IAPP – 1

Estratégia: Por que vale a pena falar sobre isso?

Por Alex Ribeiro

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Você acha que alguma vez na sua vida se deu mau por conta da uma estratégia errada? Eu tenho certeza disso! E mais, de que isso já aconteceu uma centena, um milhar de vezes. A estratégia é uma competência que se desenvolve como uma planta, precisa ser regada ou não evolui. E é justamente por isso que para 2017 o meu tema será “Estratégia”, ou melhor, a sua preparação estratégica.

Para garantir que isso aconteça, a cada quinze dias um tema relevante será exposto, sempre aos sábados.

A estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico (originalmente na Guerra)!

Todos nós temos as nossas estratégias mais usadas, aprendemos com nossas experiências passadas e a cada dia criamos mais algumas. O problema é que, tradicionalmente, fixamos apenas em algumas poucas estratégias (que muitas vezes são comportamentos) e insistimos nelas mesmo quando percebemos que não dão resultados. Poderia eu explicar o porque disso com base nas neurociências e psicologia, mas o nosso objetivo aqui é outro, é falar do futuro, das possibilidades, deixando você leitor, a partir de cada artigo, melhor em estratégia pessoal! E aí, isso valerá a pena? Tenho certeza que sim!

E nosso primeiro tema estratégico é “Protegendo as nossas intenções”.

Retaliações, oportunidades de vingança e maldades, tudo isso você pode evitar não expondo as suas intenções. Sei que parece um cenário trágico, mas ao expormos a nossa vida, principalmente nas redes sociais, poucos conseguem fazer um filtro que isole os que torcem por nós e os que querem o nosso fracasso, por isso, o cuidado com o expor nossas intenções é tão sério. Quem nunca expôs uma vitória antes da hora e acabou passando vergonha porque a coisa não aconteceu? Pois é. Não importa se foi o acaso, ou se alguém intencionalmente te atrapalhou, importa é que ainda não era hora de cantar vitória, ou de se expor.

Também parece que ser super honesto e muito transparente conquista corações! Ledo engano, na verdade você deve estar criando muitas barreiras e obstáculos para seus planos, e até alguns novos inimigos. Falar o que queremos na hora que queremos tem um preço que, tradicionalmente, é bem alto, pois além de expor nossos sentimentos nos deixa vulneráveis a contra ataques e críticas. E, como todo bom estrategista é uma pessoa situacional, é muito importante sempre avaliar quais serão os resultados positivos de expor nossas intenções. Se não houverem resultados positivos, claramente possíveis, melhor ficar calado.

Neste aspecto do “proteger as nossas intenções” seguem algumas dicas bacanas para afinar a sua estratégia: Antes de falar a verdade na lata, pense; Não espalhe as suas estratégias chave; Tenha cuidado ao expor os seus progressos; Tenha paciência nas conversas e escute MUITO MAIS do que fale!

Começamos assim, de leve, mas durante este ano falaremos sobre muita coisa bacana, como por exemplo, a medida certa da Ousadia na vida, os perigos advindos dos Amigos e Inimigos, o peso de nossa Reputação social, etc…

Torço muito para que você tenha gostado desse começo! Nos acompanhe e se prepare para ficar FERA em estratégia em 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *