise de ajuda, fique a vontade para entrar em contato. Será um prazer poder contribuir para o seu sucesso.

Um forte abraço, seu Coach,

Leandro Lima.

“O coaching focaliza possibilidades futuras, não erros passados.” – John Whitmore

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *