Uninter – 1

Bolt se aposenta com medalha de ouro no 4 x 100

Por Edir Lima

Usain Bolt. Foto: Arquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil

Usain Bolt. Foto: Arquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil

O jamaicano Usain Bolt conquistou hoje (19) sua terceira medalha de ouro na Rio 2016 e a nona na carreira ao vencer a prova dos 4 por 100 metros com a equipe da Jamaica. Bolt diz que esta será sua última olímpiada e que está se aposentando das pistas.

“Definitivamente não estarei em Tóquio, em 2020. Já cumpri a minha missão nas Olimpíadas. Terminei como queria a minha participação, e não tenho uma medalha favorita. Difícil escolher uma final em especial. Todas são importantes”, – disse Bolt ao fim da prova.

Correndo os últimos 100 metros da prova, o mito a abriu larga vantagem dos demais competidores. A prata ficou com os japoneses. Os norte-americanos ue chegaram em terceiro lugar, mas foram desclassificados por invadirem a raia adversária e o bronze ficou com os canadenses. A equipe brasileira ficou na sexta colocação. Trinidad e Tobago também foi desclassificado.

Alem do “raio”, o time jamaicano é formado por Asafa Powell,  Yohan Blake  e Mickel Ashmeade.

Bolt é o único tricampeão dos 100, 200 e do revezamento 4 por 100 na história dos jogos olímpicos.

A surpresa do pódio foi o grande desempenho do Japão, com direito a recorde asiático (37s60). O bronze ficou com o Canadá (37s64), que também bateu marca nacional e foi beneficiado pela desclassificação dos Estados Unidos, eliminados por realizar a troca de bastões fora da área permitida. Trinidad e Tobago também foi punido por pisar em raia adversária, e assim o Brasil, que contou com Ricardo de Souza, Vitor Hugo Santos, Bruno Lins e Jorge Vides, subiu da oitava para a sexta colocação com o tempo de 38s41.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *