Cinemark – 2

Descubra qual é o seu talento e trabalhe para um desempenho impecável

Por Katia Nascimento

girl-1640047_960_720

Me considero uma pessoa talentosa, me considero mesmo, sem falsa modéstia. Mas percebo que meus talentos são relacionados ao que eu amo fazer, mas que entrega valor ao mundo, meu propósito.

Conversando com um amigo de muitos anos, e também coach, ele me disse o seguinte: Sabia que “Talento vem do latim, e tem por sentido, a inclinação natural de uma pessoa para realizar determinada atividade”, interessante né, pois se assemelha muito ao conceito de Virtude, onde apenas acrescentaríamos a expressão: “em fazer o bem”, onde podemos inclinar, romanticamente, para um bom conceito de que um “real” talento seria como se você tivesse uma inclinação natural em fazer algo pelo bem. “Fazer algo pelo bem! Lindo demais isso e faz todo o sentido… é o propósito!”.

Entretanto, eu e o Aurélio concordamos, quando ele considera, que talento sem esforço não gera resultados consistentes. A excelência só pode ser atingida por meio de um longo caminho a ser percorrido e é muito importante descobrir o seu talento, e mais ainda, trabalhar duro para aprimorá-lo.

O principal fator para desenvolver seu talento é desenvolvendo uma Prática Diária Deliberada, ou seja, aquilo que se faz, especificamente, para melhorar o seu desempenho, todos os dias.

Geoff Colvin, editor da revista Fortune, uma das principais revistas de negócios do mundo, afirma que a Prática Deliberada precisa seguir cinco fundamentos básicos:

PLANEJAMENTO: é preciso estudar sistematicamente as melhores técnicas que melhoram o seu desempenho.

REPETIÇÃO: é o treinamento e a repetição insistente das melhores técnicas que trazem consistência ao que você se propõe a fazer.

REAVALIAÇÃO CONSTANTE: caso os resultados estejam abaixo do esperado, deve-se planejar novamente, ou utilizar mais tempo com treinamento diferenciado.

ESFORÇO INTELECTUAL: é necessária a busca constante da melhoria do que já está sendo bem feito

DEDICAÇÃO: sucesso exige mais suor do que prazer. Infelizmente, virar referência e ser um dos melhores não costuma ser uma atividade animada e divertida. É preciso que estude, trabalhe e se prepare 50% a mais do que a média das pessoas”, diz ele.

Ou seja, o estudo, o treinamento e a repetição, tendo como meta um desempenho impecável, levam você a explorar seus talentos a níveis elevados e vão tornar você uma referência naquilo a que se propõe.

Portanto, descubra qual é a sua missão de vida e o seu propósito, determine uma meta clara e específica e a partir daí estude e se aprimore, assim você ficará extremamente bom naquilo que faz e tudo correrá da melhor maneira possível. E muita gente vai te intitular como uma pessoa de sorte, sabe por quê? Porque nem todo mundo está disposto a fazer o que é necessário ser feito, mas todo mundo quer o sucesso do esforço. Não seja o segundo caso.

Se não sabe sua missão de vida, procure quem possa te ajudar. Precisa de um direcionamento para a meta ou para as estratégias, também existem profissionais que podem te ajudar. O que não pode é viver a vida desejando a vida e o sucesso do outro. Você pode não ter o talento da pessoa x, mas com certeza tem o seu talento. DESCUBRA QUAL É E TRABALHE POR UM DESEMPENHO IMPECÁVEL.

P.S. Neste artigo tive a preciosa contribuição do meu amigo e colega de profissão Aurélio Rodrigues, que além de Coach é um Cirurgião dentista incrível.

4570181 (1)

aurelio

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *