Cinemark – 2

Diminua as chances de perder o seu emprego

Por Altamir Lopes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Que a situação está ruim para a maioria das classes brasileiras isso já não é novidade para ninguém. Agora, conviver com a possibilidade de que nada pode ser tão ruim que não possa piorar, já é dose! Perder o emprego numa época como a que estamos passando é simplesmente pavoroso para a maioria das pessoas.

Pensando nos calafrios que sentem os pobres assalariados do nosso singelo país (e de qualquer outra nação com características similares…), decidi escrever um artigo muitíssimo ligado ao setor de RH. E não estou falando tão somente de Recursos Humanos e sim, da possibilidade de parar na Rua Hoje!

Olha só que situação: A sensação que a violência urbana traz às pessoas, que dá conta de elas dizerem que saem de casa sem saber se voltarão está sendo substituída pelo medo de voltar para casa – mais cedo…em função de ter sido dispensado repentinamente do seu tão necessário emprego.

E como já sabemos que o fantasma do desemprego existe, que tal dar uma de ghostbuster e fulminar as possibilidades de levar um dos piores sustos da sua vida? Siga as dicas e minimize o encontro com esse monstro das trevas – o desemprego. Ah, lembrando que ser pontual, assíduo e produtivo não são dicas que aplicarei aqui, pois se tratam de regras básicas que não refletem nada mais do que  a obrigação do colaborador, ok? Assim, se você não tem essas três qualidades mínimas, não se dê ao trabalho de ler o restante do artigo, pois o fantasminha-nada-camarada já está colado no seu pé. Vamos as dicas?

1- Desenvolva um relacionamento com o cliente do seu cliente, ou seja o cliente do seu empregador. Torne-se único para quem realmente faz o seu emprego existir. Faça um atendimento espetacular. Todo mundo ganha com essa atitude;

2-Conheça as tendências de mercado para o seu setor e antecipe-se com ações efetivas e imediatas. Se estiver percebendo uma mudança no comportamento do consumidor, tome a iniciativa de agir positivamente em concordância;

3-Estude. Especialize-se na sua área. Adquira conhecimento. Constantemente. Leia pelo menos um livro inteiro por mês.

4-Mantenha o seu Currículo Vitae bem atualizado, pronto para ser entregue nas mãos de quem lhe solicitar. E deixe claro para o seu empregador que, ao passo que está fazendo um trabalho espetacular, também está pronto para buscar novas oportunidades. Pode parecer estranho, mas é exatamente nesse tipo de atitude que o empregador percebe que não poderá perder um profissional como você ( se você for REALMENTE espetacular, claro). Nota: Não execute essa dica se estiver com medo de perder o emprego.

5-Finalmente, tome muito, mas muito cuidado com o que você posta nas redes sociais. Uma mera “curtida” ou compartilhamento de mau gosto – do tipo que detrai a sua imagem ou a da empresa na qual você trabalha – é o suficiente para atrair uma péssima impressão para sua pessoa…

Para concluir o artigo, quero contar uma pequena historinha: Outro dia eu estava entrevistando uma pessoa para uma determinada vaga e, no auge de suas colocações, a mesma  justificou a perda de seu anterior emprego em função de uma “Redução de Quadro” na sua empresa. Ouvi atentamente e fiquei pensando. Sim, empresas reduzem quadros, enxugam despesas e simplesmente DE-MI-TEM. Mas, pense bem. Na hora de uma corporação decidir QUEM irá contribuir para que o efetivo reduza-se, quais são os principais candidatos a passageiros da famosa barca? Simples: Todos os que não estiverem aplicando as dicas acima, ou seja, os mais despreparados e os menos lucrativos para elas.

E você, o que vai fazer com essas informações agora?

E se você tiver uma dúvida, crítica ou sugestão, deixe seu comentário aqui mesmo em nossa página ou escreva para altamirlopes@folharj.com.br ou assista https://www.youtube.com/watch?v=96-RL5MJK9Q

rodape jornal

4 thoughts on “Diminua as chances de perder o seu emprego

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *