Hinode – 1

Estratégias para viver com ânimo, determinação, disciplina e mais feliz

Por Gizele Toledo

gizele lendo livro

Gizele Toledo, nos jardins do MAM, no Rio de Janeiro.

O que você faz para ser feliz? Suas ações intencionais podem contribuir muito mais para a sua felicidade do que você imagina. Dedique seu tempo às tarefas de que você gosta. Escolha objetivos que combinem com a sua personalidade. Quantas pessoas desperdiçam uma vida trabalhando com aquilo de que não gostam, sem coragem para dar uma guinada e seguir um outro rumo com mais propósito? Quantas abdicam do que gostam para não desagradar os pais, os amigos, os parceiros? Depois ninguém poderá se responsabilizar pela sua infelicidade. No final das contas, a escolha é sua. E a consequência é sua também.

Uma vez tendo definido o que faz você se sentir bem e quais objetivos que você deseja alcançar, lance mão de seu olhar positivo sobre as dificuldades que irá encontrar. Tente achar o lado bom de cada contratempo. A partir disso, seguem abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo a ter mais ânimo, mais determinação e disciplina para alcançar seus objetivos. Tenha em mente que tudo isso não será tão penoso se você tiver escolhido algo que lhe dá prazer, daí a importância de conhecer a si mesmo e dedicar seus esforços a algo que realmente combine com você.

Estratégias mais práticas:

– Para objetivos grandes, defina uma série de metas pequenas com cronograma. Atingir cada um dos mais simples objetivos, em cada um dos estágios do seu avanço, irá facilitar encontrar satisfação nas pequenas conquistas que ocorrem dia após dia, ao longo de todo o caminho.

– Estabeleça limites com clareza. Não adianta prometer para si mesmo mais do que poderá cumprir.

– Tenha autocontrole quanto às pequenas decisões. Por exemplo, em vez de se controlar para nunca mais comer doces, decida resistir a este único bombom que lhe foi oferecido agora. Em vez de decidir não sair mais para se divertir por três meses, decida recusar apenas ao convite que lhe foi feito neste momento. É mais fácil ir resistindo às tentações uma a uma, do que imaginar uma longa privação.

– Durma o suficiente. Dormir pouco pode atrapalhar sua concentração, determinação e ânimo. Dormir demais poderá deixá-lo em estado letárgico. Procure experimentar e descobrir a sua quantidade ideal de sono para se sentir bem para encarar os desafios.

– Controle seu tempo na internet. Faça um somatório de todo o tempo que você passa utilizando a internet para amenidades e observe o impacto que esse período tem no seu desempenho. Determine horários para início e término do acesso e respeite o que você definiu.

– Pratique afirmações positivas. Veja aqui.

– Acredite no seu potencial. Escreva uma lista das suas qualidades e capacidades. Coloque-a em um local visível para consultá-la de vez em quando e reforçar a sua autoconfiança.

– Quando você encontrar um empecilho, não mine sua energia julgando o problema, mas sim foque na solução, reveja estratégias, trace planos para contornar os obstáculos, gaste sua energia no que efetivamente poderá ajudá-lo a resolver o impasse.

– Vá até o fim. Se você ainda não chegou aonde queria, não quer dizer que não conseguiu, e sim que você continua na estrada que leva aonde você quer chegar. Tente de novo e de novo. A não ser que você mude de ideia e escolha outros objetivos. Mas não se sabote, não dê desculpas a si mesmo. Conheça a sua verdade e seja sincero com você mesmo. Muitas vezes, a distância que separa você do seu objetivo é o tamanho da sua persistência.

– Expanda um pouco a sua zona de conforto. Se você traça um limite um pouco maior do que o suportável, após atingi-lo aquilo deixa de ser um limite. Sim! O limite se expande. Você poderá então traçar outro limite, só um pouquinho mais adiante. Vá, assim, aos poucos, expandindo seus próprios limites e você poderá descobrir que muitos deles eram apenas imaginários. Com frequência, você pode realizar o tanto que você acredita que pode.

Clique aqui para acessar um link disponível no YouTube de um vídeo excelente e que trata do tema da obstinação chamado “Qual a sua fome para o sucesso?”. Embora esse vídeo tenha sido produzido originalmente para fisioculturismo, acredito que o conteúdo abordado possa ajudá-lo a renovar o ânimo para a sua luta seja ela qual for.

Continue acompanhando a coluna Mania de Ser Feliz. Nas quintas-feiras mais inspiradas do mês, publico artigos repletos de incentivos para uma vida mais satisfatória e feliz. Curta e compartilhe com seus amigos!

 

Gizele ToledoGizele Toledo é jornalista formada pela PUC-Rio, especialista em Jornalismo Cultural, pela Uerj, e em Docência do Ensino Superior, pela Ucam.  Apaixonada pela vida, atualmente mergulha nas descobertas a respeito da felicidade, inspirando-se nos conhecimentos de escritores como Eckhart Tolle e Louise Hay. Gizele Toledo escreve contos, poesias, artigos e é autora do blog www.gizeletoledo.blogspot.com, intitulado Mania de Ser Feliz. Atuou como apresentadora de TV, repórter, produtora, roteirista, mestre de cerimônia, assessora de comunicação social. Em sua trajetória, frequentou escolas de jazz, ballet, sapateado, canto coral, teatro, redação, entrevista, interpretação para TV, modelo, manequim, empreendedorismo, inglês, francês, espanhol, alemão e Língua Brasileira de Sinais. Gizele Toledo é colunista da Folha do Rio de Janeiro, produzindo textos e vídeos que trabalham a autoestima, elevam o ânimo e motivam, com dicas para uma vida mais satisfatória e feliz. Acompanhe o trabalho da autora aqui e também no blog www.gizeletoledo.blogspot.com, no Instagram @gizeletoledo, no canal “Gizele Toledo” do YouTube e curta a página no Facebook www.facebook.com/gizeletoledo2.

One thought on “Estratégias para viver com ânimo, determinação, disciplina e mais feliz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *