Uninter – 1

Você sabe o que é Cirurgia Ortognática?

Por Bruno Chagas

Antes e depois da cirurgia

Foto mostra antes e depois da cirurgia ortognática onde o paciente apresentava queixas funcionais e psicossociais. (Foto doada pela equipe do Centro de Deformidades da Face-RJ)

Algumas nomenclaturas no campo da medicina e da odontologia não são facilmente compreendidas por serem de origem técnica, inclusive os procedimentos cirúrgicos.

 A cirurgia ortognática é um procedimento odontológico que consiste em restabelecer um padrão facial normal em jovens e adultos que eventualmente apresentem um desenvolvimento ósseo facial fora da normalidade ou mordida .
Os pacientes passam por um tratamento com o especialista em aparelho ortodôntico(Ortodontista), no qual, se movimenta os dentes a uma nova posição, alinhando e nivelando, preparando assim, para a cirurgia. Logo após esse procedimento, o cirurgião Bucomaxilofacial reposiciona cirurgicamente os maxilares para que os dentes e ossos da face se ajustem entre si de forma apropriada. Em alguns casos podem ser adicionados ossos, retirados ou redimensionados. Placas de titânio, parafusos, fios e elásticos devem ser usados para assegurar o posicionamento maxilomandibular.
O tratamento inclui um registro atualizado, com raios-x, tomografia computadorizada, fotos e moldes dos dentes que são escaneados, realizados para ajudar no direcionamento da cirurgia. É importante lembrar que a cirurgia ortognática é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral e tem duração média de 1-5 horas dependendo da necessidade do procedimento.
Quaisquer dores após uma cirurgia ortognática são facilmente controladas através de medicação e em geral os pacientes podem voltar as suas atividades laborais no período de uma a seis semanas após a cirurgia. Vale ressaltar que todo este procedimento cirúrgico é realizado por dentro da boca,portanto, não promove cicatrizes na face.
Normalmente, após a cirurgia , os pacientes apresentam dormência em algumas das regiões operadas, porém reversível num período que varia , entretanto, essa dormência evita a dor.
 Em alguns casos , no pós-operatório, são necessários tratamentos como fisioterapia e fonoaudiologia para ajudar na abertura bucal e no edema, e também, para melhorar a posição da língua.
Em relação a dieta pós-operatória, opta-se por alimentos pastosos e líquidos. Deve-se evitar produtos ligados ao tabaco e qualquer atividade fisicamente estressante até que se oriente a liberação para tal atividade.
Como saber se você precisa de cirurgia ortognática?
Os candidatos à esta cirurgia, normalmente, apresentam queixas de exposição excessiva da gengiva ao sorrir, mordida torta, dores na face, queixo muito para frente ou para trás, maxilar com os dentes para frente, ou mesmo os pacientes que roncam. Algumas pessoas que sofreram traumas graves na face também podem apresentar deformidade que seja necessária a correção cirúrgica.
É necessário passar por uma avaliação do ortodontista que encaminhará ao cirurgião ou ir direto à procura de um profissional especialista em cirurgia Bucomaxilofacial.
 Bruno Chagas
  • Especialista em cirurgia pelo Hospital Federal de Bonsucesso
  • Membro  do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
  • Felow em Cirurgia Videoassistida na Letônia
  • Residência em Artroscopia das ATMs
  • Staff do Centro de Deformidades da Face-RJ
  • Staff do Hospital OesteDor                                                                                                                                              Email: drbrunochagas@hotmail.com                                                                                                                           Site: www.cdfrio.com.br

2 thoughts on “Você sabe o que é Cirurgia Ortognática?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *