Hinode – 1

A RPG alivia dores e faz crescer?

Por Ana Gil

Foto: Espaço Ana Gil

Foto: Espaço Ana Gil

A RPG ou Reeducação Postural Global é um método fisioterapêutico indicado ao público mais diverso, de ambos os sexos e de todas as idades, para prevenir e tratar diversas afecções do sistema locomotor, principalmente relacionadas a alterações posturais, lesões e dores da coluna como hérnias de disco, escolioses, dores na lombar, torácica e cervical, dor ciática, dentre muitas outras indicações. Atualmente, a RPG também é bastante aplicada na prevenção, preparação e recuperação de atletas e na recuperação pós-traumática.

O trabalho de fisioterapia manual realizado dentro da RPG ajuda a aliviar não somente a dor, como também beneficia a capacidade funcional das diferentes estruturas do corpo, o que leva a uma melhora da qualidade de vida dos pacientes. E muitos são os relatos que desde a primeira sessão há grande melhora na mobilidade e no controle da dor. Com o trabalho continuado, as funções laborais (das quais muitos se afastam em virtude dos sintomas de uma patologia) são retomadas e os resultados são visíveis, não somente na região afetada, mas no corpo como um todo.

A exemplo de um cliente meu, Roberto Pasqualetti, 38 anos. Iniciou o tratamento de RPG com diagnóstico de cervicalgia e lombalgia (dor cervical e lombar) e Hérnia de disco lombar. Ao início do tratamento encontrava-se com dificuldade de ficar sentado muitas horas, e afastado das atividades esportivas (tênis e musculação). Em poucos atendimentos, já relatava melhora gradual dos sintomas. Após 3 meses de tratamento, já se encontrava totalmente sem dor, pôde retornar às atividades desportivas, e com o realinhamento postural, ainda se surpreendeu com o aumento de sua estatura. Iniciou o procedimento com 1,92m de altura e atualmente encontra-se com 1,95m.

A Reeducação Postural Global busca a redução de retrações musculares, através de alongamento ativo e respiração específica, obtendo como resultado a reeducação e o realinhamento de alterações posturais, amenizando dores e podendo até apresentar aumento na estatura. O tratamento é indicado para todas as idades e sem contra-indicação.

E você já fez sua RPG hoje?

Ana Gil

  • Colunista no jornal Folha do Rio de Janeiro
  • Graduada em Fisioterapia (IBMR)
  • Pós-graduada em Anatomia Humana e Biomecânica (UCB)
  • Especialista em Reeducação Postural Global – RPG (Instituto Philipe Souchard)
  • Mestre em Educação Física (EEFD/UFRJ)
  • Autora do livro Core & Training: Pilates, Plataforma Vibratória e Treinamento Funcional (Editora Ícone)
  • Proprietária do Espaço Ana Gil: clínica de fisioterapia, estética e Pilates na Barra da Tijuca
  • Docente de cursos de pós-graduação Lato sensu da UFRJ, UCB, UCP, UNIRN
  • Professora de cursos de capacitação e palestras de grandes eventos e instituições em todo o Brasil.
  • Site: www.espacoanagil.com.br
  • E-mail: ana@espacoanagil.com.br
  • Fanpage e Instagran: /espacoanagil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *