Cinemark – 2

Dores cervicais x Smartphones

Por Ana Gil

 

man-1868730_1280

Já ouviram falar em Síndrome Text Neck? Esse transtorno, também conhecido como “Síndrome cabeça de texto”, surgiu a partir de 2007, com a entrada dos smartphones e tablets no mercado. Os notebooks e desktops também têm sua colaboração.

Trata-se de uma série de sintomas, como dor na região cervical, podendo irradiar para ombros e todo o braço, até as mãos e dedos, e também dor de cabeça. Todos esses sintomas, podem ser relacionados ao uso excessivo e ou errôneo dos smartphones e demais equipamentos.

De acordo com últimas pesquisas, os brasileiros acessam as redes sociais em uma media de 2 a 4 horas por dia, normalmente com a cabeça muito inclinada para frente, posição extremamente desfavorável para a saúde da nossa coluna cervical. A nossa cabeça em posição ereta, com o olhar fitando o horizonte, pesa de 4 e 6 kg. Mas quando a cabeça e o pescoço ficam fletidos para a frente e para baixo, o peso sustentado pelos músculos cervicais pode chegar a  27 kg. Essa posição desfavorável, por longo tempo e ao longo dos dias, semanas e meses, pode causar a tal Síndrome Text Neck, com seus tão desagradáveis sintomas.

Espantosamente, clientes cada vez mais jovens, procuram meu consultório com o relado de dores na coluna e disfunções relacionados ao uso excessivo dos celulares.

A orientação que costumo dar para meus clientes é: reduza o tempo de utilização dos tablets e smartphones e, quando for utilizar, busque apoiar os braços e deixar a cabeça o mais para frente possível.

Vamos ficar de olho nas nossas posturas ao utilizar esses equipamentos que cada vez fazem mais parte de nossas vidas. E, principalmente, ficar de olho nos nossos filhos, evitando problemas posturais futuros mais graves.

Ana Gil

  • Colunista no jornal Folha do Rio de Janeiro
  • Graduada em Fisioterapia (IBMR)
  • Pós-graduada em Anatomia Humana e Biomecânica (UCB)
  • Especialista em Reeducação Postural Global – RPG (Instituto Philipe Souchard)
  • Mestre em Educação Física (EEFD/UFRJ)
  • Autora do livro Core & Training: Pilates, Plataforma Vibratória e Treinamento Funcional (Editora Ícone)
  • Proprietária do Espaço Ana Gil: clínica de fisioterapia, estética e Pilates na Barra da Tijuca
  • Docente de cursos de pós-graduação Lato sensu da UFRJ, UCB, UCP, UNIRN
  • Professora de cursos de capacitação e palestras de grandes eventos e instituições em todo o Brasil.
  • E-mail: ana@espacoanagil.com.br

Fanpage e Instagran: /espacoanagil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *