Uninter – 1

Lula lidera disputa, mas não garante vitória no 2º turno, diz Datafolha

Por Edir Lima

lula-danilo-ventura-folhapress1457971688

 

O instituto Datafolha divulgou pesquisa, nesse sábado (16), questionando a população sobre as eleições presidenciais de 2018, em um cenário tendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato. No primeiro turno, Lula teria um bom desempenho, mas perderia o segundo em qualquer dos cenários apresentados.

Em uma das situações o primeiro turno envolveria Lula, Marina Silva (Rede) e Aécio Neves (PSDB). Neste caso, o petista lidera, com 22%, Marina fica em segundo, com 17%, e Aécio tem 14%. Com Geraldo Alckmin (PSDB) no lugar de Aécio, Lula teria 23% de votos, o mesmo número de votos que obteria, se José Serra fosse seu adversário pelo PSDB.

No segundo turno, contra apenas um candidato, Lula perderia para Aécio e Alckmin e o percentual seria o mesmo: 38% contra 36%. Em um eventual segundo turno com José Serra, o atual ministro das Relações Exteriores teria 40% de votos e Lula, 35%. A maior derrota de Lula, no entanto, seria paras Marina: ela teria 44% e ele, 32%.

Marina também venceria no segundo turno Aécio (46% contra 28%), Alckmin (47% contra 27%) e Serra (46% contra 30%).

A pesquisa aponta que 50% dos entrevistados prefere a permanência do presidente em exercício, Michel Temer, até 2018. Para 32%, o melhor seria o retorno da presidente afastatada, Dilma Rousseff, ao cargo.
De acordo com o Datafolha, outros 4% disseram que nenhum dos dois deve continuar na Presidência e 3% afirmaram preferir a realização de novas eleições para a escolha de um novo presidente. Já 2% deram “outras respostas” e 9% disseram que não sabem.

O Datafolha perguntou aos entrevistados o que é melhor para o país. Veja os resultados da pesquisa:

– Temer continuar: 50%
– Dilma voltar: 32%
– Nenhum dos dois: 4%
– Novas eleições: 3%
– Outras respostas: 2%
– Não sabem: 9%

A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de julho e entrevistou 2.792 pessoas em 171 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Impeachment

O Datafolha perguntou ainda aos entrevistados se eles defendem ou são contra a saída definitiva de Dilma da Presidência. Veja os resultados da pesquisa:

– Defendem o afastamento definitivo: 58%
– São contra o afastamento definitivo: 35%
– São indiferentes: 3%
– Não opinaram: 3%

Em pesquisa realizada pelo instituto em abril, antes da votação do afastamento de Dilma pela Câmara, 61% defendiam o impeachment e 33% eram contrários.
Avaliação do governo Temer

O Datafolha também fez a primeira pesquisa para avaliar a opinião dos brasileiros sobre o governo Temer. Dois meses após o peemedebista assumir o cargo, 42% dos entrevistados disseram que seu governo é regular. Para 31%, é ruim ou péssimo. Já 14% avaliaram como ótimo e bom. Outros 13% não souberam responder.
Avaliação do governo Temer. Veja os resultados:

– Regular: 42%
– Ruim/Péssimo: 31%
– Ótimo/Bom: 14%
– Não sabem: 13%

A aprovação de Temer, aponta o Datafolha, é semelhante à de Dilma no início de abril, pouco antes de seu afastamento, quando 13% opinaram que o governo da petista era ótimo ou bom. Já aqueles que, na mesma pesquisa de abril, avaliavam o governo Dilma como ruim ou péssimo eram 65%.
Quem é o presidente?
O Datafolha também perguntou aos entrevistados se eles sabiam o nome do atual presidente. Veja os resultados:

– Michel Temer: 65%
– Não sabem: 33%
– Outros nomes: 2%

One thought on “Lula lidera disputa, mas não garante vitória no 2º turno, diz Datafolha

  1. Renato Queiroz Suzart

    O PSDB é patrono da Justiça brasileira e a utilizará de todas as formas para ver se envolve o Lula de alguma maneira., ou no minimo desmoraliza-lo, para ver se conseguem ultrapassá-lo nas eleições de 2018. Eles fazem pesquisa toda hora e sabem que o Lula é vencedor. Publica da maneira que querem.Mas, cada vez que eles perseguem o Lula ou inventam mentiras contra o Lula, o Lula ganha mais força.
    Vejam que pesquisa idiota ! Botaram o nome do Serra ! Coitado ! O Serra está mais apagado do que o Cunhão do PMDB. O Serra perde até para o Traidor TEMER, coitado ! O Aécio tem força, sem dúvida, em decorrência da ultima disputa em 2014.É que os JACUS bALEADOS, FORAM, BALEADOS JUNTAMENTE COM ELE E ISSO AINDA LHES DÓI ! eSSA É A RAIVA QUE ELES TÊM DA dILMA E DO lULA. adILMAPORQUE DERROTOU-OS E OlULA QUE É QUEM DEU FORÇAS A dILMA PARA DERROTÁ-LOS ! dERROTADOS ! aNIMAIS FERIDOS NÃO PERDOAM !

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *