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A ‘Comunicação não violenta’ como ativo para o seu negócio

Por Katia Nascimento

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Foto: https://www.facebook.com/nebulosa.art/?pnref=lhc

 

Dale Carnegie no livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” diz que “o meio mais eficiente para desenvolver o que de melhor há em um homem é a apreciação e o encorajamento”.

Assim, é importante você pensar que pode fazer com que um colaborador coopere até você virar as costas, ameaçando despedi-lo. Pode levar uma criança a fazer o que deseja por meio de ameaças. Mas todos esses métodos têm repercussões profundamente indesejáveis.

O único processo pelo qual vamos conseguir que alguém faça algo que desejamos, é dando-lhe o que ela quer. E basicamente, quase todas as pessoas apresentam desejos como: Saúde e preservação da vida; Alimento; Repouso; Dinheiro e coisas que o dinheiro pode proporcionar; Vida futura; Satisfação sexual e o bem-estar dos filhos.

Quase todos esses desejos são satisfeitos, menos um. Existe um que se apresenta profundamente, mas tão imperioso como o desejo do alimento ou de repouso e que raramente é satisfeito. É o “desejo de ser grande”, segundo Freud, ou o “desejo de ser importante”, segundo Jhon Dewey. Portanto, dar valor, reconhecer o outro é imprescindível na vida. Seja pessoal, ou profissional.

Pensando nisto, que tal agregar mais valor ao seu negócio e reconhecer o seu cliente de tal forma que ele gere um marketing orgânico para você? Como? Crie para ele uma experiência tão única de atendimento que o reconhecimento seja tão grande que fará que ele te elogie publicamente. Então, meu caro amigo empreendedor, vamos ter como meta receber um elogio por dia? E vamos combinar, hoje com tudo tão digital, este é um grande indicativo do seu negócio.

Outro grande indicativo, que fará toda diferença, seguindo esta premissa do reconhecimento, é o IGP (Interesse Genuíno por Pessoas). Como está seu IGP? Se você tem equipes, lembre-se de contratar pessoas que tenham este índice alto… Ele não é treinável.

Sabia que este reconhecimento pode afetar a nossa tomada de decisão? Nossas experiências vão determinar o modo que percebemos o mundo e esta percepção gerará filtros que vão determinar o modo que decidimos.

Alimentamos “os corpos” de nossos filhos, amigos e colaboradores, mas apenas esporadicamente nos preocupamos em dar-lhes as palavras de estímulos que ecoarão nas suas memórias e impactarão de forma positiva ou negativa no modo como percebem o mundo.

Experimente deixar um rastro amistoso à sua passagem. Você se surpreenderá em ver como ele acende chamas de amizade e admiração que iluminarão sua trajetória. Magoar as pessoas, além de não modifica-las, jamais as desperta para suas atividades.

Façamos um honesto e sincero elogio, e as pessoas prezarão suas palavras, guardando-as e repetindo-as durante toda a vida. Seja um líder exigente, mas justo, e encontrará um sucesso que crise nenhuma abalará.

Pois é sempre melhor passar confiança às pessoas quando você fala e age, através de uma comunicação eficaz. Se tivermos credibilidade, teremos uma imagem respeitável. A Comunicação é extremamente importante. Nesta habilidade estão inseridas diversas sub-habilidades como o domínio da língua, clareza e objetividade, entendimento e resposta adequada e concentração. Problemas nestes quesitos podem gerar dupla interpretação na escuta e gerar respostas negativas e assim problemas “diplomáticos”.

O que você pode fazer para melhorar estes quesitos?

  • Compreender o outro pelos valores dele e abrir mão dos próprios valores, gerar empatia. Deixar os pré-conceitos de lado e não fazer suposições sobre o que as outras pessoas pensam;
  • É importante reformular o que foi compreendido, expresse com suas próprias palavras e reformule o que compreendeu. Isto garante que entendeu o que escutou e não gera mal entendidos;
  • Expresse de uma forma não agressiva as suas conclusões e opiniões a respeito do assunto.

A assertividade é a habilidade de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar seus pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara e honesta e apropriada ao contexto sem violar o direito das outras pessoas. E principalmente, saber dizer sim quando você quer dizer sim e não quando quiser dizer não.

Um treino de comunicação eficaz possível é o de você planejar reações assertivas aos momentos em que você tem alguma dificuldade de reagir e realizar logo após um reforço positivo, ou seja, cuidar da sua expressão facial, gestos, postura, volume da voz, entonação, fluência e até mesmo do seu olhar.

Para ter maior controle da situação alguns cuidados são necessários:

  • Identifique qual o seu comportamento em relação à sua comunicação com as pessoas;
  • Analise friamente porque se comporta desta forma;
  • Especifique os fatores implicados neste comportamento;
  • Identifique as situações problemáticas que te levam à ansiedade;
  • Identifique quais são as suas crenças e como elas determinam o seu comportamento.

Todos estes cuidados farão uma grande diferença. E quando te perguntarem qual o segredo do seu sucesso? A resposta será: Sei me comunicar com assertividade e empatia. Simples assim!

E como diria nosso saudoso Chacrinha: “Quem não se comunica, se estrumbica!” .

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Este texto foi escrito a quatro mãos com o meu amigo Coach Aurélio Rodrigues (ES). https://www.facebook.com/aureliorodriguescoach/?fref=ts

Folha01

 

 

 

 

 

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