Hinode – 1

Concentração, a arma secreta dos bem-sucedidos

Por Alex Ribeiro

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

E se você pudesse reduzir a ansiedade, gastar menos energia no dia a dia, aumentar o seu foco, melhorar o seu humor e, de quebra, ainda poder botar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo, valeria a pena? Em poucas palavras, torne-se mais concentrado!

Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, etc… Achou pouco? Tem mais: Portais de notícias, sites de fofoca, blogs de todas as espécies, sites de viagens, netfix, sites de compras, e-mails e a TV com suas centenas de atrações, isso tudo em paralelo (e lá vem mais) às propagandas diárias que chegam via SMS, som na rua, meios eletrônicos em geral, reuniões de marketing multinível, etc… Uff, desse jeito fica difícil se concentrar!

É justamente por conta de toda essa informação, e da velocidade das coisas, que é preciso ter a capacidade de se concentrar quando necessário. Neste caso, a máxima “falar é fácil, fazer é difícil” se torna realidade imediatamente! E é por isso que vamos direto ao ponto, as dicas para aumentar a sua concentração.

E como o assunto merece, vamos separar estas dicas em três etapas, o Antes, o Durante e o Depois. Começando do começo, o antes! Para que você se concentre, algumas coisas devem estar bem resolvidas. Sabe aquela história de se matricular na academia estando com o joelho machucado, pois é, ambos sabemos como esta história vai acabar (você como sócio “não frequentador” da academia). Para que você se concentre com mais facilidade, primeiro é importante que você defina claramente o que a palavra “oportunidade” significa para você. Se não houver um conceito claro em sua mente tudo se tornará oportunidade, e daí, haja tempo e energia para avaliar tanta coisa! Este conceito é simples, quanto menos coisas você considerar oportunidades, mais fácil será decidir em qual dessas oportunidades investir o seu tempo e as chances de sucesso irão aumentar naturalmente!

Em segundo lugar, logo após definir quais são as melhores oportunidades em seu horizonte, vem a avaliação “individual” de cada uma destas oportunidades, observando caso a caso antes de qualquer comparação entre elas.

E em terceiro lugar está a “clássica” priorização das oportunidades, desde a melhor até a menos melhor! É isto aí, eu sei, todas as suas oportunidades são fantásticas, mas acredite, sempre haverão as melhores dentro das melhores!

Feito esta prévia, o antes, entramos efetivamente nas dicas para você se concentrar poderosamente! Comece tendo objetivos claros, mesmo que genéricos, desde que sejam realistas e pautados em desejos e sonhos reais, já vai funcionar um pouco! Seja ou busque de verdade ter disciplina pessoal. Sem esta competência gerir o seu tempo e o próprio dia a dia será próximo do impossível. Naturalmente o caos irá tomar conta de sua rotina, e então “adios” para a sua concentração.

Outra dica é usar as suas forças naturais para ter concentração. Um exemplo, se você acorda cedo, aproveite esta hora da manhã para estar mais concentrado! E se você já tenta isso há anos sem nenhum resultado positivo a resposta está dada, busque se desenvolver em novos aspectos que darão base para uma boa concentração. Não importa a sua idade, gênero ou grau de instrução, sempre haverá o que desenvolver.

Essa dica agora vai doer, mas lá vai: Busque a solidão! É isso aí, uma vida cercada de muita gente e constância de eventos pode nos fazer parte do todo, mas acaba com a nossa individualidade, com a nossa capacidade de observar o todo! Busque de verdade por “seus” momentos, e se prepare, pois quando fazemos isso mágicas e milagres acontecem!

E para finalizar o assunto temos o depois, a “manutenção” da concentração. Para aqueles que já se concentram bem, ou que depois destas dicas alcançarem um bom nível de concentração, fica uma dica especial. Busque ter uma vida com regularidade, com cadência, com ritmo! Altos e baixos constantes tradicionalmente representam problemas. E faça filtro, filtre muito, filtre a tudo e a todos, busque não se apegar a enxurrada de informações e pessoas à sua volta, expurgue, bloqueie, evite, e faça o que mais necessário for, filtre tudo, e filtre sempre!

Ter a capacidade de se concentrar pode ser a diferença entre o “dominar a sua vida” e o ser dominado, nunca se esqueça deste seu Poder, o poder de se concentrar!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *