Cinemark – 2

Mudar é preciso e faz parte da evolução

Por Katia Nascimento

Prosperidade humana

Mudar a trajetória da vida está longe de ser uma tarefa fácil. Mas, em muitos casos, a mudança é um dos poucos caminhos que um indivíduo encontra para conseguir a tão almejada satisfação profissional e até mesmo pessoal. O excesso de trabalho – uma constante no mundo atual – acaba tornando a rotina insuportável, principalmente quando não se gosta do que se faz.

Segundo Robert Wong, engenheiro que abandonou a carreira para se tornar headhunter, todos passamos por um “period of deep soul searching” (período de autoconhecimento profundo), que ocorre quando as pessoas começam a questionar sua presença no mundo, suas crenças e seu caminho profissional até o momento”

É assim que muitas transformações ocorrem. No caso específico da carreira, as mudanças assustam ainda mais quando se pensa nas perdas financeiras, e é preciso saber a hora certa de mudar… é importante pensar e buscar seus valores mais profundos para ter uma tomada de decisão eficiente. ”Se, no momento em que chegar ao trabalho, você já estiver desejando que o tempo passe cada vez mais rápido para sair, significa que a hora da mudança chegou”.

A mudança é algo natural e inevitável e faz parte da nossa história, ao longo dos anos. E podemos afirmar que o mundo tem vivenciado um processo evolutivo nas mais diversas áreas, não é verdade?

Mudança e progresso, apesar de muitas vezes soarem como termos semelhantes, têm uma notável diferença. Progresso implica, necessariamente, desenvolvimento, mudança em sentido favorável, melhoria. Já a mudança por si só é uma transformação ou modificação, que não significa necessariamente algo positivo. Se pensarmos nessa distinção entre mudança e progresso, com certeza cabe ao homem a seguinte indagação: Voltando os olhares para o homem pré-histórico e comparando-o com a humanidade dos dias atuais, depois de estrondosas mudanças, podemos afirmar que progredimos em relação àquela época?

As transformações ocorridas ao longo da existência humana são inquestionáveis. Com o decorrer do tempo o homem está sempre inovando, modificando e alterando tudo o que está a sua volta, fazendo com que as gerações tenham sempre diferentes concepções de vida que possam contribuir para aquilo que chamamos de evolução, mas é importante progredir com estas mudanças.

E a principal mudança precisa ser feita AGORA!

A mudança dentro de você…

Mas lembre-se que é importante haver progresso, ok? Sempre que eu falar em mudança, o progresso, a evolução de si precisa estar ocorrendo. E progredir não é fácil. Poís existem diversas variáveis envolvidas e uma delas é o MEDO.

Ao mesmo tempo que estamos vivendo estamos com medo de viver. É hora de parar e analisar o quanto o medo toma as rédeas da nossa vida. Você sabia que onde você coloca o seu foco, ali a realidade existe? Portanto, se você focar no que pode dar errado e no medo que tem, é ali que sua realidade acontecerá.

Não fique com medo e pare de se comparar com o outro. Sabe, todos nós temos nossos monstros internos. Não compare os seus bastidores com o palco do outro… Isto mesmo… Porque você só vê o palco do coleguinha entende?  Você não vê o bastidor… Ele é tão escondido quanto o seu.

A única coisa que você deve cuidar é de mudar e continuar evoluindo sempre e que suas ações precisam estar alinhadas com o que você acredita e com o que é importante para você… Seu valores, entende? Aquilo que você acredita.

Então comece me respondendo: o que é mais importante para você na vida?

E sendo assim, sempre que tiver dúvidas sobre algo, se pergunte: O motivo que te fez começar algo ainda é forte e grande o suficiente para fazer você persistir?

Eu pensei muito para escrever este texto e muita transformação aconteceu ao escrevê-lo e decisões importantes foram tomadas… Em breve, divido com vocês, espero que o mesmo tenha acontecido com você. Seja você e alinhe as suas ações com o que você acredita ok?

Te vejo semana que vem!

Até lá.

Um grande beijo,

 

Kátia Nascimento é Coach de carreira e Poder Pessoal, Fonoaudióloga e Palestrante. “Ajudo mulheres e líderes a terem maior empatia, persuasão e assertividade através do poder da sua comunicação e ainda a saírem de sua zona de conforto em direção a uma vida poderosa (pessoal e profissional).”

Redes sociais: @katianascimentocoach  | katianacimento@folharj.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *