Conquista Editora – Topo

Construção da Arena Corinthians envolveu pagamento de propina

Por Edir Lima

Arena-Corinthians-09-07-15-32

 

Há indícios de que as obras de construção da Arena Corinthians, conhecido como Itaquerão, em São Paulo, envolveram o pagamento de propinas por parte da empreiteira Odebrecht, alvo da 26ª fase da Lava Jato, denominada Operação Xepa, deflagrada nessa terça-feira (22). O estádio foi o palco da abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Os investigadores disseram ainda que não têm dúvida que o presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, que está preso, participou ativamente do esquema de pagamento de propinas.

Segundo a força-tarefa da Lava Jato, a partir do material apreendido na 23ª fase – Operação Acarajé -, que prendeu o marqueteiro do PT João Santana, foram descobertas planilhas de controle dos pagamentos de propina da Odebrecht. A empreiteira pagou pelo menos US$ 3 milhões em conta secreta do marqueteiro na Suíça.

“Nós temos diversas diretorias [da empresa] envolvidas, não apenas a Petrobras. Óleo e gás, ambiental, infraestrutura, estádio de futebol, canal do sertão e diversas outras obras e áreas da Odebrecht que estão sendo investigadas hoje pelo pagamento de propina.
Na medida do possível, o juiz Sergio Moro baixará o sigilo, os fatos ficarão mais claros”, disse o procurador do Ministério Público Federal, Carlos Fernando Santos de Lima.

Em relação a outros estádios da Copa, o procurador afirmou que outras fases da Lava Jato já haviam indicado o pagamento de propinas envolvendo empreiteiras. Novos indícios estão sendo colhidos, acrescentou ele, “inclusive de delações que ainda estão em andamento”.

Operação Xepa

A 26ª fase da Lava Jato deflagrada nessa terça-feira (21), envolveu cerca de 380 policiais federais, no cumprimento de 110 ordens judiciais nos estados de São Paulo, Rio de janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco. Foram cumpridos 67 mandados de busca e apreensão, 28 mandados de condução coercitiva, 11 mandados de prisão temporária e 4 mandados de prisão preventiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *