Cinemark – 2

Como usar corretamente o whatsapp – Parte 1

Por Altamir Lopes

iphone-642999_1920

 

AVISO: Esse artigo enfoca o comportamento do usuário e não os recursos tecnológicos disponíveis em aplicativos como o whatsapp. Vamos aprender aqui sobre como lidar social e profissionalmente com esse recurso.

A velocidade voraz e fulminante na qual emergem novos recursos tecnológicos às vezes impede que as pessoas consultem manuais de uso e comportamento a respeito de cada nova tecnologia disponível. A regra parece ser usar um recurso assim que o adquire, aprendendo a manipulá-lo tão somente com o constante uso (e como usam…).

Mas o resultado inevitável dessa desinformação é uma onda de comportamentos inadequados no mundo hi-tech, onde as regras básicas de etiqueta e profissionalismo sucumbem ante a pressa, ao desespero, a agressividade, as frases mal colocadas e a inconveniência. Sim, parece que estamos perdendo a noção da realidade no mundo virtual, principalmente no uso do whatsapp.

Dividi essa matéria em dois artigos. Agora, falarei um pouco sobre o comportamento básico que se espera de alguém com o mínimo de noção de relacionamento interpessoal e etiqueta, em sete tópicos. Numa publicação posterior, na segunda parte dessa matéria, vou enfocar o uso comercial desse tipo de recurso. Vamos lá?

1º Tópico – Sobre os Horários de envio de mensagens para:

-Contatos comerciais: Envie mensagens somente em horário comercial ou num horário previamente definido entre as partes do negócio ou corporação.

-Contatos de familiares e amigos próximos: Em geral, até as 21h ou 22h, como no telefone. Caso urgente? Use o telefone ou o recurso de chamada do aplicativo.

-Contatos diversos: Se você estiver falando com a pessoa pela primeira vez, faça isso no horário comercial e se apresente ( talvez até mesmo informando o nome da pessoa/empresa que lhe forneceu o número do contato). Cumprimente com a saudação de acordo com o horário do momento e seja breve.

2 º Tópico – Sobre a digitação:

-Se você tem dificuldade em digitar, treine para resolver esse problema. Nada pior do que esperar uma resposta de alguém que parece estar digitando uma enciclopédia e a resposta se resumir em uma ou duas palavras! Mas de qualquer forma, use frases curtas. Na dificuldade, use o recurso de chamada se disponível no aplicativo – como o existente no whatsapp – ou faça uma chamada telefônica.

-Evite uso de emoticons em contatos comerciais, especialmente em situações em que lida com pessoas de hierarquia superior a sua.

-Não escreva em caixa alta (letras maiúsculas) isso gera a péssima impressão que você está gritando com a pessoa.

´-Sabemos que o “internetês” está cada vez mais incorporado na linguagem virtual mas você não vai perder tanto tempo na digitação se usar um bom português, especialmente nas mensagens relacionadas a assuntos sérios e negócios.

-Evite textos gigantes. A menos que isso seja necessário, solicitado e realmente útil para quem receber. Prefira o uso de email em casos assim.

3 º Tópico – Sobre a foto do perfil, status ou mensagem inicial:

-Tenha Bom gosto, lembre que a primeira impressão é a que pode ser “printada” e divulgada aos quatro ventos.

-Cuidado com mensagens ofensivas, de duplo sentido ou agressivas.

4 º Tópico – Sobre o uso do Áudio:

-Se utilizar o áudio, faça uma gravação curta, de no máximo 20 ou 30 segundos e procure ter certeza de que a pessoa poderá ouvir, talvez perguntando, via texto, se ela permite que seja enviado um áudio. Se tiver que falar muito, prefira fazer uma chamada telefônica ou usando o recurso de chamada do aplicativo.

-Não seja indelicado, inconveniente nem tampouco indecoroso no uso das palavras na sua gravação. Lembre-se: Essas palavras poderão durar praticamente para sempre.

5 º Tópico – Sobre Compartilhamentos de fotos, correntes de oração ou de sortes, frases motivacionais, cumprimentos etc:

-Quer dar bom dia, boa tarde e boa noite? Faça isso pessoalmente ou use o telefone. Se a pessoa para a qual você deseja enviar esse tipo de mensagem for alguém muito íntimo ou um grande amigo, fique atento ao retorno que você estiver recebendo após enviar esse tipo de saudação.

-Quer passar aquela mensagem linda pra alguém especial? Tudo bem. Mas se você perceber que ninguém agradece ou retorna com alguma mensagem, reavalie se deve continuar enviando.

-Entenda uma coisa: Você pode acreditar em Deus. Mas talvez não acredite. Isso é uma questão que cabe somente a você, não é verdade? Assim, tome cuidado. Empurrar “goela abaixo” crenças ou descrenças a pessoas que não solicitaram essas mensagens é um convite para afastar ainda mais as pessoas ao debate e a reflexão. Se acha que tem algo bom pra compartilhar, pergunte antes para a pessoa se deseja receber (se for seu amigo) mensagens desse tipo. E em ambiente profissional, esse tipo de mensagem simplesmente pode não ser apropriado.

-Cuidado ao compartilhar fotos suas ou de terceiros (a esses últimos, inclusive incorre na necessidade de autorização), que sejam provocantes, reveladoras ou sensuais.

6 º Tópico – Sobre tempo de resposta:

-Há debates sobre se os aplicativos de mensagens instantâneas são um meio de comunicação assíncrona ou não e essa definição seria fundamental para definir o que seria ideal em relação ao tempo de resposta. De qualquer forma, o bom critério, a disponibilidade do emissor e do receptor e, sobretudo, a gentileza devem imperar na decisão do tempo de resposta. Mas devemos entender que nem sempre as respostas virão imediatamente, claro. Aliás, tome cuidado sobre a hora do dia que você escolhe para fazer uma pergunta. Ter o sono interrompido às três horas da manhã por uma mensagem de whatsapp com uma pergunta que poderia – e deveria – ser emitida em outro horário, poderá fazer o emissor receber uma resposta bem desagradável.

7 º Tópico – Sobre a formação de grupos e participação neles:

-Não forme grupos com pessoas sem antes convidá-las.

-Foi inserido num grupo sem sua autorização prévia? Você pode simplesmente sair se o assunto do grupo não lhe interessar, mas faria melhor se falasse diretamente ao administrador sobre sua saída. Poderia agradecer gentilmente e aproveitar para pedir que o avise antes, dependendo do caso, numa eventual montagem de outro grupo. Lembre-se: Ser gentil pode lhe abrir portas.

-Vai montar um grupo? Crie regras claras e apegue-se a elas. Convide as pessoas ao invés de inseri-las sem aviso prévio.

-Está fazendo parte de um grupo: Leia as regras e apegue-se a elas.

-Não desfoque o objetivo do grupo enviando mensagens que nada tem a ver com a finalidade do grupo. O administrador poderá bani-lo do grupo, especialmente se tiver alertado os participantes sobre o assuntos previamente.

-Tem algo que acredita ser valioso para compartilhar ao grupo? Comunique antes ao administrador do grupo. Ele é quem decide o que vai ser postado ou não.

Por último, vale lembrar que aplicativos como o whatsapp e as redes sociais diversas são recursos que geram documentos e registros. Também refletem sobre a imagem de quem os usa e podem conectar pessoas o tempo todo. Assim, aprenda a perceber que não importa quão útil uma ferramenta – moderna ou não – pareça ser: Ela poderá se transformar numa arma se não for usada com maturidade, respeito, humildade e habilidade.

Quer saber mais? Você pode enviar sua dúvida, crítica ou sugestão para o email para altamirlopes@folharj.com.br ou comentar aqui mesmo na página do nosso jornal! Será um prazer conversar com você!

www.altamirlopes.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *