Cinemark – 2

Árvores mensageiras

Por Gizele Toledo

agradeça emplaque o bemPassei por uma árvore e nela havia uma placa com a palavra “Agradeça”. Eu e minha família paramos, demos as mãos e agradecemos. Fomos movidos pelo sentimento de gratidão, que sempre nos acompanha. Ver aquele lembrete numa árvore nos comoveu. Agradecemos a Deus, à vida, à existência, por tudo aquilo que nos torna humanos, tudo aquilo que não tem preço e que nos enche a vida de sentido.

Ter saúde para trabalhar. Ter paz, harmonia, amor. Um agasalho para aquecer, uma cama para dormir, um banho quente, um abraço amigo, um colo querido, nosso alimento de cada dia. Tudo isso é o bastante para sermos gratos. E se o Universo nos permite ter ainda mais, saibamos compartilhar.

Alguém havia compartilhado amor conosco sem nos conhecer. Através daquela placa na qual estava escrito “Agradeça”, recebemos amor. Esse foi o nosso sentimento. Então, por que não fazermos também nós mesmos plaquinhas e sairmos espalhando essa e outras palavras positivas pelas árvores da cidade, do país, do mundo?

Encontrei outras placas semelhantes em outras árvores. Descobri quem era a mente e o coração por trás dessa delicadeza. Helen Maria é como a artista se chama. Iniciamos uma amizade e ela me mostrou como faz. Ela recolhe caixotes de madeira no final das feiras, desmonta-os e lixa-os. Depois os cobre de tinta, deixando a inspiração chegar. Escolhe uma palavra, uma frase ou o pedaço de uma música e colore.

Assim nasceu o projeto Emplaque o Bem. Como eu, muitas outras pessoas estão achando bacana encontrar árvores que comunicam. As simples plaquinhas trazem mensagens de leveza e alegria e nos recordam de sentimentos que estão guardados. Pelo Brasil afora, cada vez mais pessoas estão aderindo ao projeto e espalhando suas próprias plaquinhas pelas árvores. Para aprender a fazer a sua, veja aqui o manual e conheça aqui a página do projeto.

Quanto mais a gente fala, escreve e espalha palavras positivas, mais positiva se torna a nossa forma de ver a vida. O que transforma a nossa existência em algo gratificante, feliz, satisfatório não é tanto o que nos acontece, mas como encaramos aquilo que nos acontece. Quanto mais espalhamos positividade, mais sentimos que temos motivos para sermos gratos. Quando emplacamos o bem nas árvores e na mente dos outros, emplacamos o bem na nossa vida também.

Em tempos difíceis, acho que cada um poderia encontrar dentro de si uma inspiração para fazer algo que seja capaz de semear o bem e frutificar. Pode ser numa árvore, mas pode ser também numa roda de amigos e até mesmo na sua sala de estar. Fato é que se a gente quer um mundo melhor, temos que começar a melhorar o nosso cantinho e os lugares por onde a gente passa.

Assista aqui ao vídeo do meu novo canal Mania de Ser Feliz sobre o projeto Emplaque o Bem. Você tem um projeto bonito e gostaria de ser entrevistado no canal Mania de Ser Feliz? Entre em contato pelo e-mail: canalmaniadeserfeliz@gmail.com.

Clique aqui (1), aqui (2) e aqui (3) para ler outros textos da coluna Mania de Ser Feliz.

 

Gizele ToledoGizele Toledo é jornalista formada pela PUC-Rio, especialista em Jornalismo Cultural, pela Uerj, e em Docência do Ensino Superior, pela Ucam.  Apaixonada pela vida, atualmente mergulha nas descobertas a respeito da felicidade, inspirando-se nos conhecimentos de escritores como Eckhart Tolle e Louise Hay. Gizele Toledo escreve contos, poesias, artigos e é autora do blog www.gizeletoledo.blogspot.com, intitulado Mania de Ser Feliz. Atuou como apresentadora de TV, repórter, produtora, roteirista, mestre de cerimônia, assessora de comunicação social. Em sua trajetória, frequentou escolas de jazz, ballet, sapateado, canto coral, teatro, redação, entrevista, interpretação para TV, modelo, manequim, empreendedorismo, inglês, francês, espanhol, alemão e Língua Brasileira de Sinais. Gizele Toledo é colunista da Folha do Rio de Janeiro, produzindo textos e vídeos que trabalham a autoestima, elevam o ânimo e motivam, com dicas para uma vida mais satisfatória e feliz. Acompanhe o trabalho da autora aqui e também no blog www.gizeletoledo.blogspot.com, no Instagram @gizeletoledo, nos canais “Gizele Toledo” e “Mania de Ser Feliz” do YouTube e curta a página no Facebook www.facebook.com/gizeletoledo2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *