Copemac-970×90

Identidade: Ser Homem

Por Carla Ribeiro

Ser homem forte com músculos aparente é ter saúde?. Foto: Divulgação

Ser homem forte com músculos aparente é ter saúde?. Foto: Divulgação

Quero inaugurar esta coluna (Saúde do homem), com muita alegria e cheia de idéias para dividir informações, curiosidades, tirar dúvidas e proporcionar entretenimento no que abrange o homem e sua saúde física e psíquica. Achou estranho eu falar da sua saúde psíquica? Homens também tem problemas psicológicos.

Calma, calma, não é para se desesperar. É para você pensar em se cuidar. Tem muitas informações que vocês ainda irão saber.

Mas vamos falar um pouco do Ser homem. Não é nada fácil, não é mesmo.

Desde pequenos os homens precisam demonstrar atitudes que representam a masculinidade para que sejam “aprovados” como homem. Qualquer atitude que demonstre fragilidade, falta de coragem e até atitudes mais educadas, são cobranças que o homem se depara no meio social.

 

Frases como:

-“Isto não é coisa de homem” ;

-“Homem não chora”;

-“Seja homem”.

 

São frases que vieram de uma época que o homem representava a superioridade em todos os sentidos: financeiro, inteligência, dominação, no status social. E por conseqüência a isso um comportamento dominador e soberano deu espaço ao um Super-Homem. Que tinha que mostrar para a sociedade que para ser homem é ser invencível, é ser forte,  e nunca adoecer.

Cuidar da saúde? Não precisa. Seria “coisa” só de mulher.

Alguns homens ainda acreditam que se forem ao médico, aí, irão adoecer. E que homem que se preocupa demais com a saúde, é um homem fraco.

A questão não é se preocupar demais com a saúde. A questão é ter o mínimo de cuidados com ela.

Infelizmente alguns homens ainda morrem de determinadas doenças, simplesmente, porque se recusaram a procurar orientação médica. Perceberam os primeiro sintomas no corpo mas não buscou ajuda profissional. E não quero nem falar agora sobre a saúde psíquica do homem. Está então, está longe de alguns homens prestarem a devida atenção. Depressão também acontece no sexo masculino.

Agora se você é daquele homem que aprendeu a lição ou não tem mais se importado com que os outros homens irão dizer.

Neste mês de novembro, é um bom mês para começar a cuidar de sua saúde de verdade.

É o mês de conscientização aos cuidados preventivo ao Câncer de Próstata.

Já procurou seu urologista? É a hora. O lema deste ano, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia é : Seja herói da sua Saúde.

Até breve rapazes!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *