IAPP – 1

Universidade anuncia formação de Comissão Paraibana do Movimento dos Designers do Brasil

Por Edir Lima

Foto: Cybelle Anne/ClickLab

Foto: Cybelle Anne/ClickLab

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) viveu um dia especial no último dia 23. A instituição comemorou 10 anos do Curso de Bacharelado de Design e promoveu a abertura da 4º edição da Semana Acadêmica de Design, realizada no Campus IV, na cidade de Rio Tinto. E mais: a Universidade divulgou a formação da Comissão Paraibana do Movimento dos Designers do Brasil (MDB).

O evento contou com a participação de professores, estudantes e designers considerados referências no Estado. Os designers Sérgio J. Matos e Victor Falcão foram os palestrantes, destacando projetos e experiências ao longo da carreira. A Comissão Paraibana do Movimento dos Designers do Brasil é formada por Islard Rocha, coordenador estadual; Eduardo J. Neves, vice-coordenador; e a professora Angélica Acioly, representante do curso de Design da UFPB.

No dia Mundial do Design Gráfico, comemorado no último dia 27 de abril, o deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ) apresentou, à Mesa da Câmara de Deputados, em Brasília, o Projeto de Lei PL 7520/2017 que regulamenta a profissão de Design Gráfico no Brasil.

O Movimento dos Designers do Brasil acredita que o diálogo é ferramenta fundamental para compreender os diversos pontos que circundam a regulamentação do designer.  A regulamentação intitula o trabalhador a exercer a profissão em qualquer tipo de empresa, especialmente nas que tem planos de cargos e salários estruturados. Este plano classifica as profissões em categorias salariais, de competência e de carreira. Para elas são estabelecidos pisos salariais, progressões, planos de aposentadoria, entre outros benefícios.  Uma profissão não regulamentada entra em categorias não específicas, prejudicando o trabalhador na hora da aposentadoria.

“Nosso objetivo é criar comissões estaduais em todos os estados brasileiros. Temos comissão no estado do Rio de Janeiro, e avançamos na Paraíba. Estamos dialogando com designers dos estados de Pernambuco, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Quero parabenizar Islard Rocha, coordenador estadual, e toda comissão pelo engajamento na luta pela regulamentação do Design Gráfico no Brasil”, destaca o coordenador nacional, Edelino Bobadilha.

Você pode acompanhar a página do Movimento dos Designers do Brasil no facebook aqui, ou o trâmite na Câmara aqui. Quanto maior o envolvimento da sociedade e dos profissionais nesta questão, maior a chance de regularização de uma categoria profissional que exerce dignamente sua função.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *