Cinemark – 2

Crivella assina ‘certidão de nascimento’ da Trilha Transcarioca

Por Edir Lima

Crivella assina o decreto que reconhece a Trilha Transcarioca, um corredor ecológico com de aproximadamente 180 quilômetros. Foto: Edvaldo Reis

Crivella assina o decreto que reconhece a Trilha Transcarioca, um corredor ecológico com de aproximadamente 180 quilômetros. Foto: Edvaldo Reis

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, assinou na manhã desta terça-feira, dia 6, no Morro da Urca, o decreto que reconhece a Trilha Transcarioca, um corredor ecológico com de aproximadamente 180 quilômetros, que vai do Morro da Urca até Barra de Guaratiba. A maior trilha urbana da América Latina é fruto de uma parceria inédita entre o poder público e a sociedade civil, que mobilizou mais de mil voluntários para identificar e sinalizar todo o caminho.

– Nós temos uma dívida enorme com o povo da nossa cidade, porque todos os rios, várias praias e a Baía de Guanabara estão poluídos. Ao longo dessa Semana do Meio Ambiente, queremos abrir caminho para a retomada inegociável da cidade com a restauração de suas águas e manutenção de suas matas – disse o prefeito, ressaltando o esforço da subsecretária Municipal de Planejamento e Gestão Governamental, Aspásia Camargo, para que a Transcarioca tivesse o devido reconhecimento.

O subsecretário Municipal de Meio Ambiente, Justino Carvalho, disse que o decreto assinado pelo prefeito pode ser considerado a “certidão de nascimento” da megatrilha.

– A Transcarioca é um patrimônio não só do Rio de Janeiro, mas de toda a Humanidade.

Para o diretor-geral da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, Guilherme Marques, a trilha já é um case de sucesso. Ele reforçou a parceria com a Prefeitura do Rio e deu como exemplo a renovação do Termo de Adoção, que permitiu o reflorestamento da Mata Atlântica e a revitalização da pista Claudio Coutinho, que é o ponto de partida para a trilha do Morro da Urca.

– Muito nos orgulha desenvolver ações de sustentabilidade e preservação. Que a Transcarioca venha ser o exemplo de quanto o turismo é importante para o Rio.

O coordenador-geral da Trilha Transcarioca, Horácio Raggucci, lembrou que foram quase 20 anos de trabalho para fazer todo o mapeamento e sinalização do percurso.

– Quero agradecer ao prefeito Marcelo Crivella e a todos aqueles que ajudar a reconhecer a Transcarioca.

Participaram também da cerimônia de assinatura do decreto os secretários municipais de Conservação e Meio Ambiente, Rubens Teixeira, e de Cultura, Nilcemar Nogueira, além do presidente da Riotur, Marcelo Alves.

Prefeito planta árvore de número 10 mil de sua gestão

Como parte ainda da Semana do Meio Ambiente, Crivella plantou no Morro da Urca uma muda de Pau Brasil, como símbolo da árvore de número 10 mil de sua gestão. Estão previstas outras ações, como a reabertura do Passeio Público, nesta quinta-feira, e o mutirão de limpeza do Rio Comprido, no próximo sábado, dia 10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *