Salto Fino 1

Em tempo: Lições importantes aprendidas em 2016

Por Katia Nascimento

cocoon-591556_960_720

Nesta primeira coluna de 2017, eu gostaria de te desejar um 2017 mega divo e conversar um pouquinho com você sobre o como eu mudei.

A mudança é algo natural e inevitável que faz parte da nossa história, ao longo dos anos. Mudança e progresso, apesar de muitas vezes soarem como termos semelhantes, têm uma notável diferença.

Quando eu resolvi, em 2015, me mudar de Juiz de Fora para o Rio sabia que seria uma grande mudança e que eu progrediria muito. Isto foi uma grande verdade!

2016 foi o primeiro ano (inteiro) que passei no Rio e foi incrível! Conheci muita gente maravilhosa… Alguns passaram, outros ficaram… Como tudo na vida, há “ganhos e perdas”… E em todo ganho há uma perda e em toda perda há um ganho (esta conta é inevitável).

Contudo, alguns aprendizados foram importantes e eu queria dividir com vocês:

  • Ter cuidado com pessoas tóxicas: Percebi que muitas pessoas que te fizeram mal, continuam a te fazer mal (se você permitir) porque às vezes elas nem sabem disto e romper os laços é a melhor decisão para te proteger.
  • Parar de querer ajudar todo mundo: Você fica anos reunindo material (organizando tudo, catalogando, aprendendo, investindo tempo e dinheiro) e no final muita gente se aproxima de você para “pegar” tudo pronto, bem como seus contatos e depois se afasta – e detalhe… Para muita gente isto nem tem tanto valor, afinal, não é dinheiro. O que nos leva a outro ponto…
  • Só você sabe o valor de tudo que você aprendeu e conquistou na vida.
  • Não desistir das pessoas, mesmo quando elas desistem de você: Você pode ser bom, parceiro, amigo o tempo todo, mas se tiver UMA atitude com a outra pessoa que ela acredite a atingir diretamente é o bastante para que todo o bem realizado por você se perca na imensidão do esquecimento. Por isto, a importância dos valores… O que é importante para você, nem sempre é o importante para outras pessoas.
  • Ter cuidado com conselho alheio: Ajuda é sempre importante, mas muitas vezes o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para você e ao invés de te ajudar você pode mergulhar em um fluxo inverso ao que você desejava anteriormente. Portanto, sempre avalie os conselhos que chegam até você dentro dos seus objetivos e os adapte dentro da sua realidade e personalidade, principalmente nos negócios.
  • Faça o que tiver que fazer para as pessoas com amor e de coração aberto. Se for para cobrar ou jogar na cara em alguma oportunidade, NÃO FAÇA: Se você fizer algo para alguém esperando algo em troca (a tão chamada reciprocidade), você corre o risco de se frustrar. Infelizmente, no mundo atual, muitas pessoas só pensam em si e se você não corresponder ao que ela quer no momento, você corre o risco de perder uma amizade. Amizade?
  • As pessoas se preocupam com seus problemas somente quando estes não a afetam: Não vamos generalizar, pois existe muita gente parceira e que se preocupa de fato conosco, mesmo quando você não pode mais a beneficiar.
  • Nem todo mundo que quer te ajudar, quer realmente te ajudar:. Dica: Use coisas, não pessoas.
  • Muitas vezes as pessoas mais próximas a você e que você acredita poder confiar são as que mais torcem pelo seu insucesso: Dica: Não inveje o sucesso, a vida, o relacionamento alheio… Construa o seu.
  • Não colocar o jogo em jogo quando tiver tudo pronto: Empreender é um aprendizado diário e tudo muda a todo tempo. Portanto, vá com tudo mesmo acreditando que ainda precisa de ajustes.
  • As mulheres estão com autoestima muito baixa e precisam aprender seu real valor: Quando você se ama, você é mais feliz, faz mais pessoas felizes, emagrece (quando quer ou precisa) e faz seu trabalho, seja ele qual for, com muito mais propósito e segurança.
  • Fazer o que eu amo é o maior combustível que eu tenho para continuar a lutar todos os dias pelos meus objetivos:
  • Quanto mais eu ensino, mais eu aprendo e fico fascinada como tudo dentro de mim se multiplica.
  • O amor vale muito, muito a pena.
  • Tem gente que não quer fazer o que precisa ser feito para mudar, melhorar de vida, evoluir ou qualquer outra mudança ou transformação. Quer mesmo sugar as nossas energias ou aproveitar do caminho que você construiu.
  • Cuidado com relações abusivas! Inclusive de amizade.
  • E muitas vezes é importante pensar estrategicamente e dar um passo para trás para ajustar a rota e brilhar ainda mais.

Bom, existem muitos outros aprendizados, entretanto, estes foram grandes lições e que corroboram para o meu planejamento de 2017. Se você não muda, nada muda e é muito importante que saibamos avaliar tudo o que nos aconteceu para que a rota seja reajustada e os objetivos de vida sejam realizados.

Posso afirmar que estou bem mais próxima do meu objetivo e que grandes “coisas” se realizarão em 2017. Agora ainda mais madura e com a peneira ajustada é o momento de colher os frutos de tudo que venho plantando e organizar um pouco mais a vida.

No mais, quero agradecer a você por ter estado comigo durante este ano e participado da minha evolução e carreira… gratidão. Que em 2017 possamos estar juntos e evoluir ainda mais tanto pessoal quanto profissionalmente.

Sinta-se a vontade para dividir comigo os aprendizados que teve em 2016 que te ajudarão a ajustar a rota da sua vida rumo ao sucesso em 2017.

Um grande beijo,

Com amor,

Kátia Nascimento

Kátia Nascimento é Coach de alta performance e empoderamento de vida, Fonoaudióloga e Palestrante. “Ajudo mulheres  a saírem da sua zona de conforto com uma autoestima mais elevada, mais autoconfiança e uma autoimagem poderosa, aprendendo a se amar e a terem a consciência de que podem e merecem mais.”

Redes sociais: @katianascimentocoach  | katianacimento@folharj.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *