Uninter – 1

Ibope e Datafolha indicam que Crivella será o novo prefeito do Rio

Por Edir Lima

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Se depender das pesquisas divulgadas neste sábado (29), Marcelo Crivella está praticamente eleito prefeito do Rio de Janeiro. As pesquisas de Ibope e Datafolha divulgadas neste sábado (29) apontam que Crivella (PRB) deve ser eleito no domingo (30), no segundo turno das eleições. O candidato do PRB lidera os dois levantamentos de intenção de voto.

Crivella tem ao menos 14 pontos de vantagem, nas duas pesquisas, contra seu adversário, Marcelo Freixo (PSOL), na simulação de votos válidos. Essa diferença caiu na comparação com dados de pesquisas anteriores.

O Ibope divulgou que Crivella tem 57% das intenções de votos válidos contra 43% de Freixo – diferença de 14 pontos percentuais. Já pela Datafolha, Crivella tem 58% das intenções de votos válidos. Freixo tem 42%, 16 pontos a menos.

A pesquisa de votos válidos é aquela que desconsidera o percentual de eleitores indecisos e que declararam que pretendem votar nulo ou em branco. A contagem oficial de votos da eleição também não leva em conta os votos brancos e nulos.

A margem de erro da pesquisa do Ibope deste sábado é de três pontos percentuais para mais ou menos. Foram ouvidos para o levantamento 1.204 eleitores na sexta-feira (28) e neste sábado. A pesquisa, registrada sob o número RJ-00590/2016, foi encomendada pela “TV Globo”. O índice de confiança é de 95%.

A margem de erro da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Foram ouvidos para o levantamento 2.384 eleitores na sexta-feira e neste sábado. A pesquisa foi encomendada pela “Folha de S.Paulo” e pela “TV Globo” e registrada sob o número RJ-01053/2016. O índice de confiança é de 95%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *