Copemac-970×90

Como ser feliz de dieta

Por Gizele Toledo

morangos

Sempre fui magra, daquelas de dar raiva, que comem de tudo e não engordam. Apesar de ter na minha rotina cafés da manhã e almoços bem coloridos e saudáveis, eu intercalava as refeições com bolos, doces, biscoitos e toda sorte de guloseimas sem fim. Também me jogava nos salgadinhos industrializados e não sentia a menor culpa por nada disso. Era capaz de, em um lanchinho inocente da tarde, beliscar na mesma hora um biscoito de chocolate recheado e um salgadinho do tipo isopor, só para intercalar os sabores doce e salgado. Aí, você diz: “Ah, agora entendi porque para ela é fácil ser feliz”. Mas não é bem assim… Eu vou lhe contar.

Para quem tinha uma vida assim e nunca engordava, foi uma surpresa quando, de repente, comecei a ganhar peso e a formar gordura localizada. Foram cinco quilos em um ano, um fato inédito para mim. Olhei-me no espelho e não me reconheci. E tomei uma decisão: dieta, que não começaria na segunda-feira, mas naquele dia mesmo, um sábado. Sempre tive pena de quem precisava fazer malditas dietas, pois comer é tão bom… Ficava com dó de quem precisava resistir às inúmeras delícias como devorar uma lata de leite condensado ou uma barra grande de chocolate sem nenhum arrependimento. Mas, chegou a minha vez.

Achava que tinha sorte de ser magra, porque, se fosse gorda, não conseguiria fechar a boca e estaria fadada ao fracasso de dietas intermináveis. Mas não foi isso que aconteceu. Comecei a pesquisar bastante a respeito de como o nosso organismo funciona, assisti a vídeos, li vários textos sobre nutrição e descobri que o ideal não seria fazer dieta, mas uma reeducação alimentar, para evitar o famoso efeito sanfona – nem pensar em perder vários quilos para recuperá-los com juros logo depois. Eu queria algo definitivo, para resolver a questão de uma vez. Uma amiga chegou a me sugerir fazer uma lipoaspiração, solução rápida. Mas eu não concordei. Sabia que obstinação, alimentação saudável e exercícios seriam muito mais benéficos para mim.

Iniciei uma reeducação alimentar e voltei a praticar corrida. Perdi cinco quilos em 26 dias. Com minha nova alimentação e os exercícios, não conseguia parar de emagrecer. E, mesmo já estando satisfeita com o resultado e querendo apenas mantê-lo, ainda continuei a emagrecer e perdi mais dois quilos. Foram sete no total e com o perigo de continuar emagrecendo. Fui então a uma nutricionista e consegui equilibrar minha alimentação para manter meu peso ideal e não desaparecer de tão magra. Nem preciso dizer que todos notaram a diferença e ouvi muitos comentários a respeito da mudança rápida na minha aparência. Meus braços e meu rosto afinaram visivelmente, assim como o corpo por completo. Foi então que entendi quando dizem que quem pensa que “eu te amo” é a melhor coisa a se ouvir nunca escutou “como você emagreceuuuu!”.

E começaram a me perguntar por toda a parte: “o que você fez?”, “passe-me a sua dieta”, “conte-me o segredo”. E a minha resposta é desanimadora para muitos: determinação. Determinação foi o que me emagreceu. Quando digo isso, a reação das pessoas é, normalmente, um suspiro de desistência, algo como: “eu nunca vou conseguir”. Determinação não é somente o segredo do emagrecimento, mas é também a chave para qualquer êxito que se deseje obter. Para qualquer objetivo que se queira alcançar na vida. Eu é que estava resistindo aos bolos e doces quando todos ao meu redor se deliciavam. Eu é que estava fazendo um lanche totalmente saudável, preparado em casa, enquanto muitos abriam um pacote de salgado industrializado e se empanturravam. Eu é que estava correndo na praia, enquanto outros descansavam no sofá. Então, o mérito era meu, com a minha obstinação.

Se você quer algo na vida, tem que ir buscar. Você não precisa ser magra. Você pode ter qualquer peso e qualquer corpo e ser feliz. Mas se você quer algo na sua vida, se acha que algo a fará se sentir melhor, então tome as rédeas da situação e trace seu próprio caminho. Não espere o dia de amanhã, nem uma melhor oportunidade, nem uma hora com melhor ânimo. Levante agora e busque. Só há esse jeito. Quando dizem que “se você quer uma coisa você alcança”, não querem dizer que basta desejar em pensamento. Mas, sim, faz-se menção àquele desejo que a impulsiona a fazer, a correr atrás, isto é, a vontade que a move. Isso é que significa “querer é poder”. Um querer cheio de atitude. E essa obstinação, só depende de você. Ninguém falou que seria fácil, mas é possível.

Eu me considerava uma chocólatra, mas até que o sacrifício nem foi tão grande assim. Porque eu estava tão focada, tão entusiasma em seguir um novo estilo de vida, que as tentações me pareceram muito pequenas diante da minha obstinação. Meu objetivo de ser dona da minha rotina e do que eu escolho para o meu corpo era muito maior do que um pedaço de torta ou uma massa gratinada. Passei a não sofrer grandes desejos por refeições super calóricas. E agora, já tendo atingido meu objetivo, não sinto mais uma constante necessidade de comer tantas guloseimas. Assim, as devoro sem culpa bem menos vezes, quando bate um desejo.

Meu paladar aos poucos foi mudando e comecei a sentir um grande prazer em me deliciar com o doce natural de frutas frescas e secas. Uma tâmara seca, por exemplo, parece-me uma sobremesa incrível. Com essa simples fruta eu atinjo hoje o mesmo prazer que eu tinha ao devorar uma barra de chocolate. Verdade. Isso é possível, porque nossa língua possui papilas gustativas formadas por células que são substituídas mais ou menos a cada 10 dias. Então, com as novas células, as informações que chegam ao nosso cérebro sobre novos sabores podem variar, conforme adquirimos novos hábitos.

Para ser feliz com restrições alimentares é preciso, em primeiro lugar, não fazer dieta, que se trata de algo limitado a um período de tempo e sacrificante. É recomendado buscar ajuda de um nutricionista para iniciar uma reeducação alimentar, que deverá valer para a vida inteira. Isso sim. Hábitos saudáveis requerem certo esforço no começo, mas em pouco tempo nós podemos nos acostumar com novas rotinas e, quando menos se espera, aquilo que era novidade se torna algo natural para nós.

Ser feliz em meio a um processo de reeducação alimentar requer clareza de propósito. Qual é o seu objetivo? É preciso saber o que você quer e por que. Não adianta querer ser feliz tentando emagrecer se o seu objetivo é agradar aos outros, adequar-se a padrões impostos pela sociedade e pela mídia. Antes de tudo, é preciso gostar de si mesma e entender que um corpo esbelto por si só não poderá torná-la feliz. Emagrecer deve ser apenas mais um item de uma checklist repleta de atitudes do bem que você toma para si mesma, para a sua própria realização e prazer. Ame-se. E, uma vez traçado o objetivo de adquirir novos hábitos alimentares, não perca o foco. A firmeza de objetivos, sem resvalar para pequenas concessões, é o que nos mantém felizes e satisfeitas mesmo em tempos difíceis. Se você mantém os olhos onde quer chegar, os percalços do caminho não importam tanto.

Sei que agora alguns vão ficar com curiosidade para saber o que estou comendo afinal, mas esse texto não é sobre as minhas refeições, e sim sobre o quanto a determinação pode fazer diferença na sua vida e, assim, ser feliz mesmo em tempos de salada de alface. De qualquer forma, disponibilizo aos interessados a minha nova rotina alimentar no blog. Acesse aqui. Ao disponibilizar meu cardápio, meu objetivo não é servir de exemplo, mas apenas desmistificar a questão. É sempre recomendável procurar um profissional de Nutrição para acompanhá-la da forma mais cuidadosa possível.

No próximo artigo, vou dar dicas sobre como se tornar uma pessoa com mais ânimo para alcançar objetivos, bem como mais determinada e feliz.

Gizele ToledoGizele Toledo é jornalista formada pela PUC-Rio, especialista em Jornalismo Cultural, pela Uerj, e em Docência do Ensino Superior, pela Ucam.  Apaixonada pela vida, atualmente mergulha nas descobertas a respeito da felicidade, inspirando-se nos conhecimentos de escritores como Eckhart Tolle e Louise Hay. Gizele Toledo escreve contos, poesias, artigos e é autora do blog www.gizeletoledo.blogspot.com, intitulado Mania de Ser Feliz. Atuou como apresentadora de TV, repórter, produtora, roteirista, mestre de cerimônia, assessora de comunicação social. Em sua trajetória, frequentou escolas de jazz, ballet, sapateado, canto coral, teatro, redação, entrevista, interpretação para TV, modelo, manequim, empreendedorismo, inglês, francês, espanhol, alemão e Língua Brasileira de Sinais. Gizele Toledo é colunista da Folha do Rio de Janeiro, produzindo textos e vídeos que trabalham a autoestima, elevam o ânimo e motivam, com dicas para uma vida mais satisfatória e feliz. Acompanhe o trabalho da autora aqui e também no blog www.gizeletoledo.blogspot.com, no Instagram @gizeletoledo, no canal “Gizele Toledo” do YouTube e curta a página no Facebook www.facebook.com/gizeletoledo2.

6 thoughts on “Como ser feliz de dieta

  1. Antonio

    Olá,

    Meu nome é Antonio e estava dando uma pesquisa em sites parecidos com o meu, e encontrei o seu.

    Também tenho um site que fala sobre [saude] o site é [http://tutorsaude.com/] e trabalho muito nele para sempre ter o melhor conteúdo.

    O fato é que não pude deixar de notar o seu site e percebi como ele é fantástico. O conteúdo que você tem nele é muito bom, totalmente de ótima qualidade e bom gosto.

    Alem disso percebi que a estrutura de todo o site esta muito boa, com certeza é mantido por uma pessoa de muito bom gosto, parabéns.

    Como eu disse também tenho um site sobre [http://tutorsaude.com/], é um site novo, mas estou trabalhando muito nele e a audiência vêm crescendo muito a cada dia.

    Minha intenção com este email é fazer parceria com você, oferecer para você escrever um artigo para meu site,

    e no final do artigo você deixara a url de seu site, para as pessoas acessar seu site.

    O que você acha?

    Att, Antonio.

    Reply
  2. Odile Gomes

    Olá,
    Adorei o seu site. Eu própria já fui gordinha :), mas com muita força de vontade e aconselhando-me bastante em sites de emagrecimento, consegui perder 38 Kg.
    Estou aqui para dar bastante força a todas as pessoas que pretendem perder peso de uma forma saudável.
    Não desistam. Acreditem no vosso crer.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *